Ontem foi 1º de Abril, também conhecido no Brasil como Dia da Mentira, e nos EUA como April Fools Day – o dia dos bobos, aqueles que caem nas lorotas. Tradicionalmente, as fabricantes de automóveis costumam deixar a seriedade de lado e criam os mais variados absurdos para tentar nos enganar ou, ao menos, arrancar algumas risadas.
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como , , e muito mais!
Nós separamos algumas delas neste post – e dá para dizer que são as melhores. Boa parte das fabricantes apostou em pegadinhas envolvendo versões especiais, algumas até plausíveis ou menos genuinamente boas. O que nos leva a crer que, além de descontrair um pouco, as companhias aproveitam o 1º de Abril para testar a reação do público a novas ideias, sejam elas totalmente surreais ou até que interessantes.
Jeep confirma seu primeiro sedã – o Jeep Sedan
Já foi dito inúmeras vezes, aqui e em outros lugares, que o fim dos carros de passeio pode estar próximo, e que isto é preocupante. Para celebrar o Dia da Mentira, porém, a Jeep seguiu o caminho oposto e anunciou seu primeiro sedã: o Jeep Sedan. “Novo formato, mesmo espírito”, de acordo com o anúncio.
A pegadinha foi promovida pela Jeep Middle East, que postou no Facebook a foto de um Chrysler 300C com a dianteira do Cherokee – aliás, quem trabalha dobrado no 1º de abril são os designers responsáveis pelas montagens, não?
Dodge coloca motor V8 Hellcat no Journey
Raise hell with the whole family. Witness over 700 horsepower inside the Journey Hellcat Redeye.
Posted by on Monday, April 1, 2019
Aos 11 anos, o Dodge Journey é um verdadeiro veterano – a primeira e atual geração foi lançada em 2008, com um discreto facelift em 2012, e não mudou mais. O que só torna ainda mais surreal a ideia de um Journey com motor Hellcat.
A “novidade” também foi revelada no Facebook, acompanhada de um gif que mostra um Journey fazendo um burnout – com as rodas traseiras. As versões que existem de verdade possuem tração dianteira ou 4×4.
Toyota apresenta picape Yaris Adventure
A ideia de uma picape pequena com suspensão elevada e pegada aventureira é bem conhecida dos brasileiros – a longevidade da Fiat Strada e de sua versão Adventure está aí para provar. Mas o pessoal lá foraToyota anunciou uma versão picape de seu menor hatchback, o Yaris. Lembrando que o Yaris vendido nos EUA é diferente do nosso, menor, e fabricado pela Mazda com emblemas da Toyota.
Pois é difícil não pensar que a montagem feita pela Toyota possa ter sido inspirada pela Strada Adventure – não apenas no nome, mas também no desenho do carro, com molduras retilíneas nos para-lamas e caçamba alta. No caso da picape Yaris, o motor seria um 1.5 de 103 cv e 15,4 kgfm de torque – e provavelmente não seria necessário mais que isso para levar os 135 kg de carga máxima recomendados pela Toyota…
Hyundai N Roadster é revelado
Quando falamos sobre “testar a reação do público”, é a esse tipo de coisa que nos referimos. Com sua divisão esportiva N Performance, a Hyundai está empenhada em se posicionar como alternativa às fabricantes mais consagradas – inicialmente, com o competente i30 N, em versões hatch e fastback.
Sendo assim, por que não colocar no mercado um roadster para concorrer com o Mazda MX-5 Miata? Foi esta a pegadinha de 1º de Abril da Hyundai N Performance, que divulgou uma bateria de projeções do suposto esportivo, sem quaisquer informações para acompanhar. Por mais que não existam planos concretos para trazer qualquer modelo N da Hyundai para o Brasil, gostamos da ideia de um hipotético conversível de tração traseira com o motor 2.0 turbo de 250 cv do i30 N.
Lamborghini lança trailer de camping para o Huracán
Style is our way. Happy .
— Lamborghini (@Lamborghini)
Quando a intenção é realmente encarar aventuras sobre quatro rodas, a escolha lógica é um utilitário com tração 4×4. Mas a Lamborghini acha que não devemos nos privar de uma boa expedição de camping, mesmo quando tudo o que temos é um supercarro com motor V10 de 610 cv.
Por isso, a fabricante desenvolveu um trailer de camping para o Lamborghini Huracán, projetado pelo Centro Stile Lamborghini para combinar com as linhas angulares e agressivas do superesportivo. Eles podiam ter elaborado um pouco mais a brincadeira, falando sobre os equipamentos inclusos no trailer, por exemplo…
Land Rover anuncia ponto de recarga mais remoto do Reino Unido
Falando em aventura: como é que os donos de carros elétricos farão para carregar as baterias de seus carros em locais remotos? Afinal, em uma emergência, não será possível levar consigo um galão de gasolina.
No 1º de Abril, a Land Rover afirmou ter instalado um ponto de recarga em Isle of Skye, no norte da Escócia, a 15 km da estrada mais próxima. Segundo a companhia, é possível recarregar completamente as baterias do Range Rover Sport P400e – modelo híbrido com um 2.0 turbo de 300 cv e um motor elétrico de 116 cv – em 2 horas e 45 minutos. É tempo suficiente para apreciar a bela paisagem.
De acordo com a Land Rover, o ponto de recarga é tão discreto que “é como se ele nem estivesse lá”. Sacou?
Honda Pastport traz os anos 90 de volta
//www.youtube.com/watch?v=kZ5oRIXCFlM
O SUV Passport pode não ser vendido no Brasil, mas a nostalgia é uma linguagem universal – para a nossa geração, em especial, pela década de 1990. E a Honda decidiu entrar nesse barco com o Honda Pastport (past quer dizer “passado” em inglês).
Trata-se um modelo retrô por dentro: a carroceria é exatamente igual à de qualquer outro Honda Passport, mas o interior veio diretamente da segunda geração, lançada em 1997. Exaltando a simplicidade de um habitáculo sem botões e central multimídia, porém com toca-ficas e seletores manuais para o ar-condicionado. Tudo em um anúncio com toda a estética noventista, incluindo a música empolgada e as cores vibrantes.
Só uma observação: até 2014 ainda era possível comprar um carro zero-quilômetro com interior dos anos 1990 no Brasil – o Uno Mille.
BMW Isetta volta como elétrico urbano, o i-setta
The only comeback in 2019 that actually will sound better than on the very first tour…The all-new BMW i-setta with…
Posted by on
Há quem acredite na salvação dos clássicos através da eletricidade. Eles dizem que, como a extinção dos motores a combustão é inevitável, melhor abraçá-la e instalar motores elétricos em carros antigos, tornando-os mais confiáveis até mesmo para uso diário – e mais limpos aos olhos da sociedade.
Isto pode fazer sentido, pois a pegadinha de 1º de Abril da BMW foi bem recebida. A foto publicada no Facebook mostra o “i-setta”, uma versão elétrica da BMW Isetta original, com visual quase 100% fiel e um motor elétrico na traseira. Não foram poucos os que se declararam dispostos a comprar uma Isetta retrô elétrica, caso algo assim realmente existisse.