ontem o playstation 2 fez vinte anos ele foi lançado no japao em 4 de março de 2000 sim duas fucking decadas atras como e que o tempo passa tao rapido o playstation 2 tinha um legado enorme para suceder ao apostar nos cds como midia para os jogos o playstation original revolucionou o mercado de games possibilitando um armazenamento de dados muito maior a reproduçao de graficos tridimensionais videos full motion e musicas de verdade a complexidade dos jogos aumentou bastante e a biblioteca de games era imensa quando o ps2 chegou apenas cinco anos depois do ps1 ficou evidente o tamanho da evoluçao os games agora vinham em dvds com quase cinco vezes a capacidade de armazenamento dos cds e isto permitia games ainda mais bonitos mais longos e mais complexos ao ponto de certos games do ps2 introduzirem mecanicas que sao aproveitadas ate os dias atuais e como se nao bastasse os controles e games do playstation ainda eram compativeis com o novo sistema com uma biblioteca de jogos gigantesca o playstation 2 teve uma vida longa e tornou se o console mais vendido de todos os tempos a sony reportou seus numeros de vendas pela ultima vez em março de 2012 quando mais de 155 milhoes de unidades ja haviam sido vendidas para celebrar os 20 anos do ps2 decidi fazer uma lista com meus jogos favoritos do ps2 nem todos sao de corrida mas todos eles envolvem carros ou quase todos ao menos se encontrarem alguma ausencia saiba que esta e uma escolha bastante pessoal mas sintam se a vontade para colocar seus favoritos na area de comentarios gran turismo 4 https //www youtube com/watch v=zb8rbemcn90 para mim e impossivel nao colocar gran turismo 4 no ponto mais alto da lista gran turismo 2 lançado para o playstation em 1999 aperfeiçoou a receita do primeiro game e incorporou elementos que se tornariam indispensaveis nos games seguintes variedade de carros diversos circuitos iconicos o modo rali fisica aperfeiçoada e graficos sensacionais por isso gt2 e considerado por muitos por mim inclusive o mais importante titulo da franquia mas gran turismo 4 se aproveitava do hardware superior do ps2 para entregar uma experiencia mais realista mais envolvente e principalmente mais variada https //www youtube com/watch v=adxe2vk3qpc a trilha sonora original impecavel de isamu ohira o layout dos menus a variedade absurda de carros mais de 700 os graficos inigualaveis e a atmosfera classica mas ao mesmo tempo moderna nao da para criticar gran turismo 4 de verdade ou talvez ate de mas eu simplesmente me recuso gran turismo 4 foi o primeiro a contar com nurburgring nordschleife tambem e isto conta varios pontos muitas vezes passei horas e horas apenas percorrendo o inferno verde com varios jogos diferentes sem avançar um milimetro em meu progresso need for speed underground e underground 2 https //www youtube com/watch v=tfacdwye_ua para muitos fas os anos 2000 foram a era de ouro da franquia need for speed que ganhou uma sequencia matadora de titulos hot pursuit 2 2002 underground 2003 underground 2 2004 e most wanted 2005 sendo que alguns ate incluiriam carbon 2006 nesta lista alias bons tempos quando ganhavamos um need for speed novo todo ano nao o primeiro need for speed underground obviamente inspirado pelo sucesso de velozes e furiosos foi o primeiro grande reboot da franquia trocando as corridas de carros exoticos em rodovias por pegas noturnos com imports em uma cidade chamada olympic city que por sua vez era inspirada em nova york los angeles e sao francisco o game conseguia reproduzir com muita fidelidade a cena street racer dos eua com varios tipos de corridas diferentes tradicional provas de drift em estacionamentos e arrancadas por exemplo e uma reputaçao a construir incluindo a possibilidade de aparecer em capas de revista boa parte da diversao alias estava justamente em conseguir a maior quantidade de itens possivel para tunar seu carro correr ate ficava em segundo plano https //www youtube com/watch v=r_ gj2nakfg need for speed underground 2 lançado no ano seguinte aperfeiçoava a formula com a introduçao do mapa aberto que te fazia ir dirigindo ate as oficinas sua garagem e aos pontos onde ocorriam as disputas um conceito que acabou sendo aproveitado em quase todos os titulos lançados depois a trilha sonora espetacular com cançoes de eletronica rock e hip hop que ja se tornaram classicos dos anos 2000 certamente e o maior gatilho de nostalgia de que se tem noticia ate hoje tourist trophy 2006 https //www youtube com/watch v=qzc2h8fk5dq tourist trophy que pega emprestado o nome de uma das corridas sobre duas rodas mais dificeis do mundo e conhecido pelos gamers como gran turismo de moto e nao e so porque o jogo foi desenvolvido pela polyphony digital mas tambem porque a desenvolvedora usou como base de tt toda a engine de gran turismo 4 os menus e musicas sao parecidos e todos os circuitos de gran turismo com exceçao do circuito de la sarthe estao presentes https //www youtube com/watch v=tmvnwoc8xxa o game tem modos arcade e simulaçao tt te faz tirar licenças para participar dos campeonatos e apesar de usar como base um game de carros faz muito bem o trabalho de simular a fisica de diferentes tipos de motocicletas esportivas urbanas superesportivas trilha e ate mesmo scooters uma das poucas diferenças em relaçao a um gt e a maneira como se consegue novas motos em vez de compra las e juntar em uma garagem voce as ganha vencendo eventos e testes de habilidade tudo funcionava tao bem que os fas contavam como uma sequencia mas isto nunca aconteceu alias a polyphony nunca foi conhecida pela regularidade em seus lançamentos o que e uma pena grand theft auto san andreas https //www youtube com/watch v=pdohj5mtrma embora grand theft auto nao seja uma franquia de corrida ainda e uma franquia centrada nos carros e meu amigo nao ha classico maior que san andreas o terceiro titulo lançado para o playstation 2 em 2004 gta iii de 2001 foi o responsavel pela revoluçao tridimensional vice city de 2002 era inspirado na miami da decada de 1980 com uma historia otima ambientaçao incrivel e melhorias na jogabilidade san andreas porem conseguiu o que parecia impossivel criar uma trama ainda mais envolvente colocando o jogador no meio de uma briga de gangues na decada de 1990 https //www youtube com/watch v=okdwb_z6kxc a jogabilidade foi aprimorada os graficos melhoraram e os personagens absurdamente carismaticos cj big smoke e ryder se transformaram em icones san andreas inspirada em los angeles era enorme e ainda mais interativa que vice city e a trilha sonora era interessante pois trazia musicas mais recentes que ainda estavam frescas na memoria de muitos jogadores os dialogos lendarios nas cutscenes tambem se tornaram material para memes ate hoje 16 anos depois auto modellista https //www youtube com/watch v=gexbazvuupa auto modellista foi um dos games de corrida mais criativos do playstation 2 lançado em 2002 o game inovava pelos graficos utilizando uma tecnica chamada cel shading o jogo trazia graficos poligonais mas com contornos marcados e cores vivas que deixavam tudo com cara de desenho animado era algo muito bonito de se ver na tv apesar do visual cartunesco o game da capcom trazia carros de verdade licenciados e uma boa variedade de componentes de preparaçao e customizaçao todos de empresas do mundo real o visual era realmente o que colocava auto modellista a parte de outros games de corrida a seleçao de carros era muito boa com esportivos de diversos paises e a possibilidade de deixa los com a sua cara e havia uma mistura interessante de circuitos do mundo real e ficticios https //www youtube com/watch v=cwnw9comy38 a sensaçao de velocidade ao acelerar era impressionante e a trilha sonora que misturava jazz e eletronica caia muito bem na epoca as principais criticas diziam respeito a fisica que tentava agradar a gregos e troianos ao misturar simulaçao e arcade e trazia como resultado um game pouco desafiador mas os graficos e o multiplayer sozinho davam conta de tornar o titulo interessante e uma bela demonstraçao da capacidade de processamento do playstation 2 burnout 3 takedown https //www youtube com/watch v=fsbdz_r zya como os outros games da serie burnout 3 te colocava no meio uma corrida de rua na hora do rush com circuitos baseados em cidades do mundo real em carros que eram versoes genericas de modelos famosos como o muscle que parecia um mini dodge viper; o sports coupe que era quase identico a um toyota mr 2 de segunda geraçao; o saloon um seda que lembrava uma mistura de lexus e mercedes benz; e roadster que parecia um lotus evora mas foi em burnout 3 que o game passou a dar enfase as colisoes propositais dando bonus a quem batia em mais carros durante uma corrida era tao divertido quanto soa https //www youtube com/watch v=qcobixlrsuy mas nao era so isto quando voce sofria um acidente o que nao era exatamente incomum rolava um replay de varios angulos e o carro ficava destruido de forma bastante realista quem gosta de games de corrida sabe a diferença que um bom sistema de colisao com destroços realistas e amassados plausiveis faz na percepçao que se tem de um jogo e o sistema de colisao de burnout 3 muito bem desenhado foi uma das maiores fontes de elogios ao game que e considerado por muitos fas como o melhor da franquia driver parallel lines https //www youtube com/watch v=f_ljpxz3fdg ha quem diga que depois de driver 2 a franquia da infogrames jamais conseguiu emplacar outro titulo relevante driv3r de 2004 foi um relativo fracasso perdendo para grand theft auto em qualquer comparaçao culpa da jogabilidade travada dos graficos aquem do esperado para o playstation 2 e da falta de recursos vistos como essenciais na epoca como a possibilidade de destruir parte do cenario em uma colisao por exemplo driver parallel lines lançado em 2006 foi uma especie de redençao o jogo estava muito mais veloz dinamico e divertido de jogar alem de contar uma boa historia que se passava em nova york entre os anos de 1978 e 2006 pela primeira vez o protagonista nao era o detetive john tanner e sim um piloto de fuga chamado tk e dependendo da epoca em que cada missao se passava sua aparencia mudava assim como a ambientaçao da cidade e os veiculos que rodavam pelas ruas uma maneira criativa de contar a historia que a meu ver e bastante subestimada sem falar na bela intro com suffragette city do david bowie https //www youtube com/watch v=1l4zim0jrl4 a critica nao foi muito gentil com parallel lines criticando o game por ser um bom clone de gta mas nao muito mais do que isto o publico contudo aprovou a fisica mais livre e o maior nivel de detalhes do cenario ha quem diga que o jogo foi o ultimo titulo memoravel da serie driver midnight club 3 dub edition https //www youtube com/watch v=8_bz2jpcjqk era 2004 e os carros tunados ainda nao haviam saido completamente de moda midnight club 3 da rockstar games se aproveitou disto ate o ultimo instante lançado em 2005 pegou carona na onda dos dub vertente do tuning que apostava em um visual relativamente discreto se comparado a outros estilos com body kits de linhas mais elegantes cromados em profusao e rodas de 20 ou mais o game foi feito em parceria com a revista dub magazine o que ficava claro quando uma corrida dentro do jogo era patrocinada pela publicaçao e quando um carro ganho por vencer uma corrida tinha aparecido em suas paginas no mundo real https //www youtube com/watch v=ypftg1o ju8 apesar de datado hoje em dia na epoca midnight club 3 agradou pelo amplo mundo aberto que recriava as cidades americanas de atlanta detroit e san diego pela boa seleçao de carros e pela trilha sonora com 98 cançoes licenciadas de artistas de rap rock alternativo e reggae alem disso havia um interessante modo de corrida nao demarcada em vez de percorrer um circuito pre determinado voce deveria escolher entre diversos checkpoints espalhados por certa regiao para vencer a corrida
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