e possivel que nenhuma mudança no design automobilistico ao longo do tempo tenha sido tao dramatica quanto o salto que foi dado entre as decadas de 1980 e 1990 se ate entao notava se uma evoluçao ate que constante nos anos 1990 quase toda a industria despiu se das linhas retas e das influencias digitais para adotar formas arredondadas e organicas mas se por um lado esta mudança visava mostrar que o futuro estava mesmo chegando por outro ela tambem era um throwback aos primordios do design automobilistico la nos anos 1930 era quase como o futuro do preterito quase a onda nostalgica da vez e justamente a decada de 1990 com sua musica sua arte seus produtos e suas tendencias bandas da epoca estao fazendo reunioes as roupas da moda voltaram ter cores contrastantes e estampas geometricas e objetos de desejo como videogames e tamagotchis recebem versoes novas com pegada retro mesmo no meio dos carros estamos vendo uma valorizaçao rapida dos carros noventistas ao mesmo tempo em que eles deixam de ser apenas carros velhos e passam a antigos de fato assim fica relativamente facil identificar as tendencias de design automotivo que permearam a decada de 1990 se os anos 1980 foram definidos pela revoluçao digital a decada de 1990 trouxe de volta o aspecto organico do design as formas retilineas e vincos marcados que ainda eram reminiscentes dos anos 70 enfim deixaram os holofotes e deram lugar a curvas muitas curvas muitas mesmo estudiosos do design automotivo defendem que os anos 1990 trouxeram uma europeizaçao do design no mundo isto porque ja no inicio da decada de 1980 as fabricantes da europa ja começavam a adotar o design organico o ford sierra lançado em 1982 pela ford europeia e um dos melhores exemplos seu design foi controverso na epoca do lançamento possivelmente pela classica razao de estar a frente de seu tempo o sierra nao era quadrado como seus contemporaneos as arestas eram todas suaves as janelas tinham molduras grossas e os farois e lanternas bem integrados a carroceria que trazia para choques envolventes de plastico a ideia se repetia no interior ainda que nao ficasse tao evidente o sierra nao agradou de imediato era tao inovador que o publico estranhou o posicionamento dos farois e o desenho da grade mas eventualmente apos alguns facelifts e versoes esportivas matadoras o sierra tornou se um carro bem sucedido ao nao se parecer com nenhum ford que veio antes o sierra mostrou que a industria automobilistica ja estava pronta para abraçar uma nova linguagem estilistica muito antes de isto acontecer os europeus tinham uma boa razao para preferir os carros mais arredondados moldados levando se em conta a aerodinamica os americanos foram pioneiros nisto com carros como o chrysler airflow da decada de 1930 mas o airflow foi um fracasso justamente por seu design inovador os americanos sempre tiveram preferencias fortes seu proprio estilo e gostavam mesmo de carros grandalhoes de visual mais carregado o combustivel barato era um dos fatores que favoreciam esta preferencia na europa a gasolina sempre custou mais caro o que pedia carros mais leves eficientes sem falar que a arquitetura de muitas cidades nunca foi a mais adequada para carros grandes assim ja desde a decada de 1950 os europeus preferiram carros menores mais leves e mais aerodinamicos alguns fatores importantes contribuiram para que as tendencias europeias de design se espalhassem pelo globo primeiro as normas para consumo de combustivel e emissao de poluentes que estavam cada vez mais severas automoveis que cortassem o ar com mais eficacia tinham vantagem neste ponto o segundo talvez o mais interessante tem a ver com as tecnicas de design e fabricaçao em si o avanço da tecnologia incluindo ai o design computadorizado permitiu que os projetistas tivessem mais ousadia na hora de criar as formas de um automovel motivados tambem por um entendimento maior dos efeitos da aerodinamica no desempenho de um veiculo dois dos automoveis americanos mais populares de todos os tempos o chevrolet camaro e o ford mustang sao amostras perfeitas desta filosofia em 1993 e 1994 respectivamente ambos chegaram a quarta geraçao e ambos mudaram bastante apesar de nenhum deles utilizar uma plataforma totalmente nova o camaro de quarta geraçao era o que deixava mais evidente sua conexao com o modelo anterior as proporçoes da carroceria eram muito parecidas bem como a posiçao de elementos como farois e lanternas mas se o camaro de terceira geraçao parecia ter sido desenhado com uma regua nao se via uma linha reta na quarta geraçao com o mustang a ford conseguiu fazer um trabalho mais sofisticado para esconder suas raizes antigas a quarta geraçao rompia completamente com a terceira recebendo farois mais estreitos teto arredondado lanternas verticais pela primeira vez desde o mustang ii e uma identidade visual completamente distinta uma fabricante americana que nao economizou na ousadia durante os anos 1990 foi a chrysler seus carros trouxeram uma dramatica mudança de estilo na epoca trocando as linhas retas e os tres volumes bem definidos por um estilo chamado cab forward nele o para brisa era mais inclinado com a base alinhada com o centro das rodas o capo ficava visualmente mais curto assim como os balanços com isto os carros pareciam mais baixos e esbeltos na europa o design organico tomava outras formas o porsche 911 993 lançado em 1993 foi o primeiro a romper de forma drastica com as linhas do original ainda mantinha a mesma porçao central do monobloco mas a dianteira ficou mais longa com farois mais inclinados; e os para choques integraram se melhor a silhueta do carro [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 277171 277170 ] a ferrari por outro lado apostou em um design evolutivo ao lançar a f50 sucessora da f40 em 1995 os dois carros eram conceitualmente distintos a f40 tinha um v8 biturbo e chassi tubular ja a f50 apostava em um design reminiscente dos carros de formula 1 com um v12 aspirado como peça estrutural mas o estilo da f50 era uma clara tentativa de modernizar o design da f40 elementos e proporçoes eram parecidissimos mas na f50 tudo era arredondado e seu visual divide opinioes ate hoje nao deixa de ser um baita carro claro e mesmo no brasil pudemos ter alguns exemplos desta transiçao o volkswagen gol de segunda geraçao lançado em 1994 usava uma versao melhorada da plataforma anterior mas em seu design havia pouco mais que um eco do gol chinesinho na disposiçao de farois e grade e talvez no contorno dos vidros laterais traseiros fora isto a carroceria abandonou completamente o visual do gol quadrado dando lugar ao que viria a ser conhecido como gol bolinha outro caso bem brasileiro tem a ver com o fiat uno lançado por aqui em 1984 um carro completamente quadrado mas de uma forma elegante e inovadora graças ao trabalho do lendario giorgetto giugiaro na epoca seus vidros rentes a carroceria seu para brisa bem inclinado e a ausencia de quebra ventos e outros elementos que sujavam o estilo dos carros envelheceram os rivais do uno instantaneamente gol chevette e ate mesmo escort ficaram datados instantaneamente exatamente dez anos depois porem chegava ao brasil o chevrolet corsa b como o uno ele era compacto robusto bem acertado e acessivel o aproveitamento de espaço interno nao se igualava ao uno mas o design da carroceria com silhueta arredondada e farois ovalados alem de um interior visivelmente mais refinado foi a vez de o uno envelhecer ainda que no frigir dos ovos ele tenha durado mais tempo mas talvez os designs mais interessantes da decada de 1990 tenham sido os projetos totalmente originais carros lançados no periodo cujo estilo parecia realmente um fresh start o ford ka e possivelmente o mais perfeito exemplo o projeto de city car desenvolvido pela ford da europa feito com base no fiesta inicialmente foi apresentado como conceito no salao de genebra de 1994 embora ja trouxesse a silhueta e as proporçoes do modelo final ele tinha detalhes totalmente diferentes farois redondos e saltados grade oval e uma curiosa linha de cintura curva era a identidade visual costumeira para a ford no começo dos anos 1990 contudo aquela era so uma artimanha para despistar a concorrencia a ford estava preparando uma revoluçao estilistica com o ka a versao final lançada em 1996 era um carro inconfundivel os para choques que seguiam perfeitamente o contorno da carroceria mas foram concebidos para nao receber pintura farois e lanternas casualmente encaixados as formas do carro como continuaçoes naturais de suas linhas e o interior experimental com painel arredondado e foco na praticidade eram um ponto fora da curva de outros subcompactos dos anos 1990 e por isto mesmo representava perfeitamente a sede por novidades daquele periodo o projetista claude lobo tambem veio a desenhar o ford focus que veio pouco tempo depois e os dois carros ka e focus falavam a mesma lingua o ka nao foi recebido da forma mais empolgada do mundo pelo publico que o considerava ousado demais no brasil ainda houve criticas por seu tamanho diminuto em um pais onde a maior parte das familias tinha apenas um automovel o hatch de quatro lugares nao tinha como ser o carro principal contudo as qualidades do projeto falaram mais alto uma vez compreendida sua proposta o ka de primeira geraçao mostrou se um carro quase atemporal sobrevivendo ate 2007 com poucas mudanças claro que nem tudo nos anos 1990 foram acertos o ford taurus de terceira geraçao contemporaneo do ka mostrava que exageros geralmente sao ma ideia quando se fala em design automotivo o modelo anterior produzido entre 1992 e 1995 era pouco mais que uma atualizaçao do primeiro taurus trazendo contornos ligeiramente mais arredondados para a geraçao seguinte a ford resolveu escancarar sua tematica oval e tudo era oval grade farois janelas o vigia traseiro e as lanternas que ainda eram ligadas por um aplique que atravessava toda a largura do carro [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 277247 277248 ] embora tenha vendido bem o ford taurus de terceira geraçao era criticado pelo excesso de ousadia a maior parte das vendas ia para frotistas e nao para consumidores finais em 2000 apenas quatro anos depois de lançado o taurus foi reestilizado novamente para acompanhar o design new edge introduzido por ka e focus esta foi uma tendencia generalizada na decada seguinte mas houve outra que começou a ser explorada ainda na decada de 1990 com o volkswagen new beetle os carros retro diretamente inspirados por classicos o new beetle foi apresentado como conceito em 1994 no salao de los angeles e chegou as ruas praticamente inalterado em 1998 ele nao tinha a proposta de ser um carro popular como o besouro original usava a plataforma do golf como base tinha traçao dianteira e se vendia como um carro de imagem com estilo bons equipamentos e mecanica conhecida os fas do original torceram o nariz por esta mudança de publico alvo mas o new beetle tambem foi um carro bem sucedido a longo prazo foi fabricado ate 2010 com apenas uma reestilizaçao e ainda ganhou um sucessor sem surpresa o design automotivo da decada seguinte foi largamente influenciado por isto
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