por mais que o volkswagen fusca tenha sido concebido no final dos anos 1930 e se espalhado pelo mundo ao longo dos anos 1950 ele e mais fortemente associado a decada de 1960 junto da kombi o fusca e a cara do flower power da geraçao hippie a propria volkswagen em algumas peças publicitarias aproveitava esta imagem alias boa parte do sucesso do fusca tem a ver com a excelente campanha de marketing que a volkswagen fez a partir de 1959 em parceria com a agencia ddb que alias ja ganhou materia aqui no flatout com isto o volks e seu design criaram raizes profundas no imaginario coletivo e tornou se simbolo de uma geraçao algo que o volkswagen definitivamente tinha era uma forte identidade visual ferdinand porsche fez um excelente trabalho ao dar as formas tipicas dos carros da epoca uma linguagem estetica propria que nao se perdeu mesmo apos decadas de pequenas atualizaçoes coincidentemente foi justamente nos anos 1960 a decada na qual o besouro explodiu em popularidade que a identidade propria ganhou importancia no design dos automoveis pois sim o design dos carros da decada de 1950 tinha diversos elementos rebuscados e complexos contudo para quem vive nos dias de hoje pode ser dificil diferenciar um ford e um chevrolet fabricados em 1955 por exemplo quem tentava algo inovador podia se dar muito bem como ocorreu com o distinto citroen ds ou muito mal como aconteceu com o edsel projeto da ford que foi muito ridicularizado pelo design da dianteira nao demorou de qualquer forma para que as fabricantes notassem que destacar se da forma correta era importante era preciso que um carro carregasse consigo a identidade de sua fabricante e jamais fosse confundido com o produto de alguma rival esto era especialmente verdadeiro nos estados unidos onde a cultura entusiasta ganhou muita força na decada de 1960 com a popularizaçao da arrancada em corridas dentro da lei e pegas de semaforo e o sucesso das provas em ovais da nascar as fabricantes nao tardaram a perceber que os entusiastas eram um publico fiel apaixonado e disposto a gastar ainda mais em uma epoca de combustivel barato em um pais cheio de longas retas implorando para serem exploradas de pe embaixo este novo cenario veio acompanhado de uma mudança sensivel no design dos automoveis nos estados unidos elementos como barbatanas dobras cromados em excesso e itens agregados a carroceria foram perdendo espaço o ultimo cadillac rabo de peixe por exemplo foi o eldorado de 1965 que ja nao era o mesmo eldorado extravagante da decada anterior a decada de 1960 trouxe uma atençao muito maior as formas a silhueta dos carros aos paineis esculpidos na carroceria discriçao talvez nao seja a palavra adequada contudo as mudanças na sociedade dos anos 1960 liberaçao feminina a propria contracultura hippie e a necessidade de afirmar a supremacia da industria automobilistica norte americana perante os cada vez mais comuns importados japoneses e europeus trouxeram uma renovaçao muito bem vinda ao design automotivo um excelente exemplo e o chevrolet corvette de segunda geraçao c2 lançado em 1963 a primeira geraçao apresentada dez anos antes era indiscutivelmente cinquentista formas arredondadas para brisa envolvente barbatanas na traseira e elementos cromados quase excessivos os anos seguintes trouxeram um design ainda mais carregado com farois duplos em posiçao elevada e um recesso em cada um dos lados que podia ter pintura contranstante com o restante da carroceria por dentro um cockpit inspirado pela jet age com luxuoso revestimento em diversas opçoes de cores arrematava o conjunto [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 273373 273372 ] a partir de 1961 porem a chevrolet começou a modificar o estilo do corvette para deixa lo mais musculoso a traseira perdeu o desenho rebuscado em excesso e ficou mais parecida com o que seria visto na segunda geraçao [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 273374 273375 ] o corvette c2 mudou radicalmente deixou de ser apenas conversivel e apostou muito mais na carroceria cupe fechada com teto fastback a ideia era que o corvette assumisse de vez sua esportividade e um estilo mais limpo e aerodinamico era a forma perfeita de fazer esta afirmaçao o site americano old cars weekly nos da uma definiçao sucinta e certeira desta mudança de abordagem se a decada de 1950 mostrou o que os designers eram capazes de fazer a decada de 1960 trouxe uma apreciaçao pelo que eles deveriam fazer de certa forma o design automotivo de forma geral estava mais racional contido e maduro outro bom exemplo disto foi o ford mustang apresentado pela primeira vez em 1963 o carro que lhe deu origem o ford falcon foi lançado exatamente em 1960 e ja trazia um estilo bem mais limpo e que os carros da decada anterior os farois ficavam ao lado da grade e nao mais acima dela; a linha de cintura era quase completamente horizontal e ininterrupta e as lanternas traseiras redondas tambem eram instaladas na face traseira e nao em apendices excessivamente trabalhados ainda havia um rabo de peixe porem apenas vestigial [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 273378 273379 ] o mustang que tinha a missao de ser um cupe esportivo mais acessivel para atrair clientes jovens para a ford ganhou um capricho especial no design o exagero deu lugar a diversos elementos cuidadosamente pensados para afirmar esportividade e criar um produto inconfundivel a grade trapezoidal centralizada o emblema em forma de cavalo e os farois alojados em recessos por exemplo na lateral guelras na coluna c e o teto fastback ambos adotados em 1965 tambem faziam uma forte afirmaçao bem como as lanternas traseiras divididas em tres segmentos verticais e o bocal de abastecimento no meio ainda havia elementos cromados porem em menor quantidade e melhor integrados ao desenho da carroceria um detalhe importante era o perfil garrafa de coca cola caracterizado pela forma como a linha de cintura do mustang subia em direçao a traseira foi um elemento incorporado por praticamente todos os cupes americanos da epoca o mustang foi um sucesso imediato e sua identidade visual era tao forte imediatamente influenciu os demais modelos da marca como o maverick sucessor do falcon lançado em 1969 e obrigou a concorrencia a se mexer o mais bacana e que diferentemente do que ocorreu na decada de 1950 cada marca tinha seu proprio estilo que era compartilhado por praticamente todos os seus modelos em 1967 a chevrolet lançou o camaro que apostava em um design ainda mais clean e musculoso com um terceiro volume mais pronunciado e tambem uma identidade visual bastante forte [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 273382 273383 ] o camaro tambem trouxe outra tendencia que seria vista em outros cupes esportivos americanos na epoca os farois ocultos atras da grade apenas com o pacote rallye sport que davam a dianteira um ar bastante malefico e que tambem foram vistos no dodge charger lançado em 1968 falando em dodge o challenger de 1970 rival da mopar para o mustang e o camaro apostava em farois duplos um ao lado do outro tambem alojados na fenda formada pela grade ja carros como o pontiac gto e o ford galaxie tinham farois duplos empilhados os dois carros alias eram bem parecidos em suas versoes cupe apesar de serem modelos de fabricantes rivais pense neles como a exceçao que confirma a regra [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 273386 273387 ] o que se tem certeza os carros americanos da decada de 1960 sao amplamente considerados o auge do design automotivo norte americano e ha uma boa razao para isto alem do amadurecimento a decada de 1960 foi a ultima na qual os projetistas precisavam se preocupar apenas com as formas dos carros sem preocupar se com padroes de segurança vamos lembrar que foi na decada de 1970 que os automoveis dos eua começaram a ficar grandes demais e ganharam os horriveis para choques de impulsao dos quais trataremos na proxima parte desta serie e a europa a esta altura voce deve estar se perguntando a respeito do design europeu e faz muito bem na decada de 1950 os europeus nao estavam na mesma onda de opulencia que os estados unidos seus automoveis ja eram naturalmente mais elegantes e discretos ainda que alguns modelos trouxessem elementos de design bastante ousados alem disso as fabricantes ja possuiam distinçoes mais perceptiveis entre esta tendencia continuou firme na decada de 1960 citroen e renault deram vida a diversos automoveis ousados alguns de forma quase exagerada o citroen ami compacto de 1961 e um exemplo marcante estreito com farois retangulares decorando uma frente sem grade e sob uma especie de monocelha formada pelo contorno do capo e um perfil curiosissimo o vidro traseiro tinha inclinaçao negativa um elemento estetico pouco usual algo parecido ja havia sido visto no ford anglia de quarta geraçao lançado em 1959 e incluso aqui por proximidade e fabricado ate´1967 a dianteira lembrava e verdade um pouco um carro americano em miniatura mas o restante da carroceria era decididamente europeu e tambem foi considerado bastante ousado para um carro popular do lado da renault havia o bem sucediro renault 4 que foi lançado em 1961 e carregava consigo clara influencia do citroen 2cv em proporçoes e formas; e o curioso renault 8 que tinha motor traseiro e por isso dispensava a grade do radiador [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 273392 273393 ] o renault 8 alias tinha uma semelhança mais que passageira com outro frances da epoca o simca 1000 lançado no mesmo ano e seu rival direto os carros de luxo europeus por outro lado exibiam um carater visivelmente evolutivo um exemplo perfeito e aquele que considera se ate hoje um dos automoveis mais bonitos do planeta o jaguar e type de 1961 conseguia unir elegancia e arrojo e devia isto ao automobilismo seu design e uma influencia direta do jaguar d type prototipo de competiçao que venceu as 24 horas de le mans de 1955 1956 e 1957 repare no formato dos farois e da grade principalmente o lado alemao da força apresentou em 1963 o porsche 911 que evoluia o conceito estetico do 356 e adicionava dois cilindros a um design melhor resolvido e mais moderno criando uma silhueta iconica que jamais foi abandonada pelo modelo nas decadas que vieram [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 273396 273397 ] paralelamente os italianos da alfa romeo eram mais contidos talvez seu grande lançamento na decada de 1960 tenha sido o giulia de 1962 seda com tres volumes bem definidos que olhando por fora nao demonstrava o potencial esportivo de seu conjunto este ficava bem mais escancarado na versao cupe que era bem mais esbelta e limpa rompendo qualquer ligaçao que ainda havia sobrado da decada de 1950 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 258870 261653 ] mas a europa tinha outro elemento ausente nos estados unidos as carrozzerias que fabricavam sob encomenda novas carrocerias para carros produzidos em serie dando sequencia a tradiçao que vinha desde os primeiros anos do automovel os carros eram completamente refeitos de forma artesanal geralmente usando aluminio como materia prima como eram carros feitos sob encomenda os artistas que davam suas formas nino farina que tambem trabalhava com a ferrari nuccio bertone giotto bizzarrini pietro frua e sergio scaglietti e mais uma infinidade de outros sobre nomes iconicos deixavam a criatividade fluir alguns criavam automoveis pouco usuais e bastante ousados que contrastavam com o ar mais austero dos modelos produzidos em serie e na decada de 1970 enquanto os norte americanos se esforçavam para contronar as restriçoes de engenharia na hora de criar o design de seus carros os europeus acabaram ganhando muito mais influencia veremos no proximo post desta serie leia mais https //flatout com br/a evolucao do design automotivo parte 1 os primordios/ https //flatout com br/a evolucao do design automotivo parte 2 a variedade da decada de 1950/
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