começamos ha algumas semanas a contar a historia dos games de corrida desde o inicio quando eles ainda nem eram videogames propriamente ditos depois falamos sobre a era de ouro dos arcades o surgimento dos primeiros consoles sua evoluçao e o nascimento dos simuladores que vieram praticamente junto com os primeiros graficos poligonais em vez de usar sprites que eram exibidos em sequencia esticados e encolhidos para simular perspectiva os graficos 3d construiam a imagem usando poligonos quando mais complexos os modelos tridimensionais mais poligonos eram necessarios e o poderio de uma plataforma era de forma geral medido pela quantidade de poligonos que conseguia exibir simultaneamente sem afetar a performance do jogo era por isso que virtua racing lançado pela sega em 1992 tinha um visual tao simples apesar de 3d eram poucos poligonos na tela e nao havia texturas neles apenas cores o que nao impediu o jogo de ser um sucesso a medida que as desenvolvedoras de jogos forma aprendendo a capacidade dos computadores e consoles domesticos os graficos foram ficando cada vez melhores a namco respondeu com ride racer que aumentou drasticamente a quantidade de poligonos em 1993 ainda naquele ano a sega responderia com daytona usa let s go away pioneiro no uso de filtros e mapeamento de texturas dando muito mais profundidade aos graficos alem disso o arcade trazia outros recursos inovadores como a possibilidade de ligar oito gabinetes em uma unica corrida [youtube id= gacmqftkas8 width= 620 height= 350 ] alias a sega saiu na frente quando chegou a hora de levar os graficos tridimensionais para os consoles domesticos no inicio da decada de 1990 a disputa era entre o mega drive e o super nintendo no entanto com o anuncio do sega saturn sucessor do mega drive para a era dos 32 bits as coisas mudaram [youtube id= iroy7m5jqss width= 620 height= 350 ] o sega saturn chegou em maio de 1995 e logo de cara veio com otimos ports de daytona usa e sega rally championship por mais que a qualidade grafica nao fosse a mesma dos arcades que usavam o recem lançado hardware mode 1 os jogos eram bons e o desempenho do console agradava no entanto quem nao estava brincando em serviço era a sony que preparou para um pouco mais tarde naquele ano uma surpresa matadora o playstation [youtube id= xmwopxvfov0 width= 620 height= 350 ] tao poderoso quanto o saturn e mais barato contrariando a especulaçao da comunidade gamer que esperava um console mais caro que o da sega e cheio de bons titulos de lançamento o playstation nao demorou para cair no gosto dos jogadores [youtube id= exaayiksdbi width= 620 height= 350 ] momento marcante na primeira ediçao da maior feira de games do mundo a e3 o porta voz da sony faz seu pronunciamento oficial poucos meses antes do lançamento do playstation us$ 299 em resposta a quem achava que o console seria mais caro que os us$ 399 do saturn [youtube id= wljqwtnfkdy width= 620 height= 350 ] ridge racer da namco e wipeout da propria sony eram os games de corrida que estavam entre os titulos de lançamento do playstation o primeiro ja era um arcade consagrado e veio em um port muito competente o segundo era um game de corrida de naves ao estilo de f zero da nintendo com uma trilha sonora composta por artistas conhecidos da musica eletronica e e considerado um dos pioneiros na aproximaçao da cultura pop dos videogames falando em nintendo o sucessor do super nintendo o nintendo 64 veio pouco depois em 1996 no japao e em 1997 no resto do mundo diferentemente dos rivais o meia quatro ainda usava cartuchos e tinha capacidade de processamento maior com um chip de 64 bits tais caracteristicas traziam duas consequencias uma boa e uma ruim os cartuchos nao tinham espaço para armazenar sequencias de full motion video as famosas intros com qualidade grafica superior ; mas os graficos de modo geral eram melhores e mais detalhados graças aos 64 bits [youtube id= 8tcrffusqh4 width= 620 height= 350 ] cruisin hey hey the usa yeah com isto titulos de corrida como san francisco rush e o proprio ridge racer eram mais parecidos com os arcades de todo modo o n64 nunca foi famoso por seus jogos de corrida realistas o grande trunfo do console da nintendo era mario kart 64 sucessor do classico super mario kart que permitia que ate quatro jogadores disputassem a mesma corrida ha quem diga que foi com o n64 que a nintendo começou a perder relevancia para os fas de jogos de corrida fora os titulos de franquias classicas as opçoes de bons games começaram a diminuir vamos tocar neste assunto mais adiante [youtube id= g9rmp30f2yq width= 620 height= 350 ] enquanto isto em 1994 uma empresa relativamente jovem chamada electronic arts fazia uma parceria com uma famosa revista automotiva para lançar road & track presents the need for speed o jogo foi lançado primeiro para o 3do console da empresa de mesmo nome que era mais caro e mais poderoso que playstation e sega saturn aos quais chegou em 1995 junto com a versao para ms dos o the need for speed nao era um simulador e sim um arcade que te colocava para disputar corridas em rodovias ao volante dos melhores esportivos do mercado na epoca ferrari 512 tr dodge viper toyota supra chevrolet corvette e outros e como foi feito com a ajuda de jornalistas automotivos estamos sendo totalmente imparciais aqui o game dava atençao especial aos roncos de motor e as especificaçoes tecnicas dos carros incluindo filmagens dos modelos de verdade acompanhados de comentarios detalhados a respeito de cada um deles era animal na boa [youtube id= j8nqu542mm8 width= 620 height= 350 ] o game foi absurdamente bem recebido e se tornou um classico instantaneo rendendo uma sequencia em 1997 e entao veio gran turismo se need for speed naquela epoca era o auge do que os arcades domesticos poderiam alcançar gran turismo exclusivo para playstation apostava no realismo autoproclamado the real driving simulator o game trouxe graficos incomparaveis uma engine fisica que permitia uma gama de ajustes bastante abrangente na dinamica do carro e uma curva de aprendizado relativamente ingreme porem extremamente recompensadora quem nunca comemorou ao finalmente tirar aquela licença depois de dezenas de tentativas e quase atirar o controle na parede algumas vezes [youtube id= oafh7creibk width= 620 height= 350 ] tanto need for speed quanto gran turismo foram marcos nos jogos de corrida estabelecendo tendencias e criando formulas que seriam seguidas e modificadas por centenas de outros titulos que vieram depois deles alguns com maior sucesso outros com menos e e sobre o que veio depois que vamos falar na proxima parte desta historia
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