ha alguns dias começamos um especial sobre marcello gandini que neste ano ganhou uma exposiçao dedicada a seu trabalho no museu internacional do automovel de turim decidimos contar um pouco de sua historia atraves dos carros que ele ja projetou que foram mais de 50 entre modelos produzidos em serie e conceitos alguns deles acabaram se tornando marcos na historia do design automotivo caso do lamborghini countach de 1974 que definiu o template basico utilizado pelos supercarros ate hoje em seus primeiros anos como designer automotivo o jovem marcello gandini foi contratado pelo estudio bertone meio que puxando o tapete de giorgetto giugiaro e como veremos a seguir por mais de uma vez gandini foi encarregado de criar sucessores para os projetos de giugiaro em 1980 porem gandini decidiu seguir carreira solo tornando se um projetista freelancer e colaborando com diferentes fabricantes ate meados da decada quando diminuiu o ritmo de trabalho mas seguiu como designer projetando nao apenas carros mas tambem moveis e predios aos 81 anos de idade gandini atualmente vive em turim em uma propriedade rural mais afastada e e meio avesso a entrevistas raramente falando sobre sua vida pessoal ou mesmo sobre as controversias de alguns de seus carros ele sempre preferiu deixar que seu trabalho falasse por si a seguir daremos continuidade a lista dos carros que cada um por suas qualidades e as vezes por seus defeitos ajudaram a definir a carreira de marcello gandini autobianchi runabout em 1969 a autobianchi na epoca uma divisao do grupo fiat lançou o compacto a112 era um hatchback compacto de motor transversal e traçao dianteira que pode ser considerado o precursor do fiat 127 que por sua vez deu origem ao nosso fiat 147 contamos esta historia meio confusa neste post o autobianchi a112 teve seu estilo assinado por gandini no estudio bertone e naquele mesmo ano o designer tambem foi convidado a criar um esportivo conceitual a partir do conjunto mecanico do hatch o resultado foi o autobianchi runabout inspirado pelas antigas lanchas de competiçao e so reparar no formato da carroceria com um cockpit aberto e um para brisa que estava mais para defletor de ar o perfil em forma de cunha estava presente mas gandini tambem adicionou alguns detalhes bem criativos como os farois montados no santo antonio e um recorte na traseira atras dos bancos onde ficava acomodado o motor o autobianchi runabout tinha proposta claramente futurista o que fica claro por algumas das fotos de divulgaçao da epoca mas a propria fiat gostou tanto do conceito que decidiu aproveitar parte de suas linhas em um carro de rua ate porque a marca estava precisando de um sucessor para o fiat 850 spider roadster esportivo de pequeno porte que foi lançado em 1965 e ironicamente foi um dos ultimos projetos de giorgetto giugiaro como diretor de design no estudio bertone o resultado foi o fiat x1/9 tambem desenhado por gandini embora fosse um carro bem mais conservador que o runabout com um teto targa convencional um deque traseiro mais pronunciados e farois escamoteaveis instalados no lugar habitual o x1/9 era facilmente identificavel como inspirado no conceito ele começou a ser fabricado em 1972 e era movido por um quatro cilindros de 1 3 litro com 75 cv a disposiçao do pe direito era um carro bem menos potente do que os supercarros e esportivos que gandini havia desenhado ate entao mas o charme inconfundivel de suas linhas fez do x1/9 um sucesso tanto que ele foi fabricado pela fiat por 11 anos entre 1972 e 1982 e depois pela propria bertone ate 1989 dino 308 gt4 no inicio dos anos 70 a ferrari precisava de uma sucessora para a 246 gt cupe com motor v6 de 2 4 litros o mesmo do lancia stratos vendido sob a submarca dino para dar ao carro um visual mais radical e moderno a fabricante de modena decidiu fazer diferente em vez de recorrer a pininfarina sua habitual parceira a ferrari entrou em contato com o estudio bertone em um instante marcello gandini estava envolvido com a maior rival de uma de suas melhores clientes a ferrari 308 gt4 lançada em 1973 representava uma completa ruptura com as formas arredondadas e sessentistas da 246 gt gandini deu a ela o formato de cunha e as linhas retas que eram sua marca registrada devidamente adaptadas para um layout 2+2 com motor v8 central traseiro montado na transversal o resultado era controverso de certos angulos como de frente ou em 3/4 ela era atraente como qualquer outro projeto de gandini vista de lado porem a 308 gt4 era meio desajeitada com entre eixos relativamente longo e uma traseira truncada com caimento fastback que começava de forma demasiadamente abrupta era a necessidade de proporcionar um espaço razoavel para as cabeças dos ocupantes traseiros mas o preço foi cobrado na harmonia das linhas do carro por esta razao a ferrari 308 gt4 nao costuma ser colocada entre os melhores trabalhos de gandini mas ela merece estar nesta lista por ser a primeira ferrari de motor v8 central traseiro uma configuraçao que hoje representa seu maior volume de vendas alem claro de ser o primeiro carro da companhia assinado pela bertone maserati khamsin este talvez seja o modelo mais lado b deste post mas merece a mençao pelo exotismo de seu projeto o maserati khamsin lançado em 1974 foi o primeiro trabalho de marcello gandini para a companhia italiana que nos anos 70 precisava de um gt de motor dianteiro a fim de atender aos clientes que nao queriam um esportivo de motor central traseiro exotico como o maserati bora que alias por nova coincidencia havia sido projetado por giorgetto giugiaro o que nos ajuda a entender a rivalidade entre os dois projetistas o maserati khamsin foi apresentado como conceito no salao de turim de 1972 e como outros projetos de gandini chegou pouco depois a linha de produçao sem maiores alteraçoes era um cupe com capo em forma de cunha farois escamoteaveis linha de cintura bem alta para a epoca e traseira kammback com caimento fastback e um corte abrupto na extremidade posterior o motor era um v8 de 4 9 litros e 330 cv e o cambio podia ser um zf manual de cinco marchas ou um borgwarner automatico de tres marchas mas a caracteristica mais curiosa do carro era a face traseira em vez de uma chapa de metal ela era formada por um painel de vidro onde ficavam as lanternas traseiras que pareciam flutuar alem de tornar o interior do carro mais arejado o recurso dava ao maserati khamsin mais visibilidade traseira que qualquer outro esportivo de sua epoca e tambem era impressionante de se olhar o problema era que nos eua o maior mercado de exportaçao da maserati na epoca a localizaçao das lanternas traseiras ia contra os padroes estabelecidos pelas autoridades foi preciso realizar alteraçoes significativas no arranjo traseiro trocando o painel de vidro por uma peça solida e reposicionando as lanternas traseiras mais para baixo o que tambem deslocou o para choque gandini foi terminantemente contra todas estas mudanças mas a maserati nao estava em condiçoes de boicotar o mercado norte americano volvo tundra rumo ao fim dos anos 1970 marcello gandini começou a colaborar com fabricantes nao italianas uma delas foi a sueca volvo que em 1979 procurou a bertone para desenvolver um conceito com base no volvo 343 compacto de traçao traseira comercializado principalmente na holanda o briefing que a bertone entregou a gandini dizia apenas para que o designer criasse algo delicioso sobre o 343 o resultado foi um conceito batizado volvo tundra um fastback de duas portas com visual bem avant garde a dianteira baixa tinha farois escamoteaveis e uma grade de arrefecimento assimetrica embutida no para choque os vidros laterais traseiros e o vigia formavam uma unica peça que era invadida pelo teto; e o interior trazia linhas predominantemente retas e um painel digital que era a cara da decada seguinte o problema era justamente este o tundra foi considerado moderno demais pela volvo que na epoca era notoriamente conservadora em termos de design e acabou descartado gandini sem se abater saiu determinado a encontrar uma fabricante disposta a colocar o projeto nas ruas nao demorou muito para que ele conseguisse a citroen que ao contrario da volvo era conhecida justamente pela ousadia no desenho de seus carros em 1982 a fabricante francesa colocou no mercado o citroen bx fora algumas diferenças chave como a troca dos farois escamoteaveis por peças fixas e a carroceria de quatro portas o bx era claramente uma evoluçao do tundra e foi um carro bem sucedido produzido ate 1994 com direito a uma versao de homologaçao para o campeonato mundial de rali em 1986 chamada citroen bx 4tc renault 5 supercinq no inicio dos anos 80 ja desligado do estudio bertone e trabalhando como freelancer marcello gandini colaborou com outra marca francesa a renault que preparava para 1984 o sucessor do iconico r5 que lançado em 1972 ja sentia o peso dos anos em seu projeto o chamado renault supercinq era feito sobre uma plataforma completamente nova mas os franceses sabiam que o desenho marcante do r5 era responsavel por boa parte de seu sucesso assim gandini recebeu instruçoes para modernizar o estilo do carro sem se afastar de sua identidade original e ele conseguiu todos os elementos que haviam feito do r5 um sucesso estavam no supercinq a dianteira inclinada com farois elevados em relaçao a grade; as caixas de roda traseiras que cobriam parcialmente as mesmas as lanternas traseiras verticais integradas as linhas da carroceria e o entre eixos relativamente longo para as dimensoes do carro mas tudo estava mais moderno e mais apropriado para os anos 1980 e o renault supercinq conseguiu repetir o desempenho de seu antecessor nas vendas para se ter ideia o ele foi fabricado ate 1996 convivendo com seu substituto o renault clio por seis anos inteiros lamborghini diablo mesmo que nao estivesse mais trabalhando na bertone marcello gandini foi chamado pela lamborghini em 1985 para definir as linhas do sucessor do countach que ja estava fazendo hora extra aquela altura a lamborghini andava muito perto da falencia em meados dos anos 80 trocando de maos constantemente mas ainda assim fazia questao de que gandini fosse o projetista de seu novo superesportivo o lamborghini diablo foi lançado em 1990 tres anos depois de a companhia ser adquirida pela chrysler embora mantivesse o formato de cunha pelo qual o countach ficou famoso o diablo tinha visual decididamente mais moderno trocando os vincos marcados por formas mais suaves e curvilineas os farois inicialmente eram escamoteaveis e as caixas de roda traseiras traziam o formato irregular que era marca dos carros de gandini muito bem recebido por publico e critica o diablo foi crucial para que a lamborghini conseguisse recuperar sua estabilidade nos anos que se seguiram e encorajou a volkswagen a adquirir a fabricante italiana de supercarros em 1998 o que efetivamente salvou a lamborghini da extinçao a verdade porem e que o diablo que chegou as ruas tinha um visual bem mais conservador do que originalmente imaginado por marcello gandini este como voce deve ter percebido era um problema recorrente em sua carreira mas isto nao quer dizer que a proposta de gandini nao chegou as ruas como podemos ver no proximo item desta seleçao cizeta moroder v16t os projetistas da lamborghini começaram a realizar alteraçoes na proposta de marcello gandini para o diablo ainda nos anos 1980 insatisfeito gandini pegou os rascunhos originais e saiu a procura de alguem que tivesse colhoes para coloca los em pratica nao demorou para que ele encontrasse por volta de 1986 um engenheiro italiano chamado claudio zampolli e o compositor de trilhas sonoras giorgio moroder estavam as voltas com uma ideia mirabolante construir um supercarro com motor v16 transversal para encarar os medalhoes do segmento como a ferrari e a propria lamborghini loucura certo pois as ideias de gandini eram tao loucas quanto e logo ficou definido que o supercarro batizado cizeta moroder v16t aproveitaria as linhas recusadas pela lamborghini o primeiro prototipo ficou pronto em 1988 e o modelo final chegou ao mercado em 1991 o cizeta moroder v16t parecia um diablo mutante a identidade visual dos dois carros era bem parecida mas o v16t tinha entradas de ar na lateral que lembravam a ferrari testarossa e quatro farois escamoteaveis alem disso ele era absurdamente largo devido ao v16 transversal o motor de seis litros entregava 560 cv a 8 000 rpm e 55 1 mkgf e a cizeta jurava que o v16t era mais rapido do que o diablo levando 4 5 segundos para ir de 0 a 100 km/h com velocidade maxima de 328 km/h mas ele tambem custava o dobro do lamborghini e por isto apenas oito carros foram fabricados entre 1991 e 1995
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