e preciso lembrar que ele trabalhou em uma epoca em que o automovel e o transporte rodoviario ainda estavam praticamente na infancia e ainda eram envoltos em grande magia e romance era idolatrado pelo publico os carros daqueles tempos os carros de crosby agora sao lendas de um passado distante e dificil recuperarmos esses sentimentos mas basta apenas olhar para qualquer trabalho de crosby para senti los novamente por isso seus trabalhos hoje sao tao caros uma coisa assim nao tem preço peter garnier [caption id= attachment_371098 align= aligncenter width= 999 ] f gordon crosby numa parada a caminho de le mans no estribo de seu riley [/caption] me parece incrivel observar como o automovel ainda hoje e ignorado pela parcela mais culta da sociedade como um interesse menor da plebe ignara musica literatura pintura tudo toma precedencia sobre ele talvez porque tenha se tornado uma industria de massa e seja popular e comum; talvez porque todos os males do mundo sejam injustamente imputados a ele por decadas na verdade o motivo nao importa e um fato [caption id= attachment_265542 align= aligncenter width= 999 ] brute force at saltburn sir algernon guinness bate o recorde mundial de velocidade a 193 km/h em saltburn com o darracq v8 de 200 hp 1908 a sensaçao de velocidade e precariedade da maquina sao marcas registradas do artista [/caption] mas o automovel e na verdade uma das mais incriveis criaçoes do homem metodos artisticos sao usados para desenhar carrocerias de desenho a escultura e apesar de reproduzidos aos milhares sao obras de arte ambulantes todos eles isso sem falar da tecnica e da filosofia da epica batalha de forças antagonicas em sua criaçao da ciencia pura aplicada em cada pequena fechadura e botao desta maravilhosa e complexa maquina da escolha de tecidos no interior ate as fontes usadas nos mostradores do formato desenho e fabricaçao dos logotipos da arquitetura funcional de seus motores e estruturas o automovel e uma obra magnifica do espirito humano tao significativa quanto qualquer quadro em qualquer galeria o automovel e algo belo em tantos niveis diferentes que na verdade so nao o admira quem nao quer entende lo minimamente [caption id= attachment_265558 align= aligncenter width= 999 ] raymond mays e o era 2 litros pela primeira vez em shelsley walsh julho de 1939 sempre registrando historia [/caption] mas tal coisa faz com que arte de verdade no tema automovel seja algo muito raro o meio artistico ignora a existencia do automovel de tal forma que o aparecimento de artistas que se dedicam a representa lo de alguma forma diferente e cheia de emoçao e significado e rarissimo mas nao quer dizer que nao existam de diego rivera pintando as fabricas de ford em afrescos mexicanos no instituto de arte de detroit a arte comercial dos pontiac de fitzpatrick e kaufmann ela sempre aparece se infiltrando pelas rachaduras de um sistema que nao a ve com bons olhos nao e a toa entao que o maior dos artistas que ja usou o automovel como seu tema principal nunca estudou arte e trabalhou a vida toda nao como artista no senso estrito mas sim como ilustrador estamos falando claro do grande frederick gordon crosby o ilustrador principal da revista the autocar inglesa de 1908 ate seu falecimento prematuro durante a segunda guerra [caption id= attachment_265549 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro grand prix 1906 szisz ultrapassa um de dietrich trocando pneu em seu renault rumo a vitoria [/caption] hoje as obras de crosby tem valor inestimavel; ate as raras paginas da autocar com ilustraçoes coloridas o normal era preto e branco emolduradas sao procuradas seus originais sao obras carissimas e prestigiadas quando alguma aparece em leilao mas nao enquanto era vivo nesta epoca era apenas o ilustrados de uma revista semanal um empregado assalariado que trabalhava incessantemente com pedidos dos redatores e editores da publicaçao para ilustrar alguma coisa lembrem se que a fotografia era rara entao e a habilidade de crosby era essencial para ilustrar as variadas reportagens da revista embora tenha ficado famoso por suas pinturas charges e imagens de competiçoes como a targa florio e le mans seu trabalho no dia a dia era desenhar carros em corte detalhes de uma suspensao motor ou transmissao para algum editor desesperado por ter paginas cheias apenas de palavras um trabalhador incansavel com uma produçao astronomicamente grande e variada [caption id= attachment_265545 align= aligncenter width= 999 ] abrir qualquer autocar de antes da guerra e ver uma profusao de desenhos e ilustraçoes de crosby como estas [/caption] sua participaçao nas reportagens sobre corridas e crucial naquela epoca lembrem se nao existia nem televisao e no inicio nem radio sabia se de resultados de competiçoes e como eles aconteceram por meio de revistas semanais como a autocar e fotos eram raras; a maioria das imagens vinham de ilustradores como crosby com seus desenhos rapidos a lapis ou carvao sentados a margem da pista com seus cadernos de esboços e crosby era o mestre disso uma das varias elegias que chegaram a autocar depois de sua morte dizia era incrivel observa lo nessas ocasioes seu caderno precariamente apoiado na perna com uma mao enquanto a outra desenhava furiosamente produzindo ali coisas que homens menores nunca conseguiriam nem chegar perto de fazer mesmo na serena calma de um estudio mas a obra de crosby era mais que mera ilustraçao era extremamente preciso tecnicamente mas mesmo assim ninguem desenhava o automovel de uma forma mais epica que ele nas imagens de crosby vemos nao somente o carro mas o drama da situaçao a beleza das paisagens a velocidade a poeira quase nos sentimos como aquele co piloto olhando para tras enquanto o piloto cerra os dentes concentrado se sente o vento no rosto o cheiro de castrol r a poeira na boca o vento no rosto crosby mesmo hoje de 2020 nos transporta no tempo e espaço para epicas batalhas em nurburgring e la sarthe quase da para ouvir o berro de dezesseis cilindros do auto union de stuck o grave trovejar do bentley de barnato o agudo grito do bugatti de chiron e como se estivessemos la uma incrivel capacidade de ser melhor que a realidade fotografica em si incrivel [caption id= attachment_265543 align= aligncenter width= 999 ] the white house accident feito a partir de relatos de presentes o bentley nr 3 parece um 4 5 litros mas devia ser um 3 litros estranho considerando a costumeira precisao tecnica de gordon crosby um de seus quadros mais famosos [/caption] era mestre tambem de uma arte perdida a reconstruçao de imagens de acidentes baseando se apenas em testemunho de presentes e seu conhecimento dos lugares era capaz de pintar uma vivida imagem de como tudo aconteceu um de seus mais famosos quadros e o do famoso acidente na maison blanche em le mans; depois de reproduzido na autocar esta imagem da crucial vitoria da bentley em 1927 com o unico carro sobrevivente do embroglio adornava a sala do conselho da bentley ate a empresa ser comprada pela rolls royce a vida de f gordon crosby crosby nasceu praticamente junto com o automovel em 1885 como disse nao teve nenhuma formaçao artistica mas sim tecnica ao redor de 1905 começa a trabalhar como desenhista na the daimler motor company de coventry para tanto vai morar em uma pensao tocada pela familia de arthur ludlow clayton era um lugar cheio de gente jovem e entusiasmada pela nascente industria do automovel ali alem de ludlow e crosby moravam tambem s c h sammy davis e montagu monty tombs [caption id= attachment_265547 align= aligncenter width= 999 ] charges eram tambem sua praia aqui nuvolari e stuck [/caption] ludlow trabalhava entao para a revista automobile engineer da editora illiffe; entre outros um titulo de sucesso da mesma editora era a revista the autocar a mais antiga publicaçao do mundo a respeito de automoveis gordon crosby se candidata a uma vaga de ilustrador na revista e na entrevista lhe dao um magneto e pedem para desenha lo faz uma vista explodida perfeita algo que vinha fazendo em particular invençao sua e contratado na hora um emprego que duraria uma vida toda sammy davis e monty tombs o seguem como redatores e os tres se tornam a base da famosa revista por decadas [caption id= attachment_265559 align= aligncenter width= 999 ] nenhum livro ou foto explicou mais da atmosfera de brooklands do que este esboço de crosby [/caption] gordon crosby era um homem reservado que guardava as suas emoçoes para si sempre impecavelmente vestido pontual trabalhador incansavel e silencioso; apesar de sua crescente importancia para a publicaçao nunca pediu aumento ou ameaçou sair era porem culto e os amigos conheciam o seu senso de humor lendario mais tarde numa serie famosa de charges da revista chamada mantendo as aparencias ventilou este senso de humor ao publico; os personagens principais eram ele mesmo e o pequeno monty tombs tombs e davis o chamavam de gorby uma piada interna dos tres amigos [caption id= attachment_265550 align= aligncenter width= 999 ] nazzaro wins gp da frança de 1922 felice nazzaro aos 42 de idade vence no fiat vermelho seu rival e o marques de vizcaya num bugatti claro o espanhol era socio de ettore [/caption] apesar de nunca ter estudado arte era um artista nato nao so desenhos a lapis e carvao mas oleo e guache em telas eram facilmente dominados por ele e trabalhava em tres dimensoes tambem esculturas em pedra e bronze dele tambem existem todas claro no tema do automovel aqui jaz uma historia interessante crosby era amigo de cecil kimber da mg e para ele cria um enfeite de capo para o mg 18/80 tigress um tigre pulando incrivelmente belo mais tarde um dos funcionarios de sir william lyons pede para usar essa escultura como base para um enfeite de capo para os novos ss jaguar gordon crosby da permissao claro sem pedir absolutamente nada em troca a tigresa de crosby se torna o leaping cat da jaguar reproduzido aos milhares depois da guerra a participaçao dele completamente esquecida [caption id= attachment_265551 align= aligncenter width= 999 ] a esquerda a tigresa de crosby a direita o gato que pula da jaguar[/caption] assim como foi esquecido seu trabalho na autocar ate os anos 1960 dizia se que podia se ver desenhos de vistas fantasma e explodidas enormes de crosby cortados em pedaços para embrulhar pacotes de revistas velhas na sede da publicaçao existiam pilhas e pilhas de seu trabalho jogadas em cantos e esquecidas sem ninguem dar importancia a elas crosby por sua vida toda era somente um ilustrador contratado sem fama ou reconhecimento algum [caption id= attachment_265552 align= aligncenter width= 999 ] night falls o lorraine dietrich vencedor para nos boxes le mans 1926[/caption] mas nos anos 1960 isso mudaria com a chegada de peter garnier peter crescera admirando o trabalho de crosby e desde cedo decidira que iria substituir seu heroi nas paginas da revista estuda desenho e arte e acaba por conseguir um emprego na autocar mas nao como ilustrador algo de qualquer forma em decadencia entao e um dos redatores durante os anos que se seguem enche as paginas da publicaçao nao com desenhos mas com palavras chega ao cargo de editor que ocupa de 1968 a 1975 durante este tempo recolheu arquivou e catalogou todo o material de f gordon crosby finalmente dando lhe o devido valor em 1978 publica o livro definitivo sobre seu heroi a arte de gordon crosby depois do livro o valor das obras de crosby começa a subir para nunca mais parar; garnier inclusive começa a descobrir varias falsificaçoes no fim de sua vida se tornando um especialista no assunto um artista atormentado se existe alguma duvida das credenciais artisticas de crosby um dado e importante a primeira pintura de tema aeronautico a ser exposta na prestigiosa royal academy of arts de londres foi um quadro de crosby em 1916 a queda do zeppelin l37 a primeira vez que um fora abatido pinturas de crosby apareceram mais duas vezes nas galerias da academia mas claro que nada de automoveis mesmo entao era um tema inferior na visao da instituiçao talvez seja melhor assim; nenhum artista tradicional consegue pintar carros com a precisao e detalhe de um f gordon crosby isso e trabalho para gente um degrau acima [caption id= attachment_371099 align= aligncenter width= 739 ] o quadro de gordon crosby mais famoso zeppelin abatido sobre ghent [/caption] crosby teve dois filhos peter nascido em 1914 e michael em 1920 peter era seu companheiro e aprendiz em certo ponto começou a ajudar o pai e a maioria das fontes do que ia escrito nas ilustraçoes e esculturas era dele fazia isso melhor que o pai dizem que peter tinha ainda mais habilidade e estava destinado a supera lo mas uma guerra atrapalhou e abatido pilotando um mustang p 51 sobre o canal da mancha em 1943 frederick gordon crosby nao era uma pessoa de mostrar emoçoes mas a morte de seu filho o atingiu de forma avassaladora nunca mais foi o mesmo adoeceu e se tornou recluso em agosto do mesmo ano em sua casa em surrey toma a propria vida seu filho mais novo michael acabou como prisioneiro de guerra na asia e ao fim da guerra emigra para a nova zelandia onde se casa e se torna um fazendeiro por toda vida anos depois aposentado e descoberto nos anos 1990 por fas de seu pai e da algumas palestras sobre ele na inglaterra a arte usando automovel como tema evoluiu muito desde entao com varios autores modernos se dedicando ao tema depois do pioneirismo de gente como crosby apesar da ilustraçao ser popular e comum na epoca crosby era diferente e estava um degrau acima do normal explica garnier em seu livro [caption id= attachment_265555 align= aligncenter width= 999 ] bluebird in bonneville o bluebird de sir malcolm campbell aparece como uma sombra fora do estilo do autor sempre focado nos carros este e o primeiro quadro que vi de crosby em 1986 e meu queixo caiu ate hoje meu preferido [/caption] quando falamos de crosby percebe se a sutil linha divisoria entre o ilustrador e o artista assim como existe uma entre jornalista e autor em ambos os casos os primeiros sao obrigados apenas a registrar incidentes ou a descrever algo em palavras ou imagens com as limitaçoes de tempo e espaço impostas a ele pela sua publicaçao mas os ultimos sao criativos; eles colocam algo de si em seu trabalho livres para recorrer a todos os meios disponiveis para alcançar seus objetivos em algum lugar no meio disso no mundo da arte esta crosby o ilustrador com uma capacidade criativa e artistica tao notavel que e capaz de elevar seus registros pictoricos em obras de arte e com isso colocar muito mais em seu trabalho do que lhe era exigido [caption id= attachment_265556 align= aligncenter width= 999 ] rosemeyer auto union e caracciola mercedes benz nurburgring 1937 epico [/caption] eoin young lembrando crosby para a revista classic & sportscar em 1990 diz mais o segredo do sucesso de qualquer artista e o envolvimento do espectador a maior conquista de gordon crosby foi sua capacidade de imbuir o espectador com a sensaçao de estar realmente ali uma sensaçao de estar no canto da imagem respirando toda a atmosfera ouvindo o rugido dos motores e limpando a poeira de suas roupas enquanto os monstros da era de ouro passam ao lado rugindo furiosamente um poder magnifico e maravilhoso que poucos possuem e algo sem preço definitivamente artistico que so nao entende quem nao quer o pior cego e o que nao quer ver para saber mais the art of gordon crosby peter garnier editora hamlyn 1978
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