um bico baixo e fino com o capo formando uma linha continua com o para brisa este extremamente inclinado das colunas b para tras a silhueta do carro vai formando uma rampa ate terminar abruptamente em uma traseira alta e vertical o classico perfil do superesportivo em forma de cunha sobrevive de certa forma nos lamborghini sao os supercarros de sant agata bolognese huracan e aventador que melhor conservam a estetica original da decada de 1970 nao por acaso o lamborghini countach possivelmente foi o primeiro supercarro em forma de cunha feito por uma fabricante de renome lançado em 1974 o countach teve seu primeiro prototipo apresentado ja em 1971 no salao de genebra ele naturalmente causou furor o sucessor do elegante miura parecia ter vindo do futuro com sua carroceria baixa cheia de vincos dramaticos e portas tesoura o lamborghini miura de 1966 ainda era um dos carros mais bonitos do planeta mas tinha proporçoes mais classicas com carroceria curvilinea e capo longo e bem definido a diferença entre os dois carros era tao drastica que eles sequer pareciam ter sido assinados pelo mesmo designer marcello gandini do estudio bertone e foi justamente marcello gandini que introduziu a tendencia que mudaria o design automobilistico para sempre ate mesmo o contraste entre os dois carros contribui para que o countach seja considerado o primeiro superesportivo em forma de cunha contudo como geralmente ocorre quando se trata de pioneiros a verdade e um pouco menos precisa isto porque mesmo antes do countach outras fabricantes e projetistas tiveram a ideia de fazer esportivos com este perfil ate mesmo pelas tendencias esteticas da epoca que ja começavam a ser influenciadas por ideias futuristas e tecnologicas e fato porem que gandini foi um dos precursores em 1967 um ano apos a estreia do miura ele ja radicalizou naquele ano foi apresentado o conceito lamborghini marzal embora tivesse o motor na traseira e um capo bem demarcado ele ja trazia o bico baixo e o abuso das linhas retas que viriam a influenciar o countach e mais meio mundo um ano depois em 1968 as formas gerais do marzal foram aproveitadas no lamborghini espada um grand tourer com o v12 na dianteira e ja sem um bico tao baixo gandini naquela epoca era um projetista extremamente prolifico ainda em 1968 a alfa romeo contratou seus serviços atraves do estudio bertone para dar forma a um conceito feito com base no belissimo 33 stradale o designer trocou as formas sinuosas do esportivo por linhas retas e aerodinamicas farois escamoteaveis e portas tesoura criando o iconico alfa romeo carabo [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 268362 268363 ] com isto ficava claro o direcionamento que seus trabalhos teriam a partir dali o proprio lamborghini countach de 1971 e tambem o urraco que foi apresentado no ano seguinte e embora tivesse um perfil ligeiramente mais conservador exibia influencias de conceitos anteriores como o proprio alfa romeo carabo em especial na regiao do vidro traseiro [gallery type= grid link= file size= medium columns= 2 ids= 268364 268365 ] o outro pai giorgetto giugiaro mas gandini nao estava sozinho outro proeminente designer italiano giorgetto giugiaro tambem contribuiu para a popularizaçao dos esportivos em forma de cunha ja em 1966 quando foi contratado pelo estudio ghia ele desenhou o de tomaso mangusta o antecessor do pantera sua caracteristica mais marcante talvez seja a tampa do motor que e bipartida e certamente inspirou gordon murray com seu t 50 mas o que geralmente passa despercebido e a silhueta da carroceria que embora nao tenha perfil de cunha tao acentuado ja traz o capo baixo e o para brisa bem inclinado [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 268366 268367 ] dois anos depois em fevereiro de 1968 giugiaro deixou a ghia e fundou sua propria firma de design a italdesign giugiaro seu primeiro cliente foi giotto bizzarrini que meros 40 dias depois apresentava o conceito bizzarrini manta assinado por giugiaro no salao de turim o bizzarrini manta talvez seja um dos mais desconhecidos supercarros em forma de cunha da epoca mas tambem foi um dos primeiros e incidentalmente um dos que levaram a ideia mais ao extremo com dianteira bem curta e uma linha ininterrupta entre o bico e o teto ele so nao tinha portas muito criativas elas abriam para a frente da forma convencional tanto gandini quanto giugiaro adotaram o estilo em forma de cunha com força nos anos seguintes em 1969 ambos apresentaram conceitos com base na mecanica fiat gandini ainda trabalhando com a bertone desenhou o abarth a112 runabout um roadster de motor central traseiro feito com base na plataforma do autobianchi a112 e que mais tarde daria origem ao fiat x1/9 ja giugiaro atuando por conta propria criou o abarth 1600 coupe feito sob encomenda da preparadora especializada em fiat o carro tinha um chassi do tipo spaceframe e um motor quatro cilindros de 1 6 litro montado na traseira seu perfil em forma de cunha nao era tao acentuado quanto no a112 runabout mas o basico estava ali de acordo com registros historicos ele nao foi produzido porque pouco tempo depois a abarth foi comprada pela fiat que cancelou o projeto ainda em 1969 giugiaro tambem criou sua propria versao do que seria um alfa romeo em forma de cunha o alfa romeo iguana que assim como o carabo de gandini usava o 33 stradale como base embora fosse radical e moderno para a epoca o iguana estava mais proximo de um carro de rua que o carabo infelizmente ele nao passou de um conceito [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 268371 268372 ] um detalhe interessante do alfa romeo iguana era a carroceria sem pintura com acabamento em aluminio escovado anos mais tarde em 1981 o delorean dmc 12 tambem assinado por giugiaro foi lançado com carroceria de aço inoxidavel escovado esta tendencia continuou na decada seguinte gandini o levou ao extremo logo de cara ainda em 1970 com o conceito stratos zero apresentado exatamente 12 meses antes do prototipo que se tornaria o lancia stratos a carroceria extremamente baixa com apenas 84 cm exigia que o para brisa funcionasse como porta abrindo para cima enquanto as laterais tinham janelas que iam ate o assoalho [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 268373 268374 ] no mesmo ano giugiaro trabalhou ao lado do pessoal de stuttgart para criar o conceito porsche tapiro feito com base no 914 com motor de seis cilindros com portas asa de gaivota ele foi provavelmente o porsche mais italiano ja feito a razao pela qual ele nunca foi produzido jamais foi esclarecida mas provavelmente tem a ver com o radicalismo do design que era totalmente oposto ao que a porsche fazia [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 268376 268377 ] todos estes carros em algum momento ja foram chamados de pioneiros da carroceria em forma de cunha e como todos eles foram assinados por marcello gandini e giorgetto giugiaro em um periodo bastante curto apenas quatro anos e eram muito parecidos nao e um absurdo tao grande imaginar que os dois designers italianos foram os responsaveis por difundir este tipo de carroceria pela industria [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 268379 268380 ] nos anos que se seguiram os dois deram forma a varios carros iconicos assinados por outros designers ja em 1971 por exemplo tom tjaarda foi contratado pela de tomaso para projetar o pantera supercarro com motor v8 ford feito para o mercado americano outro caso interessante foi o aston martin lagonda de 1976 com o qual o projetista britanico william townes aplicou o perfil em cunha a um seda de luxo e a ideia seguiu popular ainda por muito tempo e nao apenas em supercarros mas tambem em esportivos mais comuns feitos por fabricantes do mundo todo
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