Você já deve ter visto pelos sites de classificados aquelas capas plásticas coloridas com o logotipo da Brembo. Caso isso seja novidade para você, tratam-se de capas de plástico que se encaixam sobre as pinças originais e sem-graça do seu carro, e elas servem para que todo mundo pense que você tem freios fodásticos no seu carro. Eu mesmo já caí nessa uma vez, antes de descobrir que isso existia.
Mas agora, o negócio dos Brembo de mentira foi muito mais além: segundo , de Hong Kong, uma fábrica clandestina liderada por um mecânico chamado Chen fabrica componentes de freio da Brembo e da AP Racing. Sim: eles produzem discos, pinças e pastilhas falsificados.
Segundo o Next Media, os equipamentos são vendidos tanto na China quanto em Taiwan, e custam cerca de um terço de um conjunto original.
Para investigar a fábrica, os repórteres da Next Media se passaram por comerciantes em comprar os componentes por atacado para revendê-los, e assim conseguiram entrar no local. Segundo os relatos, havia um grande estoque de peças embaladas em caixas com a mesma identidade visual dos componentes originais, e até mesmo o desenho e as cores das pinças são copiados do catálogo original.
Questionado sobre os riscos de utilização de componentes não-originais, Chen afirmou aos repórteres que “inúmeros pilotos usam seus freios em Macau (onde há o famoso Circuito da Guia, montado nas ruas da cidade) e “ninguém nunca teve problemas”.
Mas ainda que as peças forem seguras, esta não é a principal questão aqui, e sim a ilegalidade de produzir cópias não autorizadas de equipamentos consagrados em todo o mundo. Recentemente a fabricante de rodas BBS declarou guerra aos piratas devido ao prejuízo causado pela concorrência desleal, além do dano incalculável à imagem da marca ao ser atribuída ilegalmente a produtos de qualidade inferior.
Fábrica da Brembo na Itália
Diferentemente das rodas BBS, as pinças falsas da Brembo e AP Racing ainda não são encontradas no Brasil, mas já é possível encontrar alguns modelos para motos nos sites chineses de venda por atacado e até no eBay. Será apenas uma questão de tempo até que apareçam por aqui?