O Volvo Concept Estate não é apenas uma perua estonteante. Ele também é a base de lançamento para uma série de novidades que estarão nas ruas em breve. A primeira delas é o novo estilo interior dos futuros Volvo. A outra, é o sistema CarPlay da Apple, a integração entre smartphones e nossos carros que todos esperavam.
Até agora, os fabricantes desenvolveram por conta própria seus sistemas de entretenimento e integração com smartphones e dispositivos pessoais. O problema é que eles são bons e fazer carros, e não interfaces, e por isso os sistemas como MyTouch, SyncConnect, DriveStyle etc. tentam imitar seu smartphone com aplicativos próprios que não têm função fora do carro, e para piorar as coisas, eles tendem a ser limitados ou difíceis de operar. Então por que não colocar seu smartphone na tela do carro?
É por isso que nos últimos meses os desenvolvedores dos grandes sistemas operacionais mobile — iOS e Android — entraram no jogo do entretenimento onboard, e parece que a Apple saiu na frente com o CarPlay.
Resumidamente, o sistema coloca todos os aplicativos e funcionalidades do seu iPhone na interface do seu carro, permitindo que você acesse mensagens, chamadas, mapas, biblioteca musical e vários outros aplicativos pela tela sensível ao toque original do carro. Ele é tão simples e avançado, que chega a ser óbvio. Quem nunca quis apertar um botão e pedir ao carro que mostre o caminho até um restaurante?
A Apple já tinha parcerias com vários fabricantes para seu sistema Siri Eyes Free, mas a integração ainda era limitada pelos fabricantes e por isso nunca decolou. Agora, a Apple assumiu o controle, e isso significa que você não precisa esperar as atualizações do fabricante (que sempre demoram para aparecer) para poder integrar seus apps favoritos com o sistema do carro, pois as atualizações serão lançadas junto com as do iOS.
Outra fabricante que usará o sistema CarPlay da Apple é a Ferrari, mas diferentemente da Volvo, nas macchine o sistema terá botões físicos, que tendem a ser bem mais práticos de operar do que espaços delimitados em uma tela plana (embora a interface da Apple use botões bem grandes para facilitar a vida do motorista). Veja só como ele funciona na Ferrari FF:
Além de Volvo e Ferrari, o sistema será adotado também por alguns modelos da Mercedes-Benz, e mais adiante Jaguar, Land Rover e BMW, além de marcas mais acessíveis como Nissan, Peugeot, e GM. O CarPlay chega como parte de uma atualização do iOS7, e só funcionará com iPhones de conector Lightning — ou seja: os modelos 5, 5S e 5C.
Agora, se você não planeja comprar um carro novo, ou não tem um iPhone, isso não significa que você terá que usar seu smartphone pendurado num suporte de camelô. A Pioneer tem uma parceria bem consolidada com Apple e Google para o seu chamado, que é basicamente um CarPlay para alguns aparelhos Pioneer, integrado por meio de um aplicativo e um cabo especial. A maioria dos DVDs da marca vendidos no Brasil já tem essa função.
[ Fotos: Volvo, Jalopnik ]