Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco!
O Zero a 300 é um oferecimento do , o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, (e não esqueça de ativar o sininho)!
Novo Audi RS3 aparece camuflado em foto oficial
A nova geração do Audi RS3 deve chegar em breve como hatchback e sedã – e a fabricante de Ingolstadt até já divulgou um teaser de seu esportivo mais acessível.
A boa notícia: ao que tudo indica, o RS3 vai manter o motor cinco-cilindros turbo. Dizemos isso porque, na foto promocional divulgada nesta semana, com toda a família RS reunida, os dois exemplares camuflados do RS3 exibem a sequência de ignição (1-2-4-5-3) do motor 2.5 turbo. Espera-se potência de pelo menos 400 cv, com tração nas quatro rodas e zero a 100 km/h em cerca de 4 segundos.
Os carros foram fotografados de longe, mas é possível discernir seus elementos visuais básicos – os para-choques com desenho mais agressivo e entradas de ar maiores, a grade com moldura larga e, claro, rodas maiores, pneus mais largos e suspensão mais colada no chão.
As fotos foram publicadas para acompanhar uma entrevista com Sebastian Grams, recém-nomeado diretor geral da divisão Audi Sport. Grams falou sobre o futuro híbrido dos Audi RS, e diz que a ideia é usar a eletrificação a favor do desempenho – “redefinir os limites do que é possível, de olho no futuro”. Por outro lado, os novos RS3 sedã e hatchback deverão ser os últimos modelos da linha a contar com motor a combustão puro. O que nos leva a crer que a Audi fará o possível para torná-los os melhores da linhagem.
Honda Civic hatchback ganha primeiro teaser oficial
Depois de mostrar o novo Civic sedã, a Honda agora revela o primeiro teaser da versão hatchback. Por ora temos apenas a silhueta, e ela mostra que a nova geração seguirá o perfil fastback do modelo anterior.
Se o Civic sedã de 11ª geração assumiu um perfil mais tradicional e conservador, com inspiração latente no Accord, o hatchback fará o caminho oposto: fontes familiarizadas com o carro informaram à imprensa que a ideia é mesmo o contraste, e com isso o hatchback terá uma traseira mais agressiva e arrojada, em busca de uma personalidade mais esportiva – e mais adequada ao futuro Type-R, que já é um dos hot hatches mais aguardados para os próximos anos.
Quem já viu o novo Civic hatchback diz que ele terá lanternas traseiras não muito diferentes da geração anterior, com formato mais arredondado e uma régua conectando as duas peças – possivelmente iluminada por LEDs.
A dianteira e o interior, por sua vez, deverão manter o estilo mais horizontal do sedã – o que, honestamente, não é problema algum: a cara de “mini Accord” caiu bem ao novo Civic e deve oferecer um bom espaço para as mudanças da versão mais esportiva; e o interior trouxe uma bem vinda evolução em estilo e arquitetura, com painel mais esguio e cabine aparentemente mais arejada.
Se a Honda seguir o cronograma do sedã como Civic hathcback, podemos esperar uma revelação completa antes do fim do ano.
Novo Peugeot 3008 é confirmado para o Brasil em junho
A Peugeot confirmou nesta semana que a nova geração do 3008 para o Brasil. O crossover tem lançamento programado ainda para este mês, mas a data exata ainda não foi divulgada.
O Peugeot 3008 foi renovado por completo na Europa em setembro de 2020, usando como base a plataforma do novo 308 (que não tem previsão de chegada ao Brasil). Ele adota a nova linguagem visual da Peugeot, com inspiração no estilo do 208: faróis mais afilados com LEDs que lembram as garras de um felino, grade com “borda infinita” e lanternas traseiras também com elementos de LED verticais – conectadas por um aplique em preto brilhante.
O anúncio veio acompanhado de um teaser em vídeo que, ao que tudo indica, mostra a versão GT, mais recheada e com visual ligeiramente mais agressivo. Trata-se de uma variante intermediária, com preço que deve ficar na casa dos R$ 250.000. Esta estratégia deixa espaço tanto para uma variante mais em conta, como a Allure, como para uma opção mais cara – possivelmente chamada Griffe, seguindo a nomenclatura atual.
É bem provável que o novo Peugeot 3008 mantenha o motor 1.6 THP já usado pelo modelo atual, com 165 cv a 6.000 rpm e 24,5 kgfm de torque a 1.400 rpm e acompanhado de uma caixa automática de seis marchas. Na Europa, o crossover usa uma evolução desse motor, com 180 cv, mas sua adoção no Brasil ainda não é certa.
Renault Captur com motor 1.3 turbo começa a ser fabricado no Brasil
A Renault anunciou nesta semana o início da produção do crossover Captur com motor 1.3 turbo TCe. A novidade vem substituir a versão com motor 2.0 aspirado como alternativa ao 1.6 flex SCe.
Desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz, o motor TCe 1.3 turbo entrega até 163 cv – potência no Mercedes-Benz Classe A, por exemplo. Usado pelo Renault Duster colombiano, ele tem 154 cv. O torque, porém, é maior no Duster que no Classe A: 27,5 kgfm contra 25,5 kgfm.
No caso do Captur, independemente do acerto, o motor deverá ser acoplado a uma transmissão CVT, levando a força para as rodas dianteiras.
Além de confirmar o novo motor, a Renault também divulgou um teaser que mostra o novo Captur coberto por um pano preto, mostrando apenas a assinatura de luz dos faróis de LED. Ou seja: o crossover receberá um facelift – provavelmente seguindo as linhas da versão russa (abaixo), com faróis levemente redesenhados e para-choque dianteiro com entradas de ar maiores.
O interior também deve passar por uma atualização, com materiais de melhor qualidade, acabamento mais caprichado e ergonomia revista – os comandos do cruise control, por exemplo, devem ser reposicionados para o painel (atualmente eles ficam abaixo do freio de estacionamento, local de acesso difícil). Fora isso, a central multimídia Easy Link com tela de 8 polegadas deverá ser adotada.
O lançamento do novo Renault Captur com motor 1.3 TCe deve acontecer nas próximas semanas.
Picape Ford Maverick deve ganhar versão elétrica
Esta aqui não surpreende: a Ford praticamente confirmou que estuda uma versão elétrica da Maverick, sua recém-revelada picape intermediária.
Na verdade, quem deu a informação não foi a Ford, mas sim Mike Levine, Gerente de Comunicações de Produto da Ford na América do Norte. Respondendo ao tweet de um seguidor que questionava a possibildade, Levine postou uma imagem de uma apresentação da Ford na qual a silhueta de uma picape com plataforma elétrica (note as baterias no assoalho) é mostrada.
— Mike Levine (@mrlevine)
Embora a imagem em si não confirme que se trata de uma versão elétrica da Ford Maverick, é sobre ela que as apostas estão concentradas. Isto porque a estratégia do Oval Azul com a nova picape monobloco é bem agressiva, com preços bem em conta – a versão mais barata, a XL, custa menos que o EcoSport – e capitalizar uma versão elétrica faria bastante sentido. Além disso, há pouco tempo foi revelada a F-150 elétrica, que trouxe de volta o sobrenome Lightning, então o próximo passo lógico é dar uma versão Lightning também à Maverick.
Caso o plano se concretize, será mais uma evidência de que a Ford Maverick é um produto mais sofisticado e moderno – o que significa que, quando desembarcar no Brasil, ela não deve ficar tão próxima da Fiat Toro em preço e posicionamento de mercado.