existem muitas fabricantes de rodas no mundo e muitas delas criaram desenhos que hoje sao considerados classicos o titulo deste post pode ser um tanto exagerado e talvez caso alguem um dia decida fazer um censo abrangendo entusiastas de todo o planeta descubra se que na verdade a fabricante de rodas mais lembrada e conhecida no mundo seja outra [gt40 content search= bmw widget= 1 title= quem gosta de bbs tambem gosta de bmw ] dito isto caso esta mesma pesquisa imaginaria e um provavelmente inviavel apontasse que sim a bbs e a fabricante de rodas mais conhecida popular e influente do mundo nao ficariamos surpreso e fato que as rodas da bbs em especial as raiadas como a classica rs sao vistas como modelos extremamente versateis que ficam bem em qualquer carro e claro que gosto e senso estetico sao coisas subjetivas mas e como dizem contra fotos nao ha argumentos nem todos os carros fazem o estilo de todo mundo mas com certeza algum deles faz o seu estilo mesmo sendo tendo um visual retro as bbs raiadas conseguem harmonizar com carros modernos tao bem quanto o fazem com classicos dos anos 60 70 e 80 com algumas exceçoes e a gente tambem nao costuma ver carros muito mais antigos do que isto usando rodas bbs mas isto ate que faz sentido considerando que a companhia foi fundada em 1970 mas como esta historia começou bem foi quando os alemaes heinrich baumgartner e klaus brand se juntaram para abrir uma fabrica na cidade de schiltach que fica no estado de baden wurttemberg no sul da alemanha o nome foi escolhido de forma pratica tipicamente alema usando as iniciais dos sobrenomes dos dois amigos e da cidade onde a companhia foi fundada baumgartner brand schiltach bbs curto e facil de memorizar ao menos ate que se descobre o nome completo da empresa bbs kraftfahrzeugtechnik que significa bbs tecnologia automotiva em alemao agora engana se quem acha que a bbs começou fabricando rodas a ideia de baumgartner e brand era produzir componentes plasticos para automoveis como spoilers asas traseiras retrovisores e polainas quer ver so o bmw serie 3 e21 abaixo esta equipado com um spoiler dianteiro bbs abaixo do para choque bacana nao foi em 1972 que o foco da companhia começou a mudar naquele ano baumgartner e brand desenvolveram uma nova tecnica para a produçao de rodas a construçao em tres peças separadas 3 piece miolo center aro lip e tala barrel batizado bbs rs este primeiro modelo de roda foi usado primeiro em carros de competiçao inspirado pelas rodas raiadas dos anos 50 muito populares por seu baixo peso e pela praticidade na instalaçao com um unico parafuso de fixaçao o chamado cubo rapido no caso das bbs rs o miolo feito a partir de uma unica peça de metal era bem mais resistente do que uma porçao de raios de arame e a divisao em tres partes em uma construçao modular permitia que se fabricasse rodas de largura e offset diferentes de forma mais rapida barata e pratica sem prejudicar a rigidez da peça como a bbs ja fornecia componentes plastico para a bmw nao foi dificil convence los a usar tambem suas rodas em seus carros de corrida e por isso que o iconico bmw 3 0 csl que dominou as provas de turismo na europa com seu motor seis cilindros de tres litros e 325 cv usava rodas bbs foi questao de tempo ate que o visual extremamente atraente das bbs conquistasse outras fabricantes alem de pilotos e equipes independentes isto levou a um crescimento exponencial da companhia nos anos que se seguiram e nao demorou para que surgisse demanda por rodas para carros de rua ja antes do inicio dos anos 80 a bbs esforçou se para atender aos que queriam rodas iguais as que viam nas corridas em seus proprios carros as bbs civis eram inspiradas nas rodas de competiçao mas para conter custos no inicio eram feitas de liga leve fundida enquanto as rodas de competiçao tinham miolo forjado com aro e tala de metal torneado processos que eram mais caros mas garantiam maior resistencia as rodas as informaçoes historicas a respeito dos primeiros modelos de rodas bbs feitas para carros de rua divergem bastante e a propria companhia conta sua historia de forma resumida e consenso geral que as rodas bbs rs provavelmente foram as primeiras seguidas rapidamente por outros modelos como a bbs rz a versao em peça unica fundida da rs; e a bbs rg que era construida como uma roda de corrida com miolo forjado a letra g de seu nome quer dizer geschmieded ou forjado em alemao a bbs rz ficou famosa ao ser a roda que vinha de serie na primeira geraçao do bmw m3 e30 lançada em 1985 as fabricantes alemas tambem agiram rapido ao adotar as rodas bbs como equipamento de serie em alguns de seus modelos a bmw foi uma das primeiras antes mesmo do m3 e30 ai em cima o bmw serie 5 da geraçao e12 ja usava rodas bbs de fabrica melhor ainda o modelo era o m535i movido por um seis cilindros de 3 5 litros e 231 cv que era o bmw de rua mais rapido do mundo quando foi lançado em 1980 naquele ano foram produzidas 220 000 rodas na fabrica em schiltach mercedes benz audi volkswagen porsche e opel ou seja as mais importantes fabricantes alemas tambem começaram a usar rodas bbs como equipamento de serie em seus carros e nao apenas modelos desenhados pela bbs mas tambem rodas criadas por seus proprios designers que eram feitas pela companhia sob encomenda novos modelos eram adicionados a linha ano a ano e o ritmo de produçao aumentou a ponto de a bbs precisar abrir uma nova fabrica em 1987 a fim de conseguir suprir a demanda em 1990 procurando expandir sua atuaçao a bbs lançou duas novas linhas de acessorios volantes e bancos voce nao deve ter visto muitos volantes da bbs por ai e ha uma boa razao para isto eles nao eram exatamente bonitos ja os bancos eram parecidos com os recaro da epoca dito isto as rodas da bbs iam melhor do que nunca em 1994 a fabricante firmou acordos com a pininfarina e com a bugatti para fornecer rodas para seus conceitos e no caso da bugatti para o supercarro eb110 foi nesta epoca que a bbs começou a diversificar ainda mais os desenhos de suas rodas em 1995 comemorando 25 anos de sua fundaçao a companhia lançou a bbs rs ii que tinha o intuito de inaugurar uma nova era no design das bbs trocando os raios cruzados cross spokes por raios duplos a inspiraçao eram as bbs lm que começaram a ser produzidas no ano anterior para os prototipos que competiam nas 24 horas de le mans e tambem ganharam uma versao civil [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] tambem nos anos 1990 a bbs começou a fornecer rodas de magnesio para diversas outras categorias a dtm a super gt e ate mesmo a formula 1 em 1994 michael schumacher venceu seu primeiro titulo mundial na formula 1 usando rodas bbs de magnesio forjado em seu benetton apesar da popularidade de suas rodas e da expansao no segmento oem tornando se fornecedora de diversas fabricantes de automoveis fora da alemanha saab subaru lexus mazda ford jaguar e volvo para citar apenas algumas delas a bbs passou por maus bocados nos anos 2000 por conta do mercado de replicas um nome mais bonito para as falsificaçoes via de regra a companhia viu se com problemas financeiros que levaram a uma declaraçao de falencia em 2007 ao que a bbs foi prontamente adquirida por um grupo de investidores belga chamado punch international felizmente na mesma epoca a bbs começou a dividir suas operaçoes abrindo subsidiarias no japao e nos estados unidos o que de certa forma ajudou a manter a produçao acontecendo mesmo com a crise financeira tanto que em 2011 a bbs começou a produzir no japao rodas ultra leves feitas de super duraluminio mesmo material usado nas estruturas dos avioes o primeiro modelo de roda feito de super duraluminio forjado foi a bbs ri com cinco raios finissimos que na medida 19x8 5 pesa apenas 7 9 kg em 2015 em sua inovaçao mais recente a bbs começou a produzir em serie rodas de magnesio forjado usando a tecnologia adquirida como fornecedora da formula 1
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.