O ano de 2016 vai ser intenso para os fãs de games de corrida. Enquanto Gran Turismo 7 e Forza Motorsport 7 não chegam, as duas grandes franquias de corrida dos consoles ganham novos spin-offs. Forza Horizon 3 promete ser um divertido e belíssimo game de corridas de rua que também vai funcionar como uma enorme rede social, enquanto Gran Turismo Sport chegará com menos carros do que de costume, porém com um foco muito maior no automobilismo e em trazer as competições para o mundo real.
E é deste último que vamos falar agora, porque a Polyphony Digital acaba de soltar alguns vídeos bem interessantes e uma galeria com mais de 100 imagens do game. São mais de 10 minutos de gameplay, mostrando cenas de corrida, menus e o novo modo fotográfico, e fotos das paisagens, dos carros (por dentro e por fora) e da interface de Gran Turismo Sport. Vamos dar uma olhada?
O primeiro trailer, de quase 10 minutos, foi exibido em Los Angeles durante a E3 2016 (que, aliás, acaba hoje). É o mais perto de jogar uma demo de GT Sport que se pode chegar. Sério.
Os caras deram destaque aos carros de turismo — alguns reais, como o Chevrolet Corvette C7.R, e alguns ficcionais, como o Bugatti Vision Gran Turismo (que, bem, é quase um Bugatti Chiron de corrida). O visual é simplesmente à prova de críticas — o primeiro título da franquia para o PlayStation 4 realmente será muito bonito. Os efeitos de luz são impressionantes e a modelagem dos carros está perfeita. O que nos faz lembrar que se trata de um game são os pneus (que, por alguma razão, nunca são tão realistas quanto o restante do carro) e algumas texturas dos cenários.
Ah, e tem a questão do som, também. A Polyphony insinuou que utilizaria um novo método para capturar os roncos dos carros mas, no vídeo, eles ainda parecem bastante sintetizados e praticamente iguais para todos os carros — há um barulhinho de indução ali, uma timbre mais rouco aqui, mas no geral o barulho dos motores continua sendo um dos pontos fracos de Gran Turismo Sport.
O que é uma pena, visto o capricho em todo o resto. Os menus são absurdamente bonitos, com as dimensões dos carros aparecendo em tempo real, e visão simultânea do lado de fora e do interior quando se está escolhendo um novo possante.
Falando em visual, o modo fotográfico é um show à parte. Dá para escolher entre centenas de cenários diferentes e extremamente realistas. A variedade também é muito grande, com circuitos reais e originais do game, paisagens naturais, cidades, garagens, oficinas e showrooms.
Pode-se colocar mais de um carro na cena e posicioná-los milimetricamente. Se você for do tipo que posta tudo no Instagram, vai gostar dos filtros de foto, mas dá para fazer algo mais sofisticado usando as próprias ferramentas do modo fotográfico.
Os outros vídeos também mostram cenas do gameplay capturadas diretamente do PS4. O primeiro é como uma versão resumida do vídeo da E3, com demonstrações das corridas e do modo fotográfico (acima).
O segundo (abaixo), porém, é o mais bacana e dá uma boa ideia de como serão disputados os campeonatos sancionados pela FIA: todos os participantes em uma enorme sala, cada um com seu PS4, sua TV e seu volante, todos conectados em uma mesma corrida. E tem até um comentarista narrando a prova ao vivo. P quase todos os efeitos, é uma corrida de verdade — exceto que no videogame. Sem dúvida nos parece uma ideia interessante.
E, se você joga GT há muito tempo, tente não se arrepiar pela milionésima vez com “Moon over the Castle”
Agora, se o que você quer mesmo é ficar de boca aberta com a qualidade gráfica de Gran Turismo Sport, só dê uma olhada nas mais de 100 imagens da galeria abaixo. A gente jura que não misturou fotos “de verdade” no meio — é tudo capturado diretamente do jogo.
Agora, a pergunta que não quer calar: com isto tudo, dá para relevar o ronco de aspirador de pó dos carros?