Neste fim de ano, estamos completando um longo ciclo de antigos pedidos dos nossos leitores. Há pouco mais de dez dias, entrou no ar o fórum do FlatOut. Dois dias depois, anunciamos . Nossa loja entrará no ar em breve. Mas havia algo que ainda precisávamos reparar. Nossa equipe nunca tinha coberto o Bubble Gun Treffen in loco. Até ontem.
Para compensar o atraso, nesta oitava edição do BGT, decidimos entregar algo especial. Neste primeiro post, temos quase 300 (!) fotografias feitas no capricho, todas ampliáveis em alta (basta clicar), para todo mundo que não pôde estar aqui conseguir acompanhar praticamente em tempo real – pois hoje é o dia em que o grande público comparece em peso.
Neste registro, feito durante toda a manhã e a tarde de sexta-feira, devemos ter algo perto de 70% dos carros expostos nos espaços principais, que foram chegando ao longo do dia. À noite vi que alguns automóveis especiais chegaram e já sabemos que hoje, mais tarde, a Volkswagen irá apresentar o Gol GT (que vocês viram no Salão) e, mais especial ainda, a Parati EDP, um conceito de customização que foi apresentado pela Volks no Salão de 1996 – duas décadas atrás! Então contem com um bonus track da nossa cobertura.
A riqueza de estilos e épocas do BGT é sua principal assinatura. Apenas no mundo dos Fuscas, temos diversas linguagens se entrelaçando e convivendo: europeia clássica e contemporânea, americana Rat e Cal Look, boa parte delas já com temperos brasileiros – miscigenação é o maior traço da nossa cultura, e isso se reflete na cultura automotiva, evidentemente.
Talvez a grande diferença do mundo VAG para as outras cenas é a amplitude de tudo. Há carros de praticamente todas as épocas, classes sociais e aplicações (circuito, drag, preparado de rua, exposição, customizado de rua), modificados seguindo escolas que muitas vezes se opõem. Ao passear na galeria deste post, disposta propositalmente de forma sortida, você vai encontrar vários carros de estilos que talvez você não curta. Esta falta de linearidade é diferente, por exemplo, do que acontece na cena dos Honda Civic, no qual o default é a pegada street performance, quase sempre com inspiração racing.
Como sempre acontece, muita gente veio de longe para estar no BGT 8. Encontrei diversos leitores dos estados do Sul do Brasil, bem como do Nordeste – caso da turma do Redcrew.
Neste sentido, vale destacar a turma do Paraguai, que viajou cerca de 1.200 km a bordo de cinco carros muito bacanas. Um deles consideramos um dos principais destaques do evento – pela raridade e pela pegada FlatOuter do modelo! Trata-se do Golf R32 mk4 de Jorge Olmedo. De acordo com a turma do VW Golf Club, este é o único R32 legítimo desta geração no País – ao menos, até domingo, quando Jorge volta para Cidade do Leste.
Olmedo nos contou que este era o grande sonho de sua vida. Após três meses de busca, ele foi encontrar o seu R32 no Japão – de acordo com Jorge, um facilitador é o sistema de avaliação deles para os carros vendidos em leilões, no qual constam notas para o estado de diversos quesitos do veículo, como o interior, carroceria e mecânica.
Depois dos cinco mais longos meses de sua vida, e incontáveis escalas em diversos países da Ásia, como China e Malásia, finalmente o Golf chegou em suas mãos. É um carro Euro-spec (ele traz faróis com projetores e lanternas e forração de teto diferentes do modelo norte-americano, além de dispensar os piscas laterais nos para-choques), já com direção do lado esquerdo. Ele está praticamente 100% original, apenas com rodas e sistema de escape diferente. Falando nisso, gravei o ronco do VR6 3.2 24V de 241 cv para você dar uma saboreada!
Mega galeria BGT 8!
Tem para todos os gostos: clássicos originais, raridades como os Corrado e Polo GTI, o famoso (e monstruoso) S2 Coupé da Motorfort, um Porsche 911 customizado ao estilo Magnus Walker (incluindo suas rodas 52 Outlaw), as valentes Kombi prestando serviço com estilo, carros de arrancada, preparados de rua e alguns modelos restaurados e personalizados com pegada de show car – casos da dupla Wolfsburg Edition (custom) Voyager e Passat, a Saveiro aircooled e o Gol azul do Portuga. Merece menção também o Up TSI da BTS, que você conheceu em detalhes neste post aqui e, para encerrar nossa galeria com chave de ouro, a carreta de clássicos oitentistas da famosa oficina de restauração , incluindo o GT de R$ 100 mil e o Gol GTI que participou do Acelerados.
Não esqueça de botar nos comentários as fotos dos seus favoritos!