Com o fim do ano chegando, muita gente aproveita a oportunidade para tentar comprar um carro a um preço mais camarada. Também é nesta época que começam a sair as “estatísticas automotivas” dos últimos 12 meses — começando com as cores favoritas no ano e, agora, com os carros que menos desvalorizaram.
A pesquisa, feita pela agência AutoInforme, pode ajudar quem pretende comprar um carro novo a decidir — afinal, não são poucos os que levam em conta o valor de revenda na hora de comprar um carro. Em 2014 a agência decidiu dar um estímulo a mais às fabricantes cujos modelos menos sofreram depreciação ao longo de 12 meses (de novembro de 2013 a novembro de 2014) e criou o Prêmio Maior Valor de Revenda. Contudo, a base da pesquisa é a mesma e o método, também, comparando os preços de 100 veículos diferentes, separados em 15 categorias.
As categorias foram as seguintes: Comercial, Carro de Entrada, Hatch, Hatch Médio, Hatch Premium, Minivan, Monovolume, Perua, Picape Pequena, Picape Média, Sedã Pequeno, Sedã Médio, Sedã Grande, Utilitário Esportivo Pequeno e Utilitário Esportivo Grande.
Os carros de 22 marcas foram analisados e, ainda que algumas fabricantes expressivas tenham ficado de fora — como a BMW, que poderia ter feito companhia à Audi e à Mercedes-Benz mas foi representada apenas pela Mini —, é possível ter um bom panorama da desvalorização dos carros comercializados no Brasil em um ano.
Seria a oportunidade perfeita para transformar este monstrinho em realidade?
O diretor da agência AutoInforme, Joel Leite, diz que mais importante que perguntar “por que um carro perde valor, deveríamos questionar por que um carro mantém seu valor de mercado alto por mais tempo”. Para isso, é preciso estar atento a diversos fatores que interferem na desvalorização (ou resultam na falta dela) ao longo do tempo, tais como o tamanho do carro, a marca, o atendimento nas revendas, o pós-venda e, obviamente, a aceitação do mercado.
Além de reconhecer os veículos que menos depreciaram em cada categoria, a AutoInforme premiou o carro com menor desvalorização entre todos os que foram incluídos — e o título ficou com o Chevrolet Onix, na categoria “Hatch”, cujo valor de revenda caiu em apenas 8,5% em relação ao preço do zero-quilômetro em novembro de 2013.
Os vencedores de cada categoria estão listados a seguir, acompanhados da porcentagem de desvalorização.
Entrada
Fiat Palio Fire, -10,9%
Hatch Médio
Volkswagen Golf, -10,3%
Hatch Premium
Fiat 500, -12,4%
Minivan
Chevrolet Spin, -12,7%
Monovolume
Honda Fit, -11,7%
Perua
Fiat Palio Weekend, -13,8%
Picape pequena
Fiat Strada, -11,2%
Picape Média
Toyota Hilux, -13,2%
Sedã Pequeno
Hyundai HB20S, -11,6%
Sedã Médio
Toyota Corolla, -12,7%
Sedã Grande
Ford Fusion, -13,1%
Utilitário Esportivo Pequeno
F0rd Ecosport, -11,1%
Utilitário Esportivo Grande
Honda CR-V, -11,9%
Comercial
Renault Master, -10,7%
A lista completa e os resultados de cada categoria você confere abaixo (clique para ampliar):