Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como , , e muito mais!
Camaro 2019 começa a ser vendido no Brasil
Depois de ser apresentado no Salão do Automóvel o Camaro 2019 enfim inicia suas vendas no Brasil, apenas na versão SS. O cupê vem por R$ 328.990 e o conversível por R$ 365.990, ambos sem opcionais disponível. O motor continua sendo o V8 LT1, de 6,2 litros e 461 cv, já o cambio automático de 8 marchas da GM foi trocado pela nova transmissão de 10 marchas desenvolvida em conjunto com a Ford, a mesma do rival Mustang.
Outra coisa em comum com o Mustang é o Line Lock, que permite travar as rodas dianteiras para facilitar os burnouts ou aquecer os pneus antes de uma arrancada. O controle de largada também é novo e ajustável, o motorista pode escolher a faixa de rotação e a porcentagem de escorregamento das rodas.
Junto da nova frente de gosto duvidoso o Camaro ganhou em tecnologia para se manter atual frente ao Mustang. A central multimídia MyLink agora tem tela com maior definição, integração com o ar-condicionado, microfone extra e atualização via Wi-Fi. O retrovisor interno veio dos Cadillacs e pode mostrar imagens da câmera traseira, melhorando o campo visual. (ER)
Chery prepara lançamento do sedã Arrizo GX e do SUV Tiggo 8
Depois do sedã Arrizo 5 e dos SUVs Tiggo 5X e Tiggo7, este último lançado há poucas semanas, a Chery já está trabalhando para colocar mais dois novos modelos no mercado brasileiro: o Arrizo GX, sedã feito para brigar com o Toyota Corolla e o Honda Civic; e o Tiggo8, SUV de grande porte com sete lugares que ocupará o topo da gama.
Ambos os modelos compartilham a mesma plataforma – a M1X, desenvolvida em parceria com a Jaguar Land Rover, já usada pelo Tiggo 7 e pelo 5X. E também terão o mesmo motor: o 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 mkgf de torque, acoplado a uma caixa de dupla embreagem e seis marchas.
De acordo com os colegas do Motor1, o primeiro a chegar será o Tiggo8. Ele será produzido na fábrica da CAOA em Anápolis/GO, de onde também sai o Hyundai iX35, com estreia marcada para o segundo semestre de 2019. Já o Arrizo GX, que será produzido em Jacareí/SP, só deve estrear no ano que vem. (DH)
BMW M2 CS deverá ter 445 cv e câmbio manual de seis marchas
Já faz alguns meses que a BMW está preparando a versão CS de seu M2, mas até agora não havia nada muito concreto a seu respeito. Um usuário do Bimmerpost, contudo, diz ter conversado com uma fonte ligada à marca, que confirmou o nome M2 CS em vez de CLS, como era especulado, e também a potência do motor S58, bem como a paleta de cores do esportivo.
Segundo o informante do Bimmerpost, o M2 CS terá uma variação de 445 cv do motor S58, potência muito próxima à do atual M4 CS, de 460 cv. Isso não será um problema, contudo, pois o M4 está prestes a ser atualizado e deverá, finalmente chegar perto dos 500 cv em suas versões de entrada. O conjunto de transmissão poderá usar a caixa manual de seis marchas ou DCT de sete marchas, ambas com o diferencial eletrônico do M4.
Além do motor e câmbio, o M2 CS também terá o sistema de suspensão com braços e manga de eixo de alumínio vindo do M4, bem como o sistema de freios e a inspiração para os apêndices aerodinâmicos, como o splitter e o spoiler traseiro de fibra de carbono. A paleta de cores terá quatro opções: preto “Black Sapphire”, branco “Alpine White”, prata “Hockenheim Silver” e azul “Misano Blue”.
Ainda não há detalhes sobre o lançamento, mas o modelo segue em testes com cada vez menos camuflagens. Não ficaríamos surpresos se ele fosse um dos destaques da BMW em Genebra. (LC)
Giulia e Stelvio ganham edição especial Alfa Romeo Racing
Inspirados pela volta da Alfa Romeo como equipe na Fórmula 1 em 2019, os modelos Giulia e o Stelvio ganharam uma edição especial chamada Alfa Romeo Racing, que será exibida no Salão de Genebra, em março. Tanto o sedã quanto o SUV vêm com uma pintura especial que imita o Alfa Romeo C38, carro da Alfa para esta temporada. Além disso, têm banco Sparco de fibra de carbono com costuras vermelhas, manopla de câmbio Mopar, também de fibra de carbono, e volante revestido em couro e Alcantara.
No caso do Giulia Quadrifoglio, a série Alfa Romeo Racing também tem teto de fibra de carbono aparente e rodas diamantadas de 20 polegadas, além de pinças vermelhas para os freios, que usam discos de carbono-cerâmica. Já o motor V6 de 2,9 litros recebeu um sistema de escape Akrapovic com tubulação de titânio que, segundo a Alfa Romeo, rende um ligeiro aumento de potência, mas a marca não fala em números. Originalmente, o Giulia Quadrifoglio tem 510 cv.
Também serão mostradas em Genebra outras edições especiais. Os Alfa Romeo Giulia e Stelvio Ti usam como base as versões com motor 2.0 turbo de 280 cv, e trazem detalhes estéticos inspirados nos modelos Quadrifoglio. Além disso, contam com insertos em fibra de carbono na grade, no cuore sportivo e nas capas dos retrovisores externos. (DH)
Preparadora anuncia kit 2JZ para o novo Supra
Era apenas uma questão de tempo até que aparecesse o primeiro kit de swap do motor 2JZ para o novo Toyota Supra. A preparadora americana CX Racing publicou nas redes sociais um teaser com o novo Supra exibindo o motor 2JZ no cofre. Claro, é apenas uma renderização, uma vez que a Toyota ainda não entregou nenhum Supra aos clientes. E é justamente por isso que estamos um tanto céticos quanto a esse swap.
Primeiro porque, a menos que tenha dissecado um Z4 — o que a CX Racing não parece ter feito — não há como ter certeza de que o motor 2JZ pode ser adaptado no cofre do novo Supra (por uma questão de espaço, coxins etc), nem se ele é compatível com o câmbio automático de oito marchas ou se há espaço para a instalação do câmbio do Supra de quarta geração, que era usado com o 2JZ. E ainda há algo que não pode ser feito com um Z4: a verificação de compatibilidade das ECU do carro, que são programadas pela Toyota no Supra e pela BMW no Z4.
Além disso, ainda há a real demanda por esse tipo de swap — que, certamente é bem menor que o ruído dos fãs na internet. Com quase 30 anos, o 2JZ não é um motor eficiente — e não estamos falando em consumo e emissões aqui — além de pesar 230 kg por ter bloco de ferro fundido, o que altera significativamente a distribuição ideal de peso do Supra de quinta geração (50:50).
Por ora, portanto, o kit da CX Racing é apenas uma ideia bem divulgada. Se ele se tornará-realidade, é algo que saberemos nos próximos meses, quando os carros começarem a ser entregues e a CX finalmente colocar suas mãos em um Supra. (LC)
Gran Turismo Sport terá Toyota Supra, Pagani Huayra e Mercedes SLR McLaren
O produtor de Gran Turismo Sport, Kazunori Yamauchi, anunciou no Twitter que o jogo ganhará uma nova atualização em breve, com cinco novos modelos de carros. Eles não foram revelados na mensagem, que tem apenas um daqueles teasers escurecidos, mas considerando que eles são carros já existentes, não é difícil identificá-los por suas silhuetas.
Tratam-se claramente do Toyota Supra, do Mercedes-Benz SLR McLaren, do McLaren F1, do Pagani Huayra e, provavelmente, do Mazda MX-5. O pacote será lançado no próximo dia 5 de março. (LC)
Pagani Automobili vai comemorar 20 anos no Salão de Genebra
Em relação a outras fabricantes de superesportivos, a Pagani Automobili ainda é um bebê: a empresa foi fundada há vinte anos, em 1999, quando foi apresentado no Salão de Genebra o Pagani Zonda C12, seu primeiro supercarro. Na época, a companhia se chamava Modena Design.
Agora, duas décadas depois, a Pagani voltará a Genebra para celebrar. Horacio Pagani, o argentino radicado na Itália que criou a companhia, anunciou que está preparando uma surpresa para o Salão de 2019. Foi publicado um teaser na conta oficial da Pagani no Instagram. Não há mais informações – apenas uma legenda enigmática, dizendo que “algo especial vai acontecer”.
Este algo especial pode ser o Huayra modificado que foi flagrado há alguns dias, mas só saberemos na semana que vem. (DH)
Chery anuncia recall para o New QQ por falha no motor
A Chery anunciou ontem (25) um recall para seu hatch compacto, o New QQ. Um total de 6.638 unidades, fabricadas entre março de 2017 e novembro de 2018, são afetadas pelo risco de desligamento súbito do motor.
O defeito está no módulo eletrônico de controle (ECM). Caso se manifeste, o problema pode causar a perda repentina de assistência aos freios e a direção, com risco de acidente e danos físicos e materiais aos ocupantes e terceiros.
O reparo no módulo, gratuito, já pode ser agendado junto às concessionárias da CAOA Chery. Para obter mais informações e saber se seu carro está envolvido no recall, você pode ligar para o telefone 0800 772 4379. (DH)