Histórias de carros roubados e recuperados depois de décadas têm se mostrado mais comuns do que se imagina. Há algumas semanas mesmo, publicamos a história de um Chevy Bel Air que foi roubado há 30 anos e recuperado recentemente totalmente restaurado.
Claro, essas histórias acontecem sempre nos EUA, e todo mundo que já assistiu Investigação Discovery sabe que nos EUA os tiras não ficam apenas comendo rosquinhas com café — eles comem rosquinhas com café enquanto investigam casos impossíveis. Por isso, encontrar um carro não é problema para eles, mesmo que leve 30 anos.
No Brasil, infelizmente, a história é bem diferente por vários motivos que todos conhecemos. Mas isso não significa que seja impossível. Na noite do último domingo, a Polícia Rodoviária Federal encontrou em Foz do Iguaçu/PR um Chevrolet Chevette que foi roubado há 18 anos!
A descoberta foi feita durante uma fiscalização de rotina na Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai. Durante a abordagem, os policiais verificaram as informações do carro no sistema da PRF e descobriram que as placas eram falsas e que o carro havia sido roubado em Santos/SP, no dia 27 de janeiro de 1996.
Segundo a polícia, os dois homens que estavam no Chevette foram levados à delegacia da Polícia Civil de Foz do Iguaçu, onde disseram ter comprado o carro no Paraguai. Eles foram liberados após a declaração, possivelmente por terem feito uma compra legal, já que a lei Paraguaia tem brechas que permite legalizar carros roubados no Brasil.
Apesar de ter recuperado o carro, a polícia ainda não encontrou o proprietário.
Infelizmente, o Chevette não teve a mesma sorte deste outro caso, sugerido pelo leitor Thiago Zaiden, que foi roubado e recuperado em 2007, mas em vez de ter sido depenado por algum desmanche clandestino , foi totalmente restaurado.
[ Foto: Polícia Rodoviária Federal ]