É hoje. Depois de anos da Toyota correndo praticamente sozinha na LMP1 e, mais recentemente na Hypercars, finalmente teremos o retorno das outras fabricantes na edição de 2023. Ferrari, Porsche, Cadillac e Peugeot, além da Vanwall e da Glickenhaus engrossaram a categoria e finalmente trazem alguma resistência e concorrência real à Toyota.
Prova disso é que, apesar de a Toyota ter vencido as três primeiras provas do campeonato, a Ferrari e a Porsche se mostraram competitivas até agora, dividindo os pódios nas três primeiras etapas do Mundial de Endurance. Agora, em Le Mans, a Ferrari conquistou a pole position e o segundo melhor tempo na classificação entre os Hypercars, com a Toyota espremida na terceira posição entre as Ferrari e um dos Porsche 963.
Mas… estamos falando das 24 Horas de Le Mans. E, como aprendemos em Ford vs. Ferrari, para vencer Le Mans, você precisa tentar três vezes — e antes de ganhar, você precisa terminar a corrida. Das cinco grandes fabricantes que disputam Le Mans neste ano, quatro já venceram Le Mans e todas sabem o que é preciso para vencer uma corrida de 24 horas — a Cadillac venceu Daytona cinco vezes e, pela primeira vez, tenta a vitória em La Sarthe.
Os brasileiros nas 24 Horas de Le Mans de 2023
Como sempre, a presença brasileira em Le Mans é uma tradição. Nos Hypercars temos Pipo Derani no Cadillac V-Series R #311 da Action Express Racing, e Felipe Nasr no Porsche 963 #75 da Porsche-Penske Motorsport. São os dois nomes que podem vencer a corrida, considerando a atual diferença de desempenho dos Hypercars para a LMP2.
Falando nela, ali temos mais dois brasileiros: André Negrão na Alpine, claro, pilotando o Oreca-Gibson #35 e Pietro Fittipaldi no Oreca-Gibson #28 da equipe Jota. Por último, teremos somente um brasileiro nas classes GT, r Daniel Serra, novamente ao volante da Ferrari 488 GTE Evo da AF Corse.
Como assistir
A prova começará às 11:00 da manhã de amanhã, horário de Brasília (14h30 no horário local), mas você já pode ir se preparando para acompanhar. Como em todos os anos, serão feitas transmissões em tempo real por rádio, Facebook, TV paga, streaming ao vivo, Twitter e aplicativos para dispositivos móveis. E é claro que a gente vai te dar uma mãozinha para encontrar as melhores formas de acompanhar!
Pela primeira vez a prova será transmitida na íntegra no Brasil. A rede Bandeirantes fará a transmissão da prova em seu canal do YouTube, comentada e narrada pela sua equipe de jornalismo esportivo. Infelizmente não é possível incorporar o vídeo aqui no FlatOut, mas você pode assistir por .
O site oficial do evento fará a transmissão ao vivo, mas de um jeito diferente, com câmeras estáticas de 360 graus em diversos pontos para assistir gratuitamente (abaixo), além da transmissão oficial pelo app para Android que oferece a corrida por R$ 34,90 com opção de seleção de onboards, além da transmissão geral.
Se você não quiser desembolsar essa grana, a Toyota irá manter seu streaming onboard novamente, Se você manja um pouco de inglês, vale ficar ligado enquanto assiste à corrida. No
E como sempre, os comentários estão abertos (assim como esta página) para acompanharmos todos juntos a partir das 11:00 deste sábado. Fiquem ligados!