vamos descer em direçao ao leste com o caminhao carregado e vamos fazer o que dizem que nao pode ser feito a frase acima e o inicio da musica eastbound and down cantada por jerry reed e tema do filme smokey and the bandit agarra me se puderes de 1977 este filme se avaliado como uma peça de arte cinematografica e uma irrelevancia talvez admiravel apenas pelos feitos de direçao dos stuntman e mais nada a historia e simples e boba um caminhoneiro famoso e contratado para contrabandear 400 caixas de cerveja coors indo do estado da georgia para texarkana texas e de volta em 28 horas; algo que dizem que nao pode ser feito com um amigo no caminhao e dirigindo um carro blocker o carro vai na frente para tirar os policiais da frente permitindo que o caminhao mantenha medias altas o tal bo the bandit darville pega uma noiva fujona no caminho o que coloca ele na mira do pai do noivo o xerife buford t justice que o persegue ate o fim do filme simples sem sofisticaçao e extremamente previsivel obviamente o bandit faz o que dizem que nao e possivel fica com a mocinha no final e humilha o xerife que e nada mais que comedia ambulante dei spoiler sem avisar so se voce passou os ultimos cinquenta anos em urano e nao sabe como esses filmes funcionam se e o caso foi mal nao o enredo e apenas secundario em filmes assim existe para podermos ver carros velozes e gente simpatica em aventuras divertidas nos dando apenas um par de horas de entretenimento divertido e despretensioso no processo algo que esta em falta nos dias de hoje mas smokey and the bandit e muito mais que um filme para gente de uma certa idade para gente como eu na verdade e um fenomeno cultural e imortal a rolling stone disse que o filme fez pre adolescentes nos anos 70 e via cabo ou vhs dos anos 80 desejarem profundamente apenas dirigir realmente rapido em um carro legal desprezar as autoridades que impunham novos limites de velocidade e pegar uma linda garota no caminho tinha 11 ou 12 anos quando vi o filme pela primeira vez acho que em vhs; seu impacto sobre mim e enorme e definitivamente nao estou sozinho nisso lançado nos cinemas em 1977 smokey and the bandit foi um enorme e inesperado sucesso apos um desempenho inicial ruim arrecadou us$ 126 7 milhoes na america do norte contra um orçamento de apenas us$ 4 3 milhoes foi o segundo filme de maior bilheteria de 1977; o primeiro maior filme em bilheteria de 1977 foi outro que influenciou profundamente a mesma geraçao star wars o oscar daquele ano foi para um filme sobre boxe escrito por um ator entao desconhecido chamado rocky eu nao vou dizer que tudo na minha epoca era melhor pois isso e coisa de velho ranzinza julguem voces o que eu vou dizer e que nada me marcou mais profundamente na epoca do que aquilo as estradas de mao dupla no sul dos eua vazias lindas e velozmente cortadas por um pontiac trans am que parecia inacreditavelmente potente e inacreditavelmente cool profundamente preto com detalhes em dourado um teto targa e um emblema t/a 6 6 no scoop do capo seis ponto seis litros e mais uma jovem e adoravel sally field como a donzela fugindo do casamento o perfeito heroi no bandit do indefectivel burt reynolds um amigo leal e engraçado dirigindo o caminhao cletus the snowman snow interpretado pelo cantor country jerry reed uma comunidade de gente nas estradas que se comunicava por radio faixa cidadao e compartilhava um saudavel desprezo pela autoridade e velocidade; muita velocidade o filme esta sempre em movimento as partes fora de veiculos em movimento sao poucas e breves; como a vida deve ser aquilo era demais para minha jovem mente impressionavel e como este filme bobo e previsivel alcançou tanta fama e hoje mesmo 45 anos depois de seu lançamento continua a fascinar a gente nao e so por um motivo; sao varios uma confluencia de um monte de coisa certa na hora certa conspirou com o acaso para tornar o filme um classico popular era o filme certo na hora certa; nos anos 1970 o automovel sofria um ataque do establishment parecido com o que sofremos hoje longe dos centros urbanos que desprezam o automovel e a liberdade que eles proporcionam gente do interior nos eua e no resto do mundo imediatamente se apaixonou pelo filme e o que representava e ate vejam so com o tempo foi um grande sucesso em cidades grandes sofisticadas como nova iorque tambem e aqui esta minha tentativa de explicar os motivos deste sucesso hal needham um duble famoso mas muito mais inteligente que a maioria deles e como needham roteirista e diretor do filme ja foi descrito foi por muito tempo duble de burt reynolds e os dois ficaram amigos ele ate morou na casa de hospedes da propriedade de reynolds por 12 anos muitos dizem que o personagem de brad pitt em era uma vez em hollywood e claramente inspirado em needham [caption id= attachment_318927 align= aligncenter width= 999 ] burt reynold e hal needham[/caption] needham havia escrito um roteiro sonhando fazer um filme alegre sobre carros e desafio a autoridade naquele mundo chato dos anos 1970 o nome do filme claro era smokey and the bandit ninguem pensaria em fazer de um duble o diretor de um filme que ele mesmo escreveu mas burt reynolds era uma estrela de sucesso e ele faz tudo acontecer o sucesso imenso do filme faz needham virar um diretor famoso e de sucesso os seus filmes seguintes seguem o tema hooper the cannonball run e stroker ace todos com burt reynolds no papel principal um homem dos anos 1970 como nenhum outro sua biografia e um livro sensacional como o nome revela duble minha vida batendo carros saltando de aviao quebrando ossos e desafiando a morte em hollywood o carro hal needham convenceu a pontiac a apresentar o novo face lift do trans am 1977 no filme o trans am era um pacote de alto desempenho para o firebird como sabemos mas enquanto os carros mostrados no filme parecem trans ams de 1977 eles eram na verdade modelos de 1976 o modelo de 1977 ainda nao havia sido lançado quando as filmagens começaram entao a general motors forneceu carros de 1976 com frente de 1977 os trans ams usados no filme tinham tambem adesivos diferentes no capo o adesivo dizia t/a 6 6 que era um lembrete do deslocamento de 6 6 litros do motor e claro que no meio dos anos 1970 com o crescimento das normas anti poluiçao e a diminuiçao da taxa de compressao com o fim do chumbo tetraetila a potencia era uma fraçao do que foi nos anos 1960 mas ainda assim eram motores respeitaveis o t/a 6 6 rpo w72 era na verdade o motor pontiac 400 cid aqui com um carburador de corpo quadruplo rochester quadrajet com 800 cfm para uma potencia de 203 cv uma mostra de quao amordaçado estava este motor a rotaçao de potencia maxima era de baixissimos 3 600 rpm o torque era de 45 mkgf a 2 400 rpm o som do v8 original porem era muito baixo e tranquilo para o bandit; foi dublado o som veio de um carro famoso na industria cinematografica o mesmo chevrolet 1955 preparado que aparece nos filmes american grafitti e two lane blacktop o som e entao de um chevrolet de bloco grande preparado o resto do carro era o que conhecemos como um trans am monobloco v8 dianteiro com cambio automatico de tres marchas e traçao traseira suspensao independente dianteira direçao hidraulica de setor e sem fim traseira eixo rigido localizado apenas por dois feixes de molas semi elipticas bem duras um carro esporte a americana onde muito motor compensa a falta de precisao; se anda rapido freando antes das curvas e acelerando nelas; de preferencia de lado era tambem baixo comprido largo 1252 x 4999 x 1864 mm num entre eixos de 2748 mm e nada leve aos 1600 kg um carro arcaico visto de hoje mas ainda assim impossivelmente cool o teto destacava em duas peças acima do motorista e passageiro fazendo um semi conversivel o v8 borbulhava como se os anos 1960 nunca tivessem terminado e no capo estava um adesivo do firebird um passaro estilizado cuspindo fogo em dourado; ficou infame com o engraçadissimo apelido de screamin’ chicken a galinha que grita preto e com rodas e detalhes dourados nao e um puro sangue classico; e uma forma do proletariado andar rapido faz parte do charme da historia toda e de 1977 em diante muito por causa do filme nada era mais legal que um trans am preto uma ultima revolta v8 em um mundo que mudava rapidamente https //flatout com br/pontiac trans am o muscle car de cinema que salvou os anos 1970/ a pontiac vendeu um numero quase incalculavel de trans ams depois que o filme foi lançado um ano antes do filme 1976 46 701 trans ams foram vendidos em 1977 ja foram 68 745 deles os numeros subiram novamente para 93 341 em 1978 as vendas atingiram o pico em 1979 quando a pontiac vendeu surpreendentes 117 108 trans ams nada menos que 250% a mais do que em 1976 hoje um trans am preto e dourado decente como o do filme vale muito dinheiro apesar de ser simples comum e nada classico no estrito senso e simplesmente o maior icone da decada de 1970 o caminhao o trailer e o que chama a atençao no começo a lateral e um mural enorme de um bandido parando uma diligencia no velho oeste enorme e o caminhao do bandit trata se de um kenworth w900a de 1974 um dos mais emblematicos caminhoes americanos de todos os tempos a serie w900 estreou em 1961 com o primeiro modelo w900a aparecendo em 1967 o kenworth w900a foi um grande salto em relaçao ao seu antecessor pois apresentava motores diesel maiores e um capo mais amplo para acomodar um radiador maior nos anos de 1967 ate 1974 havia uma enfase em tornar tudo maior no caminhao seria descontinuado somente em 1982 pelo w900b o caminhao do bandit parece ter recebido o maior dos motores disponiveis um catepillar diesel de 635 cv em uma certa altura do filme a policia para the snowman e lhe informa que estava a 150 km/h; um caminhao realmente rapido algumas curvas feitas pelo enorme veiculo no filme parecem dificeis de acreditar burt reynolds e sally field raramente personagens e atores se casam tao bem quanto neste filme jerry reed um cantor country que e ator apenas esporadicamente esta muito bem como o engraçado caminhoneiro cletus the snowman snow e seu cachorro fred sempre com timing perfeito e jackie gleason tambem esta perfeito como o comico xerife buford t justice mas a dupla burt reynolds/ sally field e que realmente chama a atençao burt reynolds esta no pico de sua carreira esbanjando charme e graça como o epitome do heroi com autoconfiança exacerbada e inacreditavelmente capaz de fazer uma piada rapida para qualquer situaçao e o bandit perfeito sally field o par romantico hoje uma senhora ja de 75 anos tinha 30 anos na epoca do filme mas parece ter 14; e de uma beleza e juventude exuberantes e sonho dourado de todo moleque que assistiu ao filme apaixonado por sua beleza simpatica seu sorriso e sua leve e divertida personalidade os dois se dao tao bem na tela que parece verdade; e e verdade os dois atores se conheceram no set mas em tres dias depois de se conhecerem ja estavam em meio a um torrido caso de amor acabariam vivendo cinco anos juntos ate que a relaçao se desgasta e acaba sally field diz que viver sob a sombra de reynolds a fez deixar de existir no filme porem as cenas entre os dois sao deliciosamente de uma tensao sexual clara perceptivel ate para moleques imberbes como eu em um momento ao tentar passar por cima dele para chegar ao banco do passageiro ela diz acho que me apaixonei pela fivela do seu cinto os sorrisos entre os dois nao podiam ser mentira; isso porque nao sao no final de sua vida reynolds que morreu em 2018 dizia que sally field fora o amor de sua vida sinto muita falta dela disse ele a vanity fair em 2015 mesmo agora e dificil para mim nao sei por que fui tao estupido os homens sao assim voce sabe voce encontra a pessoa perfeita e faz tudo o que pode para estragar tudo a hora certa pelo dinheiro pela gloria e pela diversao mas principalmente pelo dinheiro diz bandit para o snowman para justificar a aventura o filme veio num exato momento em que os americanos enfrentavam um futuro estranho limites de velocidade de 55 mph 88 km/h eram uma realidade nas estradas os carros ficavam mais fracos e menores a cada ano e para todo lado o antigo modo de vida do pais se esvaia mas os caminhoneiros e depois todo mundo que usava estrada se revoltaram por meio dos radios cb citizen band faixa cidadao instalados em carros e caminhoes uma rede de informaçao se formou; se a lei e injusta o povo nao a cumpre um policial podia se esconder e pegar um cara acima do limite; um segundo depois todos na estrada sabiam onde ele estava pelo radio e neste ambiente que aparece o filme parecia uma validaçao de um sentimento geral de procura por algo que nao se achava errado mas agora passava a ser crime um bobo despretensioso e alegre filme de comedia e aventura sim mas um que acertou em cheio o espirito de uma epoca e que por isso se tornou mais que o retrato dela um classico atemporal
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.