o passado e imutavel isso todo mundo sabe mas o que sabemos dele a historia muda constantemente como sabemos bem a historia oficial e escrita pelos vencedores e a elusiva verdade e bem menos cheia de herois e viloes olhe em volta cada um tem sua propria interpretaçao da historia o historiador muito tempo depois se debruça sobre a tarefa de a partir de relatos dispares diversos formar uma verdade que possa ser aceita como tal [caption id= attachment_330788 align= aligncenter width= 999 ] o prototipo 350 gtv o primeiro lamborghini[/caption] um exemplo claro e um pouco no tema aqui e a autoria daquele que ate hoje e considerado o supercarro definitivo o lamborghini miura belo tanto em proporçao basica quanto nos detalhes e debaixo da carroceria o miura ainda e insuperavel e vive no topo das listas de mais belo mais influente e mais sensacional de todos os carros ja criados por muito tempo porem sua autoria esteve em disputa na epoca designers eram funcionarios contratados o carro era do estudio x da empresa y e pronto quem fez ou nao fez nao interessava para ninguem de fora na bertone por exemplo a unica figura publica era giuseppe nuccio bertone o dono; voce poderia ser desculpado em acreditar que o miura era obra dele na epoca todo mundo achava [caption id= attachment_330794 align= aligncenter width= 999 ] miura obra de bertone e pronto o estudio nao a pessoa [/caption] mas nenhum desenho e so de uma so pessoa sim o miura tem um autor mas ele teve muita ajuda modeladores desenhistas o proprio chefe nuccio todo mundo deu pitaco e conversou sobre o assunto e todo mundo e influenciado pelo que veio antes tambem o desenho de qualquer carro e trabalho coletivo na maioria das vezes mesmo quando ha um autor principal; muitas vezes nao existe nem este autor principal no caso do miura giorgietto giugiaro o maior desenhista de automovel ainda vivo repetidas vezes disse que o carro estava desenhado quando saiu da bertone em junho de 1965 e tem desenhos para provar volta e meia os mostra rapidamente e depois desconversa dizendo que nao quer tomar a fama de ninguem esse ninguem no caso aqui e marcello gandini gandini e o designer da bertone quando ferrucio lamborghini encomenda uma carroceria para seu chassi de motor central traseiro o projeto tigre que se tornaria o miura gandini sempre disse que era o autor do miura e que nunca viu desenho de giugiaro nenhum mas como giugiaro falava o que falava duvida pairava mas a verdade com o tempo aparece a revista classic & sportscar inglesa em junho de 2013 publica um longo estudo sobre o caso entrevistas com o desenhista assistente da bertone que trabalhou tanto com giugiaro quanto com gandini entrevistas com gianpaollo dallara o engenheiro do miura ainda vivo checagem de datas e possibilidades e analises dos desenhos de giugiaro por outros desenhistas profissionais o resultado giugiaro nao tem nem uma linha no miura o trabalho sendo todinho de gandini [caption id= attachment_330790 align= aligncenter width= 999 ] o nome no carro e o meu [/caption] primeiro era de bertone; depois gandini giugiro reivindicou para si o desenho basico avido de algum reconhecimento neste o maior supercarro de todos mas agora todo mundo concorda que e de gandini a historia nunca mudou sempre foi a mesma ja o que sabemos dela e tao vivo e fluido quanto a historia em si [caption id= attachment_330792 align= aligncenter width= 999 ] gandini eu que fiz [/caption] e com este espirito que vamos começar uma serie de historias sobre um importante designer brasileiro pouco conhecido mas que merece mais que isso especialmente num pais como o nosso vira lata por natureza que nao consegue se achar grande mesmo sendo uma historia de um designer brasileiro por decadas e uma historia desconhecida mas que transita por tanta coisa importante e esquecida ou mal entendida que esperamos desta forma tao somente jogar mais luz no assunto e a historia de marcio piancastelli https //flatout com br/estrada dos romeiros e cabelos ao vento porsche 550 spyder mao drives/ chegamos nela por puro acaso o meu amigo marcelo loss dono da porsche 550 spyder replica que ja apareceu algumas vezes aqui no flatout e genro do falecido piancastelli e tem acesso aos arquivos dele que visitamos recentemente e uma verdadeira mina de ouro junto com os depoimentos do marcelo que conviveu com ele por muito tempo [caption id= attachment_330795 align= aligncenter width= 999 ] piancastelli e outro carro que desenhou [/caption] vamos começar hoje do começo a historia de um designer brasileiro quando quase nao existia industria e designer por aqui sua formaçao e sua aventura na italia do inicio dos anos 1960 o brasil em 1962 quando a industria começou a se instalar aqui no brasil no final dos anos 1950 depois da iniciativa governamental do geia grupo executivo da industria automobilistica criado por decreto do presidente juscelino kubitschek encontrou terreno arido a formaçao tecnica era pouca e os profissionais especializados inexistentes muito tinha que ser feito pois criar automoveis era um misterio para nos tupiniquins [caption id= attachment_330796 align= aligncenter width= 999 ] o itapua de marcio piancastelli e o numero 2[/caption] uma iniciativa pioneira no brasil na area de design foi o premio lucio meira para projetos de veiculos automotores criado em conjunto com o salao do automovel de sao paulo pela alcantara machado comercio e empreendimentos que organizava o salao prestava homenagem ao almirante lucio meira justamente o presidente do geia desde sua criaçao em junho de 1956 ate 1959 e o principal responsavel pela implantaçao da industria automobilistica brasileira o premio era simples os concorrentes deveriam mandar projetos desenhos e maquetes de um carro para ser julgado por um painel profissional o primeiro colocado receberia premios e fama instantanea durante o salao foi um sucesso estrondoso ja no primeiro salao em 1960 [caption id= attachment_330797 align= aligncenter width= 999 ] o itapua 1962[/caption] para 1962 o premio se expandiu e ficou ainda mais importante os projetos seriam julgados por um painel de gente famosa na area do design de automoveis em visita ao brasil para o salao a convite da organizaçao um deles seria battista pinin farina o fundador da casa que desenha as ferraris outros dois tinham ligaçao com a nascente industria nacional brooks stevens o designer americano entao na kaiser com ligaçoes na willys overland brasileira e luigi gigi segre o designer com fino tino empresarial que transformara o estudio ghia num gigante da area; estava aqui tambem para supervisionar o andamento da filial brasileira de sua joint venture com a karmann alema a karmann ghia pausa aqui enquanto essas grandes coisas aconteciam em grandes palcos a vista do mundo todo e de um brasil avido pelo desenvolvimento industrial muito longe dali e do centro desses acontecimentos em sao paulo na capital mineira de belo horizonte vivia um jovem artista um musico multi instrumental especializado em violoncelo chamado marcio piancastelli marcio vivia um momento complexo de sua vida onde deveria decidir o que seria pelo resto dela mas nao sabia muito bem o que isso seria seu pai era dono de uma industria de moveis e vivia em conflito com seu filho indeciso marcio gostava de acompanhar os desenhistas industriais de moveis da fabrica de seu pai mas ainda nao sabia exatamente se era isso que queria para si mas gostava de automoveis e fica sabendo do premio lucio meira incentivado pelos amigos e usando secretamente as oficinas da fabrica para fazer uma maquete começa a fazer o material para mandar para sao paulo veja bem o concurso recebia mais de 1000 projetos entao e a chance era pequena de dar em algo mas escondido da familia marcio vai em frente quando acaba o material desenhos maquete projeto basico um problema naqueles tempos ainda sem sedex ou fedex como enviar paga um motorista da viaçao cometa para levar o pacote ate o endereço do concurso e prontamente esquece daquilo provavelmente o motorista vai dar o carrinho para o filho brincar mas nao custa tentar [caption id= attachment_330801 align= aligncenter width= 999 ] a esquerda pinin farina a direita gigi segre em sao paulo 1962 [/caption] mas e claro que foi selecionado e mais seu projeto o itapua um carro esporte cupe ou conversivel chama a atençao dos designers estrangeiros; principalmente gigi segre que o coloca como o melhor de todos no final fica em segundo lugar [caption id= attachment_330803 align= aligncenter width= 999 ] a karmann ghia na via anchieta sp [/caption] o premio para o primeiro lugar era um estagio nos estudios ghia em turim mas o primeiro colocado nunca o coletou; depois foi descoberto que ele era uruguaio nao brasileiro e parecia que ja um profissional da area para fazer uma longa historia curta piancastelli e recebido na karmann ghia algum tempo depois a mando de segre e recebe uma passagem de navio para turim ele seria o estagiario brasileiro no famoso estudio era o fim do ano de 1962 turim 1963 [caption id= attachment_330804 align= aligncenter width= 999 ] marcio na ghia 1964 repare na parede a direita e o chrysler turbine[/caption] a ghia em 1963 ia muito bem obrigado segre alem de obvio talento como designer era um empresario de visao que nao para de expandir os horizontes da empresa um exemplo claro e todo o empreendimento karmann ghia outro para atender volumes maiores do que poderia atender artesanalmente na ghia cria uma empresa coligada chamada osi officine stampaggi industriali que trabalhava com chapa estampada e soldada a ponto e volumes maiores sem manchar o nome da tradicional ghia com isso repare tambem conseguiu lucrativo contrato para montar limousines chrysler imperial na ghia [caption id= attachment_330810 align= aligncenter width= 999 ] foto da ghia em 1964 de piancastelli carrocerias de spyder para a inoccenti na carreta [/caption] o desenhista chefe da ghia pietro frua segre na verdade comprou a pequena carrozzeria frua em 1957 e herdou pietro partiria em 1960 em seu lugar fica um jovem de grande talento chamado fillipo sapino que ficaria no cargo ate 1967 e voltaria depois com a compra da ghia pela ford nos anos 1970 sim o ghia do seu focus e a mesma ghia que e a mesma ghia do karmann ghia ainda que agora apenas a sigla tenha sobrado [caption id= attachment_330812 align= aligncenter width= 560 ] o karmann ghia wilhelm karmann e luigi segre[/caption] ao mesmo tempo em 1963 um certo industrial de tratores chamado ferruccio lamborghini fundava sua fabrica de automoveis em santa agata bolognese perto de modena; seu objetivo era fazer um ferrari mais sensacional que os ferrari monta um time de engenharia de sonho giotto bizzarrini faria o v12; o carro seria projetado por gianpaolo dallara e paolo stanzani; o mecanico/piloto de teste seria bob wallace https //flatout com br/motores lendarios lamborghini v12/ para projetar a carroceria do primeiro lamborghini contrata o famoso franco scaglione; o desenhista que precedeu giuguiaro na bertone scaglione era agora freelancer e subcontratava produçao para varias empresas incluindo a ghia e usava outras menores para prototipos [caption id= attachment_330811 align= aligncenter width= 999 ] piancastelli o desenhista guido spadetti e filipo sapino [/caption] e neste cenario que o jovem marcio piancastelli entra quando chega a turim em 1963 mas com um problema logo de cara em fevereiro de 1963 segre estava em viagem de negocios em detroit; se sentiu mal e foi atendido no hospital henry ford o medico diagnosticou apendicite e determinou remoçao do apendice imediatamente mas segre decide fazer isso em turim com um medico seu amigo uma decisao que certamente causou sua morte prematura cinco dias depois disso estava morto num hospital em turim tinha apenas 44 anos de idade [caption id= attachment_330805 align= aligncenter width= 999 ] marcio trabalhando na ghia na parede parece o ghia 450 ss mas na verdade e o ghia 230 s baseado no fiat 2300 s[/caption] entao marcio piancastelli chega na ghia e se apresenta; mas ninguem sabia que estava vindo aparentemente segre que tinha tratado pessoalmente sua contrataçao e o conhecido em sao paulo era a unica pessoa que sabia dela [caption id= attachment_330813 align= aligncenter width= 999 ] o cupe reanult 8[/caption] mas foi contratado de qualquer forma e colocado para trabalhar com sapino e o desenhista guido spadetti o que coloca nosso heroi numa epoca interessantissima se um pouco conturbada da empresa alem do inicio de um relacionamento com a nascente industria japonesa contratos de consultoria com a renault e a borgward contaram com a participaçao dele alem de pedidos de propostas para a jaguar e e claro lamborghini [caption id= attachment_330814 align= aligncenter width= 999 ] renault 8 cupe desenho refeito na aposentadoria [/caption] a renault era uma velha parceira da ghia que havia ajudado por exemplo no dauphine e desenhado o fregate; mais recentemente o cupe/conversivel caravelle tinha sido obra de pietro frua agora a empresa pedia um cupe esportivo com base no recem lançado renault 8 o seda formal e quadradinho de motor traseiro que tambem serviria de base para o alpine a110 [caption id= attachment_330815 align= aligncenter width= 999 ] proposta para o ford taunus p6 1964 [/caption] nos arquivos de piancastelli existem duas propostas uma radical com cabine avançada que lembra o ghia selene/renault projeto 900 de 1959 a outra um mais aceitavel e bonito cupe tradicional o carro nunca foi lançado [caption id= attachment_330816 align= aligncenter width= 999 ] ford taunus frente [/caption] nos arquivos tambem existe uma proposta dele para o ford taunus p6 a segunda geraçao de traçao dianteira da ford alemanha era comum na epoca as empresas pedirem propostas para estudios independentes mas de novo o desenho do marcio nunca virou carro [caption id= attachment_330817 align= aligncenter width= 999 ] um belo cupe para a borgward[/caption] mesmo destino foi o que aconteceu com o maior trabalho de marcio desta epoca aparentemente criar uma nova linha de carros para a marca borgward alema a marca alema tinha muito sucesso no meio do mercado alemao entre os vw e os mercedes benz faixa que a partir de 1962 ganharia um concorrente de peso a bmw com seu seda 1500 neue klasse [caption id= attachment_330820 align= aligncenter width= 999 ] estudo do novo borgward seda[/caption] a borgward estava em 1963 literalmente sob administraçao judicial em seus ultimos suspiros; provavelmente a contrataçao da ghia era uma desesperada tentativa de mostrar novos carros ainda que mantendo a mecanica antiga marcio desenhou propostas muito interessantes de cupes e sedas mais formais mas a empresa nao sobreviveu para lança los [caption id= attachment_330818 align= aligncenter width= 999 ] jaguar ghia de marcio piancastelli[/caption] mais um desenho interessante esta nos arquivos uma proposta de um cupe para a jaguar nao ha como saber se e pedido da empresa inglesa ou nao mas muito provavelmente parece ser um carro unico para algum cliente abastado a ghia criou algumas carrocerias para jaguar nos anos 1950 nestes moldes mas nao se tem noticia de nenhuma feita nos anos 1960 [caption id= attachment_330819 align= aligncenter width= 999 ] a vista traseira do jaguar[/caption] nao nenhum dos carros imaginados por marcio piancastelli na ghia se tornaria realidade; ele teria que esperar muito ainda para ver isso acontecer ali em meio a desenhos famosos na parede de carros atuais como o chrysler turbina e o ghia 450 ss e marcio participaria diretamente de mais um momento historico da industria italiana o nascimento da lamborghini ferruccio aparece marcio piancastelli conheceu ferruccio pessoalmente bem como franco scaglione contou ao marcelo que lembrava de ve los regularmente na ghia entao primeiro juntos depois ferruccio sozinho durante 1963 o que seria o primeiro ano de sua empresa [caption id= attachment_330825 align= aligncenter width= 999 ] 350 gtv o prototipo de scaglione primeiro lamborghini[/caption] o primeiro lamborghini apesar do fantastico v12 dohc de competiçao desenhado por bizzarrini seria um gt convencional de rua motor dianteiro traçao traseira e qualidade que devia ser superior ao seu imediato rival enzo o desenho deste primeiro carro o 350 gtv como se sabe foi contratado para scaglione entao independente nao ligado a nenhum carrozzieri tradicional duas coisas importantes para entendermos o papel da ghia aqui sao necessarias explicar [caption id= attachment_330823 align= aligncenter width= 999 ] o desenho original de franco scaglione[/caption] primeiro era necessario uma empresa para produzir as carrocerias em serie scaglione fez apenas um carro; era preciso uma instalaçao industrial para se produzir a carroceria em serie e entrega la na lamborghini depois o primeiro carro de scaglione foi um anticlimax alem de seu desenho nao cair muito no gosto de ferruccio o trabalho de empacotamento nao foi bem feito o motor por exemplo nem cabia no cofre do prototipo o que famosamente irritou profundamente lamborghini [caption id= attachment_330826 align= aligncenter width= 999 ] no lançamento capo nao abre [/caption] onde entra a ghia e por que motivo no material de piancastelli estao dois esboços para a lamborghini datados de 1963 a melhor suposiçao aqui e que pelos dois motivos a ghia foi visitada primeiro como casa de produçao do gtv e depois para apresentar propostas de design diferentes para o gtv ja scaglione demitido a explicaçao e confirmada por filippo sapino no livro da historia da ghia escrito por david burgess wise ghia ford’s carrozzeria osprey 1985 sapino relembra uma dessas tentativas de encontrar um novo trabalho nos meses confusos que se seguiram a morte de segre a lamborghini apareceu exatamente nessa hora e em seguida quase imediatamente desapareceu fizemos alguns trabalhos para eles porque a lamborghini havia construido seu primeiro carro e nao estava muito satisfeito com o design fora feito por scaglione que originalmente fora o chefe de design da bertone e se tornara freelancer como freelancer ele projetou este carro para a lamborghini que nao gostou dele entao ele veio ate nos e pediu uma reformulaçao mas embora tenhamos feito alguns desenhos no tema o carro nunca foi construido [caption id= attachment_330785 align= aligncenter width= 999 ] o desenho mais conservador de marcio apenas detalhes mudam [/caption] obviamente ferruccio estava pedindo propostas para todas as empresas capazes de produzir a carroceria sabemos tambem que nao queria um redesenho completo e sim o acerto de uma serie de detalhes como aconteceu finalmente no 350 gt de produçao que e parecido mas diferente do gtv de scaglione a decisao provavelmente foi mais no campo do custo e da proposta industrial que pelo design em si [caption id= attachment_330827 align= aligncenter width= 999 ] a segunda proposta do marcio mais parecido com o jaguar e com a linguagem ghia [/caption] como sabemos o contrato tanto da reestilizaçao como da produçao ficou com a touring superleggera uma casa de milao seu metodo de construçao o superleggera super leve embora complexo fazia uma carroceria rigida e leve por meio de uma estrutura de tubos de diametro bem pequeno no formato do carro coberto por aluminio no material de piancastelli um desenho e diferente do 350 gtv de scaglione apenas em detalhe o outro e um redesenho mais completo no idioma entao corrente da ghia se ferruccio escolhesse pela ghia seria o marcio o desenhista do primeiro lamborghini de produçao e uma possibilidade concreta [caption id= attachment_330828 align= aligncenter width= 999 ] o lambosghini 350 gt de 1965 o carro final e o contrato ficou com a touring superleggera de milao [/caption] mas nada disso importa depois de 1964 tudo mudaria na ghia com a chegada de novos donos e tanto sapino quanto marcio sairiam de la sapino depois voltaria mas o marcio de volta ao brasil finalmente teria seus desenhos transformados em carros de produçao e faria parte integrante da era de ouro da engenharia automobilistica brasileira mas isso fica para outro capitulo desta saga que volta semana que vem ate la
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