parece ate que a gente nao conhece o carro moderno entende sua origem suas vantagens e desvantagens basta falar bem de qualquer coisa antiga e pior ainda falar de algo que perdemos com o carro e a industria moderna que ja vem alguem reclamar que somos saudosistas gente que vive no passado luditas nao adianta negar; somos imediatamente categorizados assim e acabou entendam uma coisa nao existe evoluçao perfeita claro que no geral o carro moderno esta melhor do que nunca foi claro que evoluiu muito se tornou impossivelmente duravel confiavel veloz economico e confortavel obvio nao precisa ser bidu para saber disso mas nenhuma evoluçao e perfeita em nenhuma area do desenvolvimento humano se hoje temos um computador de bolso mais potente que qualquer um sonhado por gene rodenberry no projeto da uss enterprise inteira tambem temos jantares sem ninguem se conversar caras coladas em telinhas brilhantes se temos milhoes de opçoes de programas de tv hoje ficamos tambem mais tempo procurando o que assistir que assistindo algo nada e perfeito ne nao vou abandonar meu celular nem minha netflix por isso gente mas as vezes confesso tiro ferias de ambos para ajudar minha sanidade mental nao podia deixar de ser diferente com automoveis embora ja tenha passado anos usando carros velhos antigo e um eufemismo pedante que nao uso como meio de transporte diario obviamente prefiro eles como meu segundo carro como opçao apenas o carro moderno para o uso na lida diaria e infinitamente mais pratico eficiente e transparente mas para mim e para voce o automovel nao pode ser somente pratico eficiente e transparente deus nos livre disso o automovel e mais que isso algo que deve ser claro para todo mundo que le estas linhas alem de liberdade pessoal de ser uma ferramenta de trabalho alem de transporte e utilidade o automovel e tambem uma maquina que como nenhuma outra interage conosco como uma extensao de nos mesmos e a armadura de tony stark as botas aladas que nos permitem sermos mais do que nosso fragil corpo quanto mais poder ele nos da mais gostamos e por isso e uma maquina pela qual nos apaixonamos sem vergonha nenhuma disso e sao tambem obras magnificas do intelecto e da alma humana hoje e tratado somente como um produto industrial nao temos cambio manual porque nao vende preço tal opcional tal tabelas comparativas de excel e taxas de financiamento mais importantes que qualquer outra consideraçao mas todo e qualquer automovel começa esculpido em argila como a biblia diz que tambem fomos e e trazido a vida por tecnologia e maquinas criadas por nos ate que se torne algo que uma pessoa ou um grupo de pessoas coloca no mundo para aprovaçao de outros um produto de coragem e fe nas habilidades de quem o fez julguem a vontade gostem ou nao ache caro ou barato esta ai; nos o fizemos para voces e aqui que queria chegar o humano depositado na maquina seja ele tecnico ou artistico ou ambos ainda e a maior receita para se ter uma maquina incrivel nao importa em que epoca um carro e criado; o que importa e como e por que para um carro ser sensacional de verdade realmente um dos maiores tem que ser criado para ser assim; todo detalhe dele tem que ser criado por gente que o deseja grande do presidente da empresa ate o faxineiro nao mais pratico eficiente e transparente maior e e por isso que o lamborghini miura e sem duvida alguma o maior automovel ja criado nao acredita explico 1 uma origem lendaria a lamborghini e uma verdadeira startup antes do termo ser inventado possivel somente em um tempo em que carros podiam ser artesanais com quase nenhuma legislaçao e validaçao necessarias e numa regiao italiana fertil em mao de obra e empresas prontas a apoiar a fabricaçao deles foi criada pela vontade de uma so pessoa sozinha ferruccio lamborghini [caption id= attachment_297097 align= aligncenter width= 803 ] a construçao da fabrica [/caption] todo mundo ja ouviu uma versao ou outra desta historia mas vale relembrar ferruccio lamborghini no inicio dos anos 60 era um industrial de sucesso na italia fabricando entre outras coisas tratores agricolas que levavam seu sobrenome como um bom industrial italiano apaixonado por carros teve varios ferrari tambem teve varios problemas com elas como era relativamente comum problemas tambem financeiros que descobriu de forma prosaica certa vez notou que a embreagem de um de seus ferraris que ele trocava regularmente era identica a utilizada em seus tratores exceto pelo fato de que enzo cobrava o triplo do preço por cada uma delas [caption id= attachment_297096 align= aligncenter width= 800 ] jim clark e chapman visitas ilustres [/caption] diz a lenda entao que o orgulhoso e rico commendattore ferruccio lamborghini cansado de seus problemas com ferraris e mais cansado ainda de tratar com subalternos demandou uma audiencia imediata com enzo ferrari nao queria reclamar com ninguem a nao ser o dono dois orgulhosos e turroes industriais italianos de personalidade evidentemente forte estavam prestes a se encontrar pois ferruccio foi ate la e sentou se no famoso banquinho da famosa salinha de espera reis estrelas de hollywood e campeoes do mundo eram colocados nos seus lugares naquela salinha para falar com enzo primeiro tinham que entender que o chefe ali era ele mas para lamborghini aquele banquinho e aquela salinha nao eram famosos ja nao gostou esperou vinte minutos e ja foi reclamar com o porteiro la fora nada esperou mais dez minutos a essa altura ja andando de um lado para o outro impacientemente na sala mas algum tempo depois estranhamente se sentou com aparencia mais calma e começou a pensar dez minutos depois levantou se resoluto e foi embora na portaria falou com o porteiro algo com o seguinte efeito [caption id= attachment_297104 align= aligncenter width= 999 ] mostrando o primeiro carro [/caption] pode falar para o sr ferrari que ele nao precisa vir me buscar vou embora so avise que quem esteve aqui foi ferruccio lamborghini lamborghini um dia ele vai se lembrar ferruccio saiu de la com uma ideia na cabeça se esse sujeito conseguia vender carros tao ruins com um preço tao alto e ainda assim tratar seus clientes daquele jeito ele poderia fazer melhor nascia entao naquele momento apenas na cabeça de seu criador um dos mais ricos mitos da historia do automovel a lamborghini automobili spa existem varias interpretaçoes alternativas deste famoso episodio uma delas coloca ferruccio marcando uma reuniao com ferrari para propor uma sociedade visto que lamborghini adorava carros esporte e queria ter seu nome associado a eles mas mesmo segundo esta versao de qualquer forma enzo desprezou o e ele partiu para a carreira solo outra diz que enzo recebeu lamborghini mas disse que os problemas que ele enfrentava com seus ferraris eram porque o senhor nao sabe dirigir ferraris e melhor voltar para os seus tratores de qualquer forma o ofendido ferruccio tinha uma tarefa herculea pela frente bater ferrari no seu proprio jogo partindo do zero compra um terreno em sant’agata bolognese perto de modena e começa a construir uma fabrica e começa tambem a recrutar 2 o dono da empresa amava automovel ferruccio criou a empresa do zero a fabrica do zero e os carros do zero com o proprio dinheiro e sem tradiçao alguma nem pedigree de competiçao partiu sem medo para derrotar o mais lendario e estabelecido dos fabricantes de carros esporte uma coisa deste tipo nao acontece sem amor pelo produto pelo que significa e o que e fisicamente e sob ferruccio que e desenvolvido o miura e criado o countach logo depois disso em 1972 vende a maior parte das açoes da empresa para continuar solvente efetivamente se desligando dela muita gente diminui sua participaçao na historia da empresa por isso mas a lamborghini ali ja era uma lenda nunca mais mudou tudo como o fez duas vezes no tempo de ferrucio ate hoje a empresa sobrevive fazendo variaçoes no tema countach tentando repetir a magica desta epoca sem sucesso ferruccio lamborghini levou a empresa do zero a lenda em menos de dez anos disse ubaldo sgarzi diretor de vendas e o mais antigo funcionario da empresa em 1994 e facil dizer que sem ele nao haveria lamborghini mas e verdade ele acreditou no carro pegou o proprio dinheiro e colocou na mesa e nos fomos adiante para honrar este compromisso com ele trabalhavamos como nunca nos anos iniciais dia e noite nao so porque sabiamos quanto especial eram os carros mas tambem por ele pode acreditar sem ele nada aconteceria ele e o melhor homem que eu ja que conheci na minha vida vendeu o negocio porque em 1971 72 houve uma crise na italia e ele tinha muitos tratores em estoque centenas se ele quisesse continuar a unica fabrica que poderia vender era a de automoveis no dia em que perdeu a fabrica ele chorou muito muito mesmo de verdade eu vi ninguem me contou vendeu porque nao tinha outra opçao 3 um sonho de gente jovem [caption id= attachment_297022 align= aligncenter width= 952 ] juventude evidente dallara e ferruccio[/caption] quando a empresa começou ferrucio lamborghini o dono da empresa era o velhote do estabelecimento tinha 44 anos os criadores intelectuais do carro eram poucos nao existia um departamento de engenharia de centenas ou milhares de pessoas como hoje era composto de apenas dois engenheiros na verdade por incrivel que pareça projetar um carro incluia fisicamente desenha lo no inicio; depois vieram desenhistas mais tarde para ajudar na carga de trabalho giampaolo dallara o criador intelectual do chassi do miura era um desses engenheiros o ‘engenheiro chefe tinha 28 anos quando desenhou o miura e seu assistente paolo stanzani tambem instrumental no projeto tinha a mesma idade bob wallace o piloto de teste e avaliador era mais novo ainda 26 anos e com um fisico magrelo de 16 o criador no motor v12 lamborghini sob contrato o grande giotto bizzarrini apesar de bem mais velho que essa turma tinha 37 anos tanto marcello gandini quanto giorgietto giugiaro tinham 26 anos [caption id= attachment_297023 align= aligncenter width= 640 ] da esquerda para direita wallace stanzani lamborghini dallara[/caption] o miura nao podia deixar de ser impossivelmente diferente e ambicioso criado como foi por essa turma ninguem avisou eles que era impossivel; nao existia nenhum chefe com 30 anos de casa para dizer que estavam loucos; um produto puro da coragem e invencibilidade que so existe nos jovens um carro criado por gente que trabalhou na mais completa e inimitavel liberdade que ja foi possivel na historia do automovel olhe para ele; algo assim nao podia existir de outra forma 4 o motor e a obra prima de um genio ja contamos a historia de bizzarrini aqui o engenheiro que em seu curriculo constam o ferrari 250gto o ferrari breadvan o iso grifo e os carros com sua marca bizzarrini engraçado notar que o projeto do v12 lamborghini e quase nota de rodape em sua historia; um contrato realizado rapidamente e quase esquecido depois o fato de que e um dos mais lendarios motores da historia mantido em produçao ate 1990 prova o quao especial era seu trabalho nunca projetou outro motor depois desse um desperdicio de talento obvio num tempo em que ferrari ainda usava apenas um comando em cada cabeçote nas ruas o lamborghini ja nasce dohc os cabeçotes de bizzarrini teriam duas valvulas por cilindro de diametro generoso 42 mm admissao 38 mm escape e para tanto um angulo grande entre elas foi usado 70° este angulo fez um cabeçote largo que somado ao angulo fechado de 60° entre bancadas nao deixou nenhum espaço no vale do v para a admissao bizzarrini usou uma soluçao usada por maserati de competiçao a admissao seria por cima no meio do vale formado pelos dois comandos no cabeçote as valvulas em si eram acionadas atraves de tucho tipo copo largos para abraçarem as molas duplas dois distribuidores eram acionados pela parte de tras dos comandos de admissao o motor era todo em aluminio claro fundido em areia sem moldes permanentes [caption id= attachment_297025 align= aligncenter width= 999 ] o complexo bloco em montagem ja com os parrudos mancais no lugar [/caption] o virabrequim seguindo a tradiçao na regiao era uma obra de arte usinado a partir de um bloco solido de aço sae 9840 partindo de 94 kg para chegar a um peso final de 24 kg pistoes de aluminio forjado e bielas de aço forjado de 114 mm de comprimento completavam a configuraçao inicial no miura original o diametro dos cilindros era de 82 mm e o curso 62 mm para um total de 3 929 cm³ com taxa de 9 5 1 e quatro carburadores weber 40 idl 3c de corpo triplo verticais dava 350cv a 7000rpm e 36 2 mkgf a 5000rpm a potencia subiria para 370cv no miura s de 1968 e finalmente 385cv no sv de 1971 dallara e stanzani modificaram o motor original de bizzarrini para o miura que o montava transversalmente em conjunto com o cambio em posiçao central traseira para economizar espaço peso e complexidade integraram a carcaça do transeixo diferencial e bloco do motor em uma so peça uma enorme peça fundida em aluminio em caixa de areia depois cuidadosamente usinada uma a uma sem operaçoes automatizadas uma das mais complexas peças fundidas da historia [caption id= attachment_297026 align= aligncenter width= 999 ] bloco e transeixo numa peça so [/caption] cada motor pronto era levado para uma celula de teste onde o virabrequim era acoplado a um dinamometro e testado por um minimo de 20 horas o cambio era testado em outro dispositivo separado por 12 horas a operaçao dos sincronizadores e cuidadosamente testada aqui inclusive a re que era tambem sincronizada depois desses testes os conjunto motor transeixo apenas faltando os filtros de ar iam para um patio ao lado da linha de montagem para esperar a hora que iriam para um miura 5 o chassi e obra prima de um genio [caption id= attachment_297030 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro chassi em construçao [/caption] gianpaolo dallara e outro jovem da lamborghini que mostraria seu talento depois e pai tanto do de tomaso pantera como do bmw m1 trouxe uma finesse e uma capacidade inerente em desenhos de chassi que ate hoje e apenas imitada nunca superada o pantera e o m1 podem ser carros datados dos anos 1970 mas nao ao rodar andar em um e se espantar como parecem modernos andando muito parecidos aos carros esporte de motor central modernos e em competiçoes na empresa que fundou depois com seu nome os chassis de dallara sempre venceram tudo que disputaram em 1965 com seu parceiros stanzani e wallace queriam que a lamborghini entrasse em competiçoes o motor v12 ja estava ali; bastava um chassi competitivo pensaram ferruccio dizia a verdade nao ha dinheiro para isso mesmo assim os jovens nao conseguiam tirar isso da cabeça principalmente por causa do ford gt40 que teria versoes de rua tambem e era um exemplo admirado pelos jovens engenheiros dallara desenha um chassi de rua de motor central que secretamente esperava usar depois em corridas o motor v12 era muito comprido para ficar em posiçao longitudinal entao dallara o vira de lado e faz o transeixo parte dele para um carro mais compacto e leve o chassi era todo em chapa de aço soldada a mao nada de solda a ponto aqui um monocoque central com o painel suporte de volante e curvoes dianteiro e traseiro formando uma bacia estrutural com soleiras generosas rigido e com centro de gravidade baixo desse monocoque central saiam a estrutura dianteira e traseira para os componentes mecanicos generosamente aliviadas em peso com furos feitos por serra copo as suspensoes eram geometricamente perfeitas por duplo a sobreposto nas quatro rodas na frente de alguma forma conseguiram colocar um estepe de tamanho normal praticamente debaixo do para brisa os freios eram modernos discos girling nessa epoca ainda solidos mas grandes 12 polegadas na frente e 11 atras os pneus eram modernos radiais pirelli cinturatto 205/70 r15 montados em rodas de aluminio exclusivas fabricadas pela campagnolo nenhuma assistencia na direçao de pinhao e cremalheira nem muito menos nos freios de duplo circuito era um chassi tao elegante bem desenhado e interessante que ferruccio acaba entrando no barco autoriza a criaçao do carro para ser fabricado em uma tiragem limitada de 50 exemplares destinados a seus clientes mais fieis começa a procura de um carrozzieri para desenhar e fabricar a carroceria o chassi pronto e mostrado ja em novembro de 1965 no salao de turim nao era o primeiro carro de motor central da historia longe disso mas motor central era ainda algo rarissimo em produçao seriada e com um exotico v12 dohc mais ainda tanto que ninguem acreditou que seria produzido em serie; para isso uma carroceria de cair o queixo era necessaria 6 a carroceria e obra coletiva de tres genios [caption id= attachment_297053 align= aligncenter width= 640 ] nuccio bertone e sua criaçao [/caption] outra mostra de que os tempos eram outros a carrozzeria bertone tinha exatamente duas pessoas determinando a aparencia dos carros nuccio bertone himself e mais uma pessoa sempre o sombrancelhudo nuccio nao desenhava mas sabia o que queria; nasceu e cresceu neste negocio um jovem desenhista de talento qualquer um e ele criaram as maiores carrocerias dos anos 1960 e 1970 depois de franco scaglione nos anos 1950 veio um aprendiz importante para a bertone giorgietto giugiaro em 1965 giugiaro saia para trabalhar a ghia e no lugar dele um outro jovem de 26 anos com um futuro sensacional marcello gandini lamborghini queria que a ghia fizesse seu carro de motor central o miura mas ela nao tinha gente para mais este projeto na epoca o que faz ferrucio bater na porta da bertone que pega o projeto cinco meses depois da estreia do chassi em turim aparecia o carro completo no salao de genebra o lamborghini miura completo dizer que foi um sucesso e pouco nem em 1966 nem hoje nada jamais causara tanto impacto o miura tinha as curvas mais sensuais ja colocadas em um automovel cada uma das rodas um ponto alto de uma curva voluptuosa atras da janela de vidro onde se montavam encosto de cabeça apareciam quatro gloriosos weber triplos e debaixo dele da cadeira do motorista se podia ver o v12 e os detalhes o carro tinha farois basculantes mais nao cobertos e neles cilios sensuais como numa supermodelo francesa as portas abertas pareciam os chifres de um touro subindo como faziam pela coluna b na janela traseira persianas pretas que em breve seriam comuns por todo lado em toyotas mustangs e todo resto no meio a frente e a traseira se abriam para expor a mecanica completa em todos os seus pornograficos detalhes e para abrir a frente a curva da porta era tao acentuada que se devia abrir as portas primeiro o carro e baixo longo espalhado suas proporçoes sao de carro de motor dianteiro; a cabine parece recuada o que faz a gente ficar debaixo do sol la dentro pertinho do para brisa e e bonito lindo maravilhoso de todo lado ou angulo que se olhe [caption id= attachment_297062 align= aligncenter width= 768 ] sim tem porta malas decente para dois [/caption] tem ancas e curvas e cilios como uma mulher; e delicado como elas mas ainda assim masculo com seus para lamas e pneus largos e o enorme motor a vista o carro mais bonito da historia e um titulo impossivel de dar a uma criaçao so; estilo e subjetivo e gostos mudam mas ele e sempre lembrado assim e e como muita gente o ve um classico imortal nao e a toa entao que tres pessoas importantissimas na historia do design automotivo reivindiquem para si sua criaçao bertone diz que teve muita influencia no desenho que gandini era inexperiente e cru gandini diz que e tudo ele e com certeza a maior parte do suor certamente e giugiaro tem um desenho em seu escritorio feito na bertone pouco antes de sair que parece muito o miura [caption id= attachment_297077 align= aligncenter width= 999 ] cilios [/caption] quem esta falando a verdade os tres claro o miura e tao incrivel que precisou de um pouco de cada um desses tres genios para criar vida nunca outro carro foi desenhado por esses tres obviamente infelizmente olhando o resultado desta colaboraçao involuntaria 7 bob wallace il collaudattore maximo a funçao de collaudattore costumava ser importantissima na industria em modena uma pessoa responsavel por como o carro se comporta nas maos do cliente a voz dele dentro da fabrica mas era tambem muito mais era um engenheiro sem diploma [caption id= attachment_297041 align= aligncenter width= 640 ] bob wallace saindo para mais um dia na sua mula preferida o miura jota [/caption] basicamente os engenheiros desenhavam um chassi um carrozzieri fazia algo lindo para vestir este chassi e pronto o trabalho era dele de ali em diante hoje varias fases de prototipo milhoes de km uma quantidade fantastica de dinheiro e batalhoes de pessoas em varios continentes fazem este trabalho cuidadosamente monitorados por administradores e executivos preocupados e paranoicos nesta epoca o cara pegava um prototipo e rodava com ele por anos consertando ele mesmo o que via de errado acertando a suspensao e freios ajustando carburador dando soluçao para o que quebrava quando acabava entregava o carro para fabrica para ser copiado em produçao e boa e o mais respeitado de todos eles e sem duvida o neozelandes wallace serio e metodico numa profissao que antes tinha so asnos volantes trouxe um pragmatismo anglo saxao que foi crucial para tornar o miura e depois o mais problematico countach algo mais usavel e bem feito do que era normal entao ate ferrari prestou atençao wallace foi a pitada de pragmatismo ainda entusiasta mas contido que faltava para tornar esse produto fortemente emocional algo real e vendavel um trabalho menos glamoroso mas certamente divertido 8 feito a mao a lamborghini e uma empresa minuscula olhando de hoje em seu começo basicamente artesanal muito pouco era produzido com ferramental carroceria do miura vinha da bertone e o chassi tambem vinha soldado de um fornecedor basicamente fundia motores e outras peças em areia e usinava essas peças ali; montava motores e o carro um carro por dia coisa de 200 a 300 carros por ano ljk setright dizia que o que e feito a mao pode ser consertado ou recriado a mao um painel de instrumentos de plastico depois do molde virar sucata nunca mais podera ser recriado comparativamente nao a lamborghini era minuscula como hoje parece impossivel sempre menos de 500 funcionarios uma fabriqueta no interior italiano com uma influencia muito maior que seu tamanho fisico hoje desde que a audi chegou e a trouxe ao nosso seculo sao mais de 1900 funcionarios fazendo quase 6000 carros por ano a maioria urus indistinguivel de qualquer outra fabrica em tokio ou sao bernardo do campo [caption id= attachment_297049 align= aligncenter width= 999 ] a fabrica hoje [/caption] naquela epoca um carro por dia dava tempo de wallace ou balboni seu aprendiz levar o carro para um teste antes de ir ao cliente frequentemente wallace ia para casa com eles e voltava dia seguinte na parede uma placa que dizia o proximo avaliador e o cliente tenha certeza que ele estara satisfeito uma epoca diferente onde todo mundo tinha grande orgulho pelo que fazia e a influencia da cidadezinha de santa agata no mundo la fora um produto das maos e da alma dos italianos da emiglia romagna 9 o desempenho e a personalidade como se nao bastasse tudo isso ha tambem o barulho nada soa como um v12 lamborghini respirando por borboletas de carburadores muito menos um que esta com esses carburadores a milimetros de sua cabeça respirando furiosamente a sensaçao e de ter um imenso suave torcudo e girador v12 aparafusado diretamente as suas costas disse a road & track no seu primeiro teste o miura e simplesmente sensacional em uma estrada truncada se voce tiver coragem de abrir o acelerador sempre que possivel o cambio e pesado mas preciso a direçao e leve e amigavel e o motor e simplesmente sensacional torque potencia e giros e uma trilha sonora incrivel e o mais proximo de um ganhador de le mans que se pode ter nas ruas [gallery ids= 297088 297087 297086 297068 297076 297073 297072 297074 297069 297061 297092 297091 ] a revista reportou tambem a frente leve acima de 210 km/h conhecida caracteristica aerodinamica que obrigou wallace a colocar um spoiler incongruente na frente de seu jota que pretendia tornar carro de corrida mas ainda assim a revista atingiu 262 km/h com o carro ao comemorar 30 anos da marca em 1994 peter egan da road & track comparou o miura aos countach e diablo vt este zero km disse ao contrario dos outros o miura e facil de entrar e sair e parece mais compacto mais pessoal e para qualquer referencia de hoje ou da epoca tem aceleraçao e velocidade simplesmente impressionantes e uma boa estabilidade em qualquer situaçao uma estranha mistura de finesse e força bruta e um carro sensacional o desempenho hoje pode ser atingido por um golf por exemplo mas a forma com que estes numeros acontecem simplesmente nao existe mais 10 tecnologia e arte o nascimento do supercarro masculino e feminino tanto em suas linhas da carroceria quanto em seu comportamento belo como nenhum outro e tao bravo e feroz quanto o touro de seu logotipo e nome existem carros que foram mais tecnicamente avançados em seu tempo; existem carros que chegaram perto em beleza proporçao e detalhamento mas nunca tecnica e beleza estiveram juntas de uma forma tao completa nunca num carro feito a mao um a um como uma obra de arte e nunca de uma forma que mudou o mundo do carro esporte totalmente como ele o miura era tao incrivel que outro nome teve que ser inventado de alguma forma carro esporte ou gt nao o explicavam a contento nao o miura era mais que um carro era um supercarro o primeiro e mais incrivel de todos eles
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