quem acompanha o flatout de perto sabe que nao resistimos ao impulso de responder perguntas que ninguem fez e fazemos isso simplesmente porque as perguntas que ninguem fez normalmente tem historias no minimo interessantes [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] veja por exemplo o primeiro acidente de carro do brasil ele aconteceu a 4 km/h e envolveu duas personalidades historicas do brasil o poeta olavo bilac que nao sabia dirigir e o jornalista abolicionista jose do patrocinio que estava ensinando o amigo a dirigir outra historia interessante e como as bicicletas ajudaram a conservar as estradas antes da criaçao dos automoveis — que nos levou a uma viagem no tempo ate o surgimento das estradas e nos trouxe a historia de hoje como os indios influenciaram o sistema rodoviario de sao paulo embora a origem das estradas ainda seja incerta a maioria dos historiadores acredita que elas começaram a surgir quando homens pre historicos criaram trilhas involuntariamente quando seguiam sua caça ou marcavam passagens por montanhas rios e pantanos por volta do ano 10 000 a c no brasil estes povos pre historicos eram os chamados paleoindios que tinham habitos semelhantes aos dos indios mais recentes — incluindo o nomadismo praticamente presos em um continente isolado estes povos tinham fluxos migratorios que completavam ciclos ao longo dos seculos este fluxo dos povos nomades deu origem as primeiras trilhas indigenas do brasil que por sua vez geraram algumas das principais rodovias do pais e influenciaram o sistema rodoviario de sao paulo o caminho dos indios e o caminho do padre uma destas trilhas era o caminho do peabiru uma serie de trilhas menores interligadas que ligavam a cordilheira dos andes ao oceano atlantico quando os colonizadores portugueses se instalaram no brasil o primeiro donatario da capitania de sao vicente martim afonso de sousa soube que o ponto final do caminho do peabiru ficava no litoral de seu territorio e ele tambem sabia que o tal caminho dava acesso as minas de ouro de potosi em territorio inca hoje localizada na bolivia por essa razao martim afonso escolheu a dedo o local onde fundaria a vila de sao vicente que se tornou a primeira vila com organizaçao politica semelhante a portuguesa e daria origem a atual cidade de sao vicente imediatamente apos a fundaçao de sao vicente em 1532 martim afonso iniciou expediçoes de entrada e desbravamento do interior de sua capitania com o intuito de explorar o ouro e demais riquezas que a terra tinha a oferecer ali mesmo encontrou um portugues chamado joao ramalho que misteriosamente ja vivia entre os indios da regiao desde 1508 sendo casado com a filha do cacique de sua tribo sua relaçao com os indios o colocou na condiçao privilegiada de intermediador entre colonizadores e nativos e permitiu que a recepçao de martim afonso fosse realmente amistosa foi joao ramalho quem mostrou a martim afonso o caminho para o alto da serra onde havia um planalto bem mais fertil e populoso que o litoral onde acabara de fundar sua vila era nesse planalto que ficava a aldeia de joao ramalho como aprendemos na escola logo atras dos colonizadores vinham os missionarios jesuitas que tinham como objetivo catequizar os indios salvando suas almas e afastando os da danaçao eterna e os missionarios que vieram atras de martim afonso no inicio dos anos 1550 foram o padre portugues manuel da nobrega superior da companhia de jesus no brasil e o jovem padre espanhol jose de anchieta os dois padres logo arrebanharam 50 jovens indios mas em uma terra quente cheia de gente sem roupa e sem a noçao de castidade e monogamia foi dificil convencer os jovens indios sobre valores cristaos era preciso encontrar um lugar onde os indios pudessem ser catequizados sem influencia dos brancos nao jesuitas alem disso havia um problema secundario a base da alimentaçao dos jesuitas era a chamada farinha de pau nao ria esse era o nome da farinha de mandioca na epoca e a farinha de pau vinha do interior uma regiao conhecida como piratininga que ficava no alto da serra naquele planalto onde vivia joao ramalho e sua tribo de tupiniquins sobre o qual ele havia falado a martim afonso de sousa vinte anos antes a soluçao mais logica era mudar a missao para o alto da serra e o responsavel por essa empreitada foi o jovem jose de anchieta que negociou a subida com joao ramalho apesar de reprovar suas atitudes nada cristas como a poligamia e o habito de andar descoberto por ai ramalho ensinou aos jesuitas o caminho para o alto da serra uma trilha conhecida como caminho do paranapiacaba que por acaso era o trecho final daquele outro caminho que atraiu martim afonso de sousa a trilha era severa depois de atravessar uma area alagada era preciso subir a serra engatinhando ate a nascente do rio tamanduatei e entao seguir o corrego anhangabau onde ficava a aldeia do indio tibiriça sogro de joao ramalho a subida levava dois dias inteiros enquanto a descida era mais leve exigindo apenas um dia foi ali na aldeia do tupiniquim tibiriça que o padre jose de anchieta celebrou a missa que marcou a fundaçao de seu colegio jesuita em 25 de janeiro de 1554 sim foi a fundaçao da cidade de sao paulo este caminho trilhado pelos jesuitas ha 464 anos existe ate hoje e ate 1984 voce poderia dirigir por ele trata se da estrada caminho do mar tambem conhecida como estrada velha de santos anchieta velha serra velha ou simplesmente sp 158 ela foi a primeira rodovia que ligou a capital paulista a baixada santista ela tambem e a rodovia que inspirou roberto carlos um entusiasta dos bons a escrever a musica as curvas da estrada de santos o caminho de paranapiacaba/trilha dos tupiniquins foi usado pelo padre anchieta ate 1560 a partir daquela decada os indios tamoios que tambem habitavam a regiao começaram a assaltar e a capturar os aventureiros que subiam a trilha antiga o que levou o padre a buscar um outro caminho para a subida ate o planalto parte deste caminho aberto pelo padre anchieta — conhecido como caminho do padre anchieta ou caminho do padre jose — acabou usado nos anos 1930 para a construçao de uma nova rodovia paralela a estrada caminho do mar a primeira etapa foi inaugurada em 1947 e a conclusao se deu em 1953 em homenagem ao padre que abriu o caminho no seculo 16 foi batizada como via anchieta — a mesma via anchieta que voce pode usar para ir de sao paulo a santos como alternativa a imigrantes e ja que falamos nos tamoios o territorio deles ficava mais ao leste de piratininga e uma das principais ligaçoes desta regiao com o litoral era uma trilha que hoje esta asfaltada duplicada pedagiada e radarizada e liga sao jose dos campos/sp a caraguatatuba/sp a sp 99 mais conhecida como rodovia dos tamoios ponto de convergencia o local escolhido para a fundaçao do colegio jesuita de sao paulo do piratininga nao foi casual e influencia o sistema rodoviario do estado ate hoje ali ficava a aldeia de tibiriça e tambem era o ponto de convergencia de outras trilhas indigenas pre historicas meio como uma roma indigena pre cabralina uma destas trilhas era proprio caminho do peabiru que se estendia entre cusco no peru e a vila de sao vicente ela passava pelo atual oeste paulista norte do parana paraguai bolivia e peru foi a trilha usada por raposo tavares em sua missao no oeste do parana na divisa com o paraguai e parte desta trilha compoe alguns trechos da br 374 no parana e a rodovia paulista que leva seu nome a sp 270 raposo tavares outra destas trilhas era a trilha dos guaianases que iniciava na atual jundiai/sp passava pela aldeia dos tupiniquins de piratininga/colegio jesuita chegava as margens do rio paraiba do sul e atravessava o vale deste rio seguindo o curso d agua ate chegar a atual guaratingueta onde se bifurcava seguindo para o norte atingia se a serra da mantiqueira passando pelo sertao das minas geraes caminho trilhado pelo bandeirante fernao dias desviando para o sul descia se a serra do mar ate o local onde hoje esta paraty a linha pontilhada que liga as casinhas nas cidades e a outra parte da trilha aqui ja como estrada dos tropeiros esta trilha dos guaianases serviu de base/referencia para ao menos quatro rodovias atuais o trecho do vale do paraiba guiou a estrada dos tropeiros no brasil imperial e a antiga estrada rio sao paulo cujos trechos ainda existem dentro das cidades e em estradas vicinais da regiao esta por sua vez foi substituida pela via dutra que basicamente retificou o sinuoso caminho entre o rio de janeiro e sao paulo a estrada rio sao paulo antiga que segue a trilha dos guaianases depois de ter se tornado a estrada dos tropeiros o trecho norte da trilha dos guaianases se tornou parte da br 383 que liga conselheiro lafaiete/mg a ubatuba/sp ja o trecho sul da trilha e a atual rodovia sp 171 que se liga ao trecho fluminense da estrada real entre paraty/rj e cunha/sp o estado do rio de janeiro concluiu a pavimentaçao do trecho recentemente facilitando a passagem de carros de passeio de paraty a guaratingueta o trecho sul da trilha dos guaianases havia tambem o caminho dos goiases que foi usado no seculo 18 pelo bandeirante bartolomeu bueno da silva em sua expediçao ao atual estado de goias em busca de ouro o caminho dos goyazes no caminho fez uma parada onde seria fundada a cidade de campinas tres anos mais tarde em 1725 e seguiu para o norte onde acabou fundando a atual cidade de goias velho o caminho trilhado por bartolomeu bueno da silva hoje e a rodovia sp 330 mais conhecida pelo apelido de seu pai que tambem foi usado por ele anhanguera o caminho dos goyazes via anhanguera houve ainda um outro caminho indigena que partia da aldeia de piratininga em direçao ao norte esta trilha foi usada pelos bandeirantes para chegar as minas geraes o mais famoso deles foi fernao dias que da nome a br 381 apesar de sao paulo ter sido fundada no atual patio do colegio seu marco zero nao e o ponto em que o padre anchieta construiu seu barracao onde catequizava os indios em vez disso o marco zero de sao paulo fica a alguns metros dali na praça da se ali tambem e o marco zero de todas as rodovias paulistas — ou seja suas distancias começam a ser calculadas ali ainda que administrativamente elas iniciem a alguns quilometros da praça o motivo para este sistema tambem e influencia dos indios e do periodo colonial quando os colonizadores instituiram a contagem de distancia o ponto de partida de cada uma destas trilhas era baseado na porta de um templo construido proximo ao colegio jesuita em um local chamado largo da se exatamente o local onde as trilhas indigenas confluiam na aldeia de piratininga
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