Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Dodge Charger também terá motor Hellcat de 717 cv
No começo do mês dissemos aqui no Zero a 300 que a Dodge estava estudando também adotar o motor Hellcat para o sedã Charger. Agora, o pessoal da Road & Track teve acesso a um documento de certificação chamado SAE J1249, que é um teste de potência e torque feito pela SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos) diante de testemunhas sem ligação com a indústria automobilística.
Esta é a única forma de certificar potência e torque nos EUA, e a Chrysler relacionou o Charger nesse documento como um dos carros que usaria o 6.2 V8 sobrealimentado de 717 cv. Caso isso se concretize, o Charger será o sedã mais potente já fabricado, superando o atual detentor deste título, Mercedes-Benz S65 AMG de 630 cv.
Encontro de Porsche em São Paulo será aberto ao público
No próximo dia 9 de agosto o 356 Porsche Clube Brasil e o São Paulo Porsche Clube vão realizar a terceira edição do “Encontro do Porsche 356 e 911” na Fazenda Boa Vista em Porto Feliz (SP).
Neste ano, o evento irá comemorar os 60 anos do Porsche Carrera e Speedster, e haverá um encontro de antigos para o qual estão previstos cerca de 300 carros, entre Porsche, Jaguar, Mercedes, BMW e Ferrari.
O evento será aberto ao público, com convites a partir de R$ 200. Por esse valor além da visitação a toda a programação do evento, também estão incluídos as refeições, oferecidas pelo Buffet Fasano, e atividades monitoradas para crianças. A Fazenda Boa Vista fica no km 102 da Rodovia Castelo Branco, e os convites podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3095-9500.
Brasileiros são os que mais trocam de carro
Um estudo recentemente publicado pela Telefónica revelou que nós, brasileiros, somos o país que mais rápido troca de carro. A pesquisa, intitulada “Connected Car Industry Report”, tratou sobre a conectividade nos carros, e entrevistou motoristas do Brasil, Inglaterra, Alemanha, EUA e Espanha.
Segundo os resultados, os brasileiros trocam de carro a cada 1,7 ano — ou seja, não chegam a ficar dois anos completos com um carro — enquanto os britânicos trocam a cada 3,5 anos. Além disso, o estudo ainda aponta que 35% dos entrevistados não pretende ter mais um carro nos próximos 20 anos, e esperam trocar seus automóveis por soluções alternativas de transporte como o compartilhamento de veículos ou transporte coletivo. Veja mais detalhes na página.
Audi TT será apresentado no Salão de São Paulo
O novo Audi TT já começou a ser produzido na Europa, mas por aqui ele só vai dar as caras em novembro, durante o Salão do Automóvel. Além do TT, a Audi também pretende trazer um dos carros conceito que apresentou recentemente nos Salões pelo mundo, mas ainda não definiu o modelo que será trazido.
Depois de aparecer no Salão de São Paulo, o Audi TT já começará a ser vendido no Brasil. Ele será oferecido em duas versões, uma de entrada com motor 2.0 turbo (esse mesmo que você está pensando, e que é usado por metade dos carros do Grupo, como o Golf GTI e o Fusca) de 230 cv, capaz de ir de zero a 100 km/h em seis segundos; e a TTS, que extrai um pouco mais de potência do 2.0 turbo e chega aos 310 cv, levando o cupê aos 100 km/h em 4,7 segundos.
Próxima geração do Audi R8 poderá ter motor diesel
Você sabe: se hoje os carros a diesel têm algum apelo mais esportivo (na Europa, claro), grande parte dessa culpa é da Audi, que venceu as 24 Horas de Le Mans consecutivamente com seus protótipos queimadores de óleo.
Com tanto investimento na tecnologia é natural que ela fosse parar nos modelos de rua da marca. Até mesmo o novo TT tem uma versão turbodiesel e parece que o próximo da lista é seu irmão maior, o R8. E quem deu as pistas foi o próprio chefão da marca, Rupert Stadler.
Em um evento comemorativo dos 25 anos da tecnologia diesel da Audi, o executivo disse que a empresa pretende transferir ainda mais tecnologias desenvolvidas em Le Mans para os carros de rua. A próxima geração do R8 poderá ser o primeiro a ser beneficiado, mas não com o V6 diesel do R18 e-tron, e sim com alguma variação do V8 4.2 de 385 cv do A8. Stadler também sugeriu que poderá haver uma linha diesel na família RS, de modo semelhante ao que a BMW ao lançar variações M de modelos diesel. Veja mais detalhes