Era para ser uma festa de inauguração, mas na prática, o número 1980 da Alameda dos Nhambiquaras (Moema, SP), novo endereço da Universo Marx, se transformou em um encontro de antigos, futuros colecionáveis e carros de entusiastas em geral. Todas as ruas próximas tinham carros de babar: o único Monarca sobrevivente, Karmann-Ghia, uma dupla de BMW M3 E36 e Z3 impecáveis, Fusca 1303 Cabriolet, Maverick, Galaxie, Ford 1929, Porsches a ar de diversas gerações (entre 911 e 914) e uma dupla de Mercedes-Benz CL500 (V8) e CL600 (V12) são apenas alguns dos nomes que coloriram as ruas próximas. Era tanta coisa para olhar que o trânsito fluiu lento na rua – os carros de passagem queriam admirar os veículos estacionados.
Dentro, o caldeirão misturava o acervo dos caras com diversas personalidades do meio do antigomobilismo. Além de toda a equipe da Universo Marx e de seus familiares, Rubem Duailibi, Paulo “Loco” Figueiredo e o preparador de seu Porsche 911 RSR Danilo, Eduardo e Vera Lambiasi da R&E Restaurações, Quadrelli, equipe da 455 Garage, Paulo Kise da 84 Hot Rods, Affonso da High Clean, Alexandre Pochini da estética automotiva SEC Way, os camaradas do Muscle Tour e leitores como Claudio Fatara, Denis Kamioka, Manoel Cintra e Fabio Castellotti deram o ar da graça. Mas estes são apenas alguns poucos dos nomes – a lista é infinitamente maior.
Tecnicamente, estávamos indo para prestigiar a inauguração do novo espaço – que tem muito mais área para manobrar os carros, facilitando a vida dos funcionários e clientes que querem fazer test drives. Mas com tanto carro bacana junto, foi impossível não deixar de registrar este encontro improvisado e mostrar para vocês alguns dos brinquedos que estavam por lá. Deguste sem moderação – e não se esqueça de clicar nas fotos para ampliar!
Bela Chevrolet 3100 Marta Rocha 1956. Ao lado, um Dodge Dart extremamente liso, em fase final de restauração pela 455 Garage.
O Porsche 911 RSR de Paulo “Loco” Figueiredo é uma loucura, perdoem o trocadilho infame. O trabalho feito pela equipe da Dan911 transborda capricho, esmero e performance: this ain’t no trailer queen! É um carro de pista que combina alguns dos melhores componentes de todas as gerações aircooled do 911 e que pode circular nas ruas.
Imediatamente ao lado do 911 RSR, mais car porn: uma maravilhosa Alfa Romeo Giulietta Spider 1959, modelo imortalizado nas telonas em O Dia do Chacal (1973), de Fred Zinnemann. Ela estava como representação da agência de viagens Monreal Tours, que organiza driving experiences e viagens de entusiastas, como Goodwood, Pebble Beach, Autoclasica, Mille Miglia, dentre outros.
Uma dupla de babar: a , empresa de detailing automotivo na região do Morumbi e um Fusca 1303 Cabriolet.
Detalhe da grade e buzina do Ford 1929 da 455 Garage, que também trouxe este belo Galaxie LTD abaixo.
Toque de rali neste Puma. Abaixo, uma de nossas peruas favoritas: BMW 540i Touring E34 e, na sequência, detalhes de um M3 E36 e de um Z3 zerado! Infelizmente perdemos o arquivo da foto de corpo inteiro do último.
Maverick Super Azul Regata. Quão interessante seria um par de cabeçotes de alumínio, diferencial curto e comando mecânico bravo num carro com este visual? Abaixo, três escolas diferentes do Fusca.
Como não poderia deixar de ser, Véio Zuza, o Porsche 356 Pré-A Cabriolet de Mau Marx, estava na porta da loja para recepcionar os presentes. À frente dele, Mutley dava sua risada sarcástica. Atrás do 356, um Dodge Dart conversível, norte-americano, 1967.
Os fãs de clássicos franceses não tinham do que reclamar, com este belo Traction Avant de anfitrião: chama a atenção como a linha do assoalho era baixa.
Cabine de uma Alfa Spider 2000, um dos carros favoritos deste escriba. No alto, a escola aircooled, seus reflexos e inspirações. O SP2 estava absolutamente zerado!
Escolha sua arma: Hummer ou Candango? Abaixo, uma fileira para fã de italianos nenhum botar defeito: Fiat 124 Spider a la Abarth, Alfa Romeo GTV e 2000 Spider.
Este Porsche 993 Turbo-Look é capaz de inspirar sonhos eróticos a qualquer gearhead. Wangan Midnight feelings? É só começar a fuçar! Abaixo: trio de classe britânica – Triumph Spitfire, Jaguar E-Type Series III e Austin A40 Devon.
Isetta ou Pontiac Le Mans? Hot rod com V8 flathead? Opala? Clássicos para todos os gostos. Abaixo, talvez o principal momento do dia: a chegada do Monarca, tido como o primeiro fora-de-série nacional, roadster construído em 1954 por Oliviero Monarca e que teve como carrozzieri Toni Bianco e Anísio Campos. Usa plataforma Volks e mecânica de Porsche 356. Muito capricho na restauração.
No fim do dia, descemos um quarteirão para um raro tira-teima: qual a sua roda favorita? As Brabus da S600 ou as AMG da S500? Esta S600 pertence ao leitor Fábio Castellotti – em breve vocês conhecerão todos os detalhes e verão (e ouvirão) o maravilhoso e ensurdecedor ronco do V12 M120, mesmo bloco que equipa o Pagani Zonda: 394 cv a 5.200 rpm, 58,1 mkgf de torque a 3.800 rpm e zero a 100 km/h em 5,5 segundos em um sedã grand tourer que transborda luxo!