Olá, meus amigos. Depois de um longo período volto aqui para contar mais um pouco sobre meu projeto, algumas coisas mudaram desde a última matéria. Hoje vamos falar sobre o visual escolhido para meu Opala — tenho uma teoria que diz: na dúvida, vá de original que funciona.
Então decidi mudar muito pouco no carro, abaixo está uma foto de como era o Opala SS 1979 originalmente, jogo completo de faróis auxiliares, rodas repolho, faixas em preto semi-brilho, retrovisores especiais para o modelo, cor Vermelho Marajó (único vermelho disponível para a linha 1979 além do Vermelho Vinho) calha de chuva etc.
E aqui uma projeção que o amigo Guilherme Farias fez a meu pedido de como quero deixar o meu carro.
O que muda do original é basicamente pneus e rodas, além das capas nos faróis auxiliares e o modelo da projeção não tem a moldura do pisca com uma faixa na cor do carro (o meu vai ter) as rodas são as SS dos modelos mais antigos alargadas — com seis polegadas na dianteira e sete na traseira — pintadas de black chrome e pneus BF Goodrich medidas 215/60-14 frente e 235/60-14 atrás.
Por via das dúvidas também tenho as repolho originais aqui.
Comparativo do black chrome com o cromo comum:
Consegui um jogo de molduras de pisca originais e zeradas, fiz uma foto comparativa das originais e paralelas que tinha aqui.
Em uma das matérias anteriores aparece na foto um volante em madeira da marca Grant, acabei vendendo e optando por restaurar o original, mas confesso que ainda não estou bem certo sobre essa escolha porque o volante original é bem grande e pode acabar batendo na minha perna, porém, até o momento a idéia é que o interior fique impecavelmente original.
Uma curiosidade: a cor Vermelho Marajó é muito difícil de ser encontrada. Até eu pintar meu carro, só sabia de um Opala nessa cor e a foto não ajudava nada, ou seja: como peguei o carro com a tinta raspada nunca tinha visto a cor pessoalmente e não gostei quando vi por foto. Mesmo assim decidi arriscar em nome da originalidade e não me decepcionei, a cor é linda, mais puxada para o laranja do que o Vermelho Meteoro (linha 1978):
Aqui a foto do cofre do meu Opala já pintado
Logo depois fiquei sabendo de um outro Opala SS79 na cor do meu. Detalhe: é de uma garota e está quase pronto. Além desse, também descobri um Opala Especial da mesma família e na mesma cor que acabei vendo pessoalmente.
Creio que alguns se lembram que meu carro de uso diário era um Dodge Polara GL 1980 prata. Era… pois no fim do ano passado eu estava andando com ele, e um cidadão furou o sinal vermelho. Colidimos esse foi o resultado:
Infelizmente não valeria a pena para mim restaurar o carro, mas consegui vendê-lo para alguém que vai devolver ele às ruas como merece. O problema é que isso influenciou na história do SS. Vou dar um tempo no projeto do motor 383, montar ele com um quatro cilindros e paralelamente ir montando o V8. Um pequeno atraso de planos, mas que não me fará desistir, nos vemos na próxima.
Por Marcos Camillo, Project Cars #22