Daniel Norris é arremessador dos Blue Jays, o único time canadense entre as 30 equipes que compõem a MLB, ou Major League Baseball — a maior organização de beisebol da América do Norte. Ele é o terceiro melhor areemessador canhoto da Liga, uma das grandes promessas de 2015 e tem uma das carreiras mais promissoras no esporte. E o que isto tem a ver com a gente? Bem, ele mora em uma Kombi!
Sim, um dos jogadores de beisebol mais bem-sucedidos da atualidade não mora em uma mansão com um superesportivo na garagem — na verdade, sua casa e seu carro são a mesma coisa: ele mora em uma Kombi Westfalia 1978. Não é como se ele não tivesse outra opção: ele simplesmente escolheu viver assim.
Norris foi contratado pelos Blue Jays em 2011, e seu bônus foi de US$ 2 milhões — o que dá uns R$ 5,7 milhões em conversão direta. A primeira coisa que ele fez? “Assim que eu assinei com os Blue Jays eu soube que compraria uma Kombi”, ele contou ao site . “Era o carro dos meus sonhos“. Ele não disse “Kombi”, pois este é o nome dela aqui, mas “van da Volkswagen”. Nosso nome é bem mais carismático, não?
De qualquer forma, não é difícil entender por que uma Kombi era o carro dos sonhos de Norris. Ele cresceu em uma família que sempre estimulou um estilo de vida simples, sem luxos desnecessários. Seu pai é dono de uma oficina de bicicletas no Tennessee que era muito frequentada por ciclistas e mochileiros, e seus programas nos fins de semana incluíam trilhas de bike, acampamentos na floresta e alpinismo.
Ele poderia simplesmente morar em uma casa com uma garagem cheia de Kombis, não é?
“Para não complicar as coisas, acho que eu sou esquisito”, diz Norris. Considerando que, mesmo quando se tornou um arremessador profissional em 2011, ele continuou trabalhando em um emprego “normal” nos primeiros anos — vendendo equipamentos para esportes radicais e aventuras em uma loja e aprendendo tudo sobre andar de caiaque e viajar por aí de carona —, talvez dê para concordar com ele.
Hoje seus hobbies são surfe e fotografia — e a Kombi Westfalia 1978 que lhe serve de moradia quando a temporada da MLB acaba também o ajuda nisso.
Apelidada de “Shaggy”, a Kombi nem estava à venda quando Norris a conheceu. Como contou ao Grind.tv, seu pai “conhecia um cara que conhecia um cara” que frequentava a oficina de bicicletas. Norris precisou visitar o cara algumas vezes e insistir bastante até convencê-lo a vender a van toda modificada para se tornar uma pequena casa ambulante.
A Westfalia realizou conversões da Kombi em camper sob contrato com a VW de 1951 a 2003. A empresa, que tem este nome por ter sido fundada na região de Westphalia, na Alemanha, especializou-se na Kombi mas também converteu outros modelos, tanto da VW quanto de outras marcas.
As Kombi modificadas pela Westfalia são bastante desejadas entre os entusiastas da vida ao ar livre, e quanto mais antiga, melhor. O exemplar de Norris já tem seus 37 anos de idade mas aparenta estar muito bem conservado e é equipado com painéis solares, uma cama e um fogão, além de pranchas de surfe e outros pertences. Ele documenta suas viagens em fotos que posta no e no .
“Eu cozinho minha própria comida, eu tenho uma cozinha — um pequeno forno a gás, umas panelas e potes — que dá bem certo para mim. Eu gosto. Do jeito que eu cresci, na oficina do meu pai, todos tinham que aprender a cuidar de si mesmo e se sustentar com o que tínhamos”, Norris contou ao site .
Dinner during the golden hour. 5 star restaurant.
— Daniel Norris (@DanielNorris18)
Naturalmente os cartolas do Blue Jays tinham um certo receio com este estilo de vida “diferente” do arremessador no início, mas seus colegas de equipe curtem, e alguns deles até foram escalar ou surfar com ele. De qualquer forma, Norris garante que seu foco principal é o beisebol. “O beisebol sempre foi minha paixão número 1, a vida toda. Todo esse negócio de van é legal e dá uma boa história, e eu curto isso, mas meu foco principal é o beisebol. É minha paixão e é nisso que eu penso na maior parte do tempo.” O que não significa, porém, que Norris vá deixar a estrada tão cedo.
The elusive van you’ve been hearing about just rolled into Dunedin with — Blue Jays-Official (@BlueJays)
“Acho que é a simplicidade disso tudo é o que mais me atrai. Na minha cabeça, eu não preciso de luxo — ao menos não no sentido tradicional da palavra”, ele explica. “Eu considero minha vida luxuosa — eu moro em uma praia com vista para o mar, tenho comida boa e café quente à minha disposição. É chique, não é?”
[ Fotos: Daniel Norris ]