Até pouco tempo atrás a linha de modelos da BMW era simples e prática. O Série 3 era o modelo compacto, o Série 5 era o modelo médio e o Série 7 era o modelo grande. A chegada dos SUVs da marca não chegou a complicar a ordem das coisas: o X3 é o SUV do Série 3 e o X5 do Série 5. Logo, se a BMW decidisse lançar um SUV grande, ele seria, naturalmente, o X7.
O negócio começou a complicar quando a BMW decidiu reorganizar as séries, deixando as séries ímpares para os sedãs e os pares para os cupês. Assim, o Série 2 é o cupê da Série 1, o Série 4 é o cupê da Série 3 e o Série 6 é o cupê da Série 5. Só que nessa história entram também os “cupês de quatro portas”, identificados na linha BMW pelo nome Gran Coupe. Apesar de terem quatro portas, eles recebem a nomenclatura dos cupês. Assim, o BMW Série 6 Gran Coupe é a versão sedã da versão cupê do sedã Série 5. O X6 é a versão cupê do SUV da Série 5, que é o sedã do Série 6.
Agora a BMW está lançando na China a versão sedã do Série 1, que não é a versão Gran Coupe da Série 2 (que na prática é um sedã do cupê). Confuso, não?
Na verdade este sedã da Série 1 é o início de uma nova pequena reviravolta na linha da BMW. Isso porque o modelo é baseado na plataforma UKL, que já é usada no Série 2 Active Tourer, no novo X1 e no atual Mini, e tem como principal característica o layout de tração dianteira. Ou seja: em alguns anos a Série 1 será totalmente composta por modelos de tração dianteira ou integral, enquanto a Série 2 manterá a tração traseira. Isso também faz do Série 1 Sedan chinês o primeiro sedã da BMW com tração dianteira.
Estas primeiras imagens foram divulgadas pelo site chinês Autohome, que também descobriu que ele será vendido nas versões 118i, equipada com um 1.5 turbo de três cilindros e 136 cv; 120i, equipada com o 2.0 turbo de 194 cv; e o 125i, que usa o mesmo 2.0 turbo porém com 231 cv. Ainda não se sabe se haverá um novo 1M ou o M140i sedã.
Isto também nos deixa um pouco confusos, porque, embora o modelo seja voltado apenas para o mercado chinês, não podemos descartar a possibilidade de a BMW lançá-lo no restante do mundo para rivalizar com o Mercedes-Benz CLA e com o Audi A3 Sedan, afinal a história mostra que estas três marca alemãs passaram os últimos 35 anos criando respostas aos lançamentos das rivais.
Por último um fato curioso: com 4,45 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,44 m de altura e 2,67 m de entre-eixos, o Série 1 Sedan é maior que o BMW Série 3 E36, que tinha 4,43 m de comprimento, 1,69 m de largura, e 1,39 m de altura. Somente o entre-eixos do quase-clássico era maior: 2,70 m. Uma versão M140i com tração integral não cairia nada mal, não?