A atual geração do Palio tem somente cinco anos, mas já está prestes a ser substituída pela Fiat a partir do ano que vem. Junto com ele, quem também dará adeus às ruas será o Punto, que completará seu décimo aniversário em 2017. Mas em vez de lançar um substituto para cada um deles, a Fiat lançará um único modelo, que terá a missão de substituir os dois carros.
A estratégia tem a ver com o reposicionamento do Uno para um andar acima na linha de produtos, após ter aberto a vaga de modelo de entrada para o Mobi. O novo modelo, batizado de X6H e X6S (hatch e sedã), já vem sendo testado desde o começo do ano, quando ainda vestia a dianteira do Grand Siena e a traseira do atual Palio, mas agora ele já circula com sua carroceria própria, como mostram estas fotos feitas pelo leitor Rodrigo Keller em São Paulo.
O modelo tem algumas características do novo Fiat Tipo, lançado neste ano na Europa nas versões sedã e hatch, porém suas dimensões são claramente menores e, se você reparar, ele usa cubos de roda com quatro parafusos, em vez de cinco.
Isso porque, , o X6H e o X6S serão baseados na plataforma 326, a mesma da atual geração do Palio e do Grand Siena — o que explica a carroceria usada na mula de testes até então. O Tipo, por sua vez, é baseado na arquitetura Small US Wide, usada pela Fiat no Toro e pela Jeep no Renegade e no Compass. Mesmo assim o novo hatch terá elementos de estilo inspirados no Fiat Tipo, como as lanternas horizontais que se estendem sobre a tampa do porta-malas, os farois afilados e a grade ampla e baixa.
Por dentro, também segundo apuração do Autos Segredos, ele usará apenas o volante multifuncional do Tipo e os comandos do ar-condicionado — o painel terá desenho exclusivo do modelo.
Em suas versões de entrada o X6H usará o motor 1.3 FireFly com cerca de 110 cv e 14 mkgf de torque, que poderá ser combinado a um câmbio manual de cinco marchas ou uma versão automatizada desta caixa. Nas versões superiores o X6H usará o motor 1.8 E.torQ EVO já usado na Toro a gasolina. Como seu nome sugere, trata-se de uma evolução do motor 1.8 E.torQ que atualmente equipa o Renegade. Ele terá sistema de pré-aquecimento de etanol para partida a frio, Start&Stop e outras pequenas modificações para ajudar a reduzir os níveis de consumo. O 1.8 também poderá ser combinado ao câmbio manual de cinco marchas, porém a opção a ele será um câmbio automático de seis marchas — o mesmo do Jeep Renegade flex.