São só 44 segundos, mas eles valem a pena: neste onboard, você verá pelos olhos do atual campeão da Fórmula Drift Chris Forsberg como é dar uma volta no circuito de rua de Long Beach ao volante de um Nissan 370Z preparado durante uma sessão de treinos para a primeira etapa da temporada de 2015. Insano.
A temporada 2015 da Fórmula Drift começou no último fim de semana, nos dias 10 e 11 de abril. O circuito de Long Beach, palco da etapa inaugural, existe desde 1975 e já abrigou provas da Fórmula 1 entre 1976 e 1983, e da Fórmula Indy de 1984 até hoje. A Fórmula Drift é disputada no circuito desde 2006 — e a etapa de Long Beach é considerada uma das mais difíceis: as curvas são de alta velocidade, mas a pista é estreita e o espaço entre o carro e o muro é ínfimo. Qualquer pequeno erro pode significar o fim da bateria — o que não acontece no vídeo abaixo, gravado dias antes da competição.
Se, olhando de fora, a precisão do traçado seguido pelos carros faz o dorifuto parecer fácil, quase automático, nada como uma visão do ponto de vista do piloto para ver que isto poderia não estar mais longe da verdade: correções no volante e trocas de marcha no câmbio sequencial são constantes, e não são raros os momentos em que o cockpit fica cheio de fumaça de pneu — às vezes, o piloto mal enxerga o que vem à frente.
No entanto, se há um piloto capacitado para o que faz, este piloto é Forsberg. Ele é um dos poucos que competiram em todas as temporadas desde o início da Fórmula Drift, em 2004. Dono de sua própria equipe, a Chris Forsberg Racing, desde 2007, Forsberg é bicampeão da Fórmula Drift, ficando com os títulos de 2009 e 2014.
Seu carro atual é um Nissan 370Z equipado com um motor V8 — mas, diferentemente da maioria dos carros que competem no circuito de drift americano, não se trata de um crate engine Chevrolet (como o incrível e herege Passat V8 de Tanner Foust), e sim de um legítimo motor Nissan: o V8 de 5,6 litros com duplo comando no cabeçote e quatro válvulas por cilindro, usado na picape Nissan Titan. Originalmente, o VK56 entrega 305 cv, mas a preparação no carro de Forsberg inclui um sistema de injeção BigStuff3 e sistema de óxido nitroso — levando a potência para quase 1.000 cv.
Com ele, Forsberg conseguiu a nona posição na etapa de inauguração do campeonato. O vencedor foi o norueguês Fredric Aasbo — que já vimos aqui ao lado de Anders Grondal nos ensinando os segredos de pilotar rápido na neve. De qualquer forma, o vídeo abaixo mostra que, independentemente da posição do piloto, a competição da Fórmula Drift é de altíssimo nível.
Agora, Forsberg não pilota de lado apenas seu 370Z — a paixão pelos Z-Cars da Nissan já o levou a deslizar pelo asfalto ao volante de um clássico 280Z (a terceira geração do Nissan S30) equipado com o motor RB26DETT de um Skyline GT-R, preparado para render pelo menos 500 cv. O vídeo é uma ação da Clarion, fabricante de sistemas multimídia para automóveis que patrocina a equipe de Forsberg na Fórmula Drift, mas não significa que não seja uma boa maneira de gastar três minutos do seu dia.