Rat rods certamente estão entre as vertentes automotivas que mais dividem opiniões, mas não tem como não curtir um negócio desses: uma picape com motor turbodiesel enferrujada, barulhenta, rápida e com personalidade de sobra.
O legal dos rat rods é que eles são feitos usando peças de vários carros diferentes e, por isso, não existem dois carros iguais — e os caras misturam marcas sem medo de irritar os mais conservadores. Eles fazem carros para si mesmos, mas acabam chamando a atenção de muita gente.
Esta picape, por exemplo: trata-se de uma Chevrolet Advance Design, vendida entre 1947 e 1955, equipada com um motor Ford Powerstroke, um V8 a diesel (não confundir com o Power Stroke da Ford Ranger, um quatro-cilindros desenvolvido pela MWM International) turbinado capaz de entregar mais de 500 cv e 122 mkgf de torque (!!). Heresia? Pode até ser, mas você vai esquecer de tudo ao vê-la acelerar.
No vídeo, o dono Troy Gubser mostra alguns detalhes da picape, como a suspensão a ar, o câmbio manual ZF de cinco marchas, o tanque de combustível na caçamba, o botão na traseira que diz “aperte” e aciona uma buzina de ar comprimido altíssima e o engate para rebocar um trailer. Ele conta que o projeto levou cinco meses para ficar pronto.
E ele não faz feio na arrancada — os 402 metros são percorridos em 14,8 segundos —, mas nem foi feito para isto. O negócio de Troy e ouvir o ronco do motor, ver a fumaça preta saindo dos tubos de escape verticais e se divertir ao volante de seu Tom Mate from hell.
[ Foto: Troy Gubser ]