de 1910 a 1939 ettore bugatti produziu em sua fabrica na bucolica cidade de molsheim na alsacia algo em torno de 7800 carros henry ford em seu apice fazia esta quantidade de carros todo santo dia porque entao falamos dele ainda como uma empresa pequena como aquela perdida num canto rural da alsacia fazendo tao pouco ainda e desproporcionalmente famosa a ponto de ser revivida duas vezes nos ultimos 30 anos a grande custo se ford popularizou o automovel fazendo o tao comum e corriqueiro quanto qualquer outro bem de consumo ettore bugatti nos mostrou que ele podia tambem ser muito mais que isso tratando o automovel como uma expressao valida de sua alma uma obra de beleza e funcionalidade acima de tudo que ja fora visto ate entao bugatti criou em seu pequeno enclave utopico renascentista nao apenas maquinas de transportar na verdade o fato de que poderiam servir a esta funçao era quase secundario bugatti tratava automovel como arte e arte nao se preocupa com preço nem eficiencia nem funçao; nem muito menos se alguem pagara por ela quando pronta arte existe porque seu criador nao pode impedi la de aparecer e mais forte que ele proprio e suas necessidades mundanas seu unico compromisso e tornar real a visao unica da alma do artista [caption id= attachment_251578 align= aligncenter width= 800 ] ettore bugatti[/caption] mas se outros notoriamente miller nos eua tambem trataram o automovel assim porque bugatti ainda e tantos anos depois de seu fim tao lembrado a lenda de bugatti e tao atraente que causa obsessao os irmaos schlumpf nos anos 1970 ativamente tentaram comprar todos os bugatti sobreviventes e traze los de volta para a alsacia coleçao que pode ser vista hoje no museu cite de l automobile em mulhouse e gastaram toda sua fortuna todinha ate falir e fugir do pais para escapar da furia de seus ex funcionarios desempregados jorge anadon na argentina queria tanto um bugatti que ao restaurar um para um cliente cria um para si mesmo a partir do zero sua pur sang continua fazendo copias na cidade de parana reproduzindo fielmente nao so os carros mas os metodos de produçao de ettore em um ambiente tao bucolico e remoto quanto molsheim nos anos 1920 romano artioli em 1990 e ferdinand piech dez anos depois arriscaram sua fama e fortuna para reviver a marca um italiano e um alemao revivendo uma empresa francesa repetindo o caminho de ettore nenhum dos dois precisava de mais fama gloria ou dinheiro naquele ponto de suas vidas mas se meteram nisso mesmo assim nao nada disso e normal nem apenas negocio algo muito diferente esta em jogo aqui e como definir essa força quase metafisica que nos atrai para bugatti como explicar a obsessao que ainda sentimos pela marca vamos tentar separando os componentes basicos do mito origem utopia obra e o tragico fim origem quando nasceu em milao 1881 nada parecia estar mais longe de ettore bugatti do que um futuro tecnico e empresarial seu pai carlo bugatti era um artista conhecido pintor desenhista de roupa escultor e principalmente fabricante de moveis extremamente complexos e artisticos como um artista famoso em uma cidade cosmopolita como milao sua casa era sempre cheia de gente bonita e importante ate altas horas da noite num clima de boemia e criatividade nada de fazenda e lida dura como ford e tantos outros bugatti veio de outro lugar totalmente diferente [caption id= attachment_251579 align= aligncenter width= 410 ] auto retrato de carlo bugatti[/caption] ettore desejava ser tambem um artista e para tanto foi matriculado na academia brera de milao mas logo dois eventos mudariam totalmente sua vida primeiro ettore notou que seu irmao mais novo rembrandt mesmo sem estudos mostrava habilidade nata muito superior a sua fosse desenhando ou esculpindo rembrandt se tornaria famoso no futuro por seus bronzes de animais este sim perseguindo uma carreira artistica mas o que mudou realmente a vida do jovem ettore em 1898 foi conhecer o automovel na verdade um triciclo motorizado um dos amigos de carlo bugatti era um certo signor stucchi que visita a familia a bordo de um veiculo que começava a fabricar em sua prinetti&stucchi uma copia do triciclo motorizado frances de dedion ettore fica louco; examina minuciosamente a maquina consegue permissao para dirigi la e faz uma chuva de perguntas ao pobre signor stucchi anos depois diria que entendi imediatamente todos os intricados mecanismos do veiculo e descobri ali mesmo o que queria da vida tinha 17 anos de idade [caption id= attachment_251580 align= aligncenter width= 888 ] triciclo dedion prinetti & stucchi 1890 [/caption] inevitavelmente abandona os estudos artisticos para ser aprendiz na prinetti&stucchi nao sem antes passar por uma inevitavel briga com o pai a carreira de ettore em seguida se move rapido cria um triciclo com dois motores e com ele se torna piloto de competiçao ao redor de 1900 desenha e cria com financiamento de um amigo da familia o conde gulinelli um carro completo no sistema panhard radiador motor transmissao em linha sobre chassi traçao traseira e com ele ganha a medalha de ouro na exposiçao internacional de milao em 1901 o barao dedietrich se impressiona com o jovem bugatti e o contrata para a sua lorraine dietrich na alsacia ettore ja sabia se promover nao era empregado da empresa e sim um projetista independente os carros eram produzidos sob licença bugatti seguem se anos trabalhando no mesmo esquema para mathis em estrasburgo e finalmente na deutz em colonia na alemanha conta a lenda entao que trabalhando na adega de sua casa em colonia no tempo livre entre 1908 e 1909 ettore cria sozinho o primeiro bugatti contando o triciclo de dois motores de 1898 como tipo 1 era o decimo projeto de ettore bugatti o tipo 10 com ajuda financeira de alguns investidores compra entao uma antiga fabrica de tingir tecido na cidade de molsheim na alsacia e nasce a automobiles e bugatti em 1910 [caption id= attachment_251584 align= aligncenter width= 999 ] tipo 10 1910 minusculo o petit pur sang [/caption] origem diferente um italiano que aprendera o oficio em empresas alemas em solo frances ocupado um artista sem formaçao em engenharia mas com grande habilidade tecnica um orgulhoso artesao italiano mas com espirito laissez faire frances e acuidade tecnica alema ao contrario de tantas pessoas focadas so em tecnica e na sua area ettore tinha interesses variados era sofisticado e tinha um senso estetico e artistico unico uma mente sempre em expansao fruto de origens nada humildes um ego gigante e de uma familia artistica sua fabrica como ele desafiava fronteiras arbitrarias a alsacia entao era parte da alemanha e portanto bugatti competia com carros brancos cor oficial de competiçao da alemanha antes dos flexa de prata dos anos 1930 somente depois da primeira guerra em 1919 a regiao voltava a ser francesa e os bugatti azuis e oficialmente franceses utopia o que bugatti criou em molsheim foi algo nunca mais visto desde entao mais sofisticado que uma simples fabrica de automoveis mas mais produtivo que um mero atelie artistico quase um dominio feudal uma vila isolada do mundo que por algum motivo esquisito produzia automoveis tecnologicamente avançadissimos alguem que visitasse a propriedade nos anos 1920 podia ficar em duvida sobre o que era aquilo tudo e o que se produzia ali primeiro a casa da familia de ettore que ficava na propriedade claro se assemelhava a um castelo ettore criava cavalos e cachorros de raça em estabulos e canis suntuosos fazia licor de amora em escala quase industrial em uma pequena construçao atras do pomar uma meia duzia de artesoes de couro produzia selas de cavalo e outros utensilios para a casa cavalos selas e licores eram todos marcados com o simbolo eb [caption id= attachment_251585 align= aligncenter width= 1000 ] ettore e seu puro sangue ingles preferido molsheim 1924[/caption] a fabrica em si era diferente de todo ambiente industrial que ja se viu limpa ao ponto de obsessao era como uma igreja um solene ambiente de adoraçao ao artesanato e ao trabalho enormes portas de carvalho eram suportadas por dobradiças de bronze e fechaduras criadas por ettore unico a ter uma chave mestra que abria tudo as ferramentas e maquinas de usinagem eram projetadas e fabricadas ali tambem sao famosas as morsas hoje disputadas a tapa por colecionadores eram instrumentos tao precisos que serviam tambem para medir alem de segurar alguma peça e belas pintadas de preto brilhante com o logo oval bugatti proeminente todo dia o patrao fazia a ronda montado em seu puro sangue ingles vestido com altas botas de montaria chicote na mao e chapeu coco era um chefe amigavel conhecia todos pelo primeiro nome e se interessava em todos os detalhes furia somente quando algo nao estava clinicamente limpo ou algum trabalho era de qualidade abaixo do esperado o seu filho mais velho jean invariavelmente ao volante de um barulhento carro de corrida experimental a toda velocidade era uma visao comum ali era um herdeiro perfeito com um senso estetico unico era tambem tecnicamente versado criado nas oficinas do pai onde o metal era formado de maneiras que ate hoje deixam engenheiros boquiabertos alem disso era uma pessoa obviamente de boa alma amado por todos de clientes a funcionarios e para fechar era um piloto tao habilidoso quanto os melhores da epoca; apenas um veto do pai impediu uma carreira de sucesso nas pistas [caption id= attachment_251589 align= aligncenter width= 999 ] uma maravilhosa foto de epoca ettore seu biografo w f bradley e roland no tipo bebe [/caption] tambem rondava por ali o mais novo roland um menino temporao loirinho em sua replica eletrica do tipo 35 de competiçao em escala este brinquedo acaba por ser produzido em serie os filhos de reis e magnatas quando viam aquilo ao visitar a fabrica queriam um igual para si e reis e magnatas visitavam ettore frequentemente e pilotos claro entre uma competiçao e outra viviam por ali tambem parte da equipe e da familia estendida dreyfus bernoist chiron veyron varzi nomes hoje reverenciados roland garros famoso aviador frances era amigo pessoal e para ele foi criado um carro especial unico de 5 litros em 1918 os jantares na casa de ettore eram lendarios bem como as caçadas eventos tao suntuosos que deixariam nobres ingleses envergonhados de seus comparativamente debeis convescotes um pouco mais adiante na estrada para a cidade ettore criara um hotel para seus visitantes mantido por sua filha mais velha l’ebe a hostellerie du pur sang [caption id= attachment_251590 align= aligncenter width= 901 ] jean bugatti e na fabrica com uma de suas maiores criaçoes o tipo 41 esders roadster[/caption] uma verdadeira utopia do automovel um lugar parado no tempo que mesmo em 1920 estava muito longe de um ambiente industrial normal as visitas sempre convertiam o visitante; pilotos nao queriam ir embora reis voltavam sempre jornalistas endeusavam o patrao mas diferente de uma morgan hoje era tambem um ambiente de alta tecnologia os mais sofisticados carros de competiçao e de rua do mundo saiam daquele pequeno feudo perdido em uma estradinha ladeada por arvores la num cantinho isolado da frança obra os carros de bugatti como sabemos ettore tinha conhecimento teorico quase nulo tudo que sabia veio da pratica da observaçao cuidadosa da experimentaçao e de uma profunda vocaçao nata que permitia entender caminhos de falha instintivamente como poucos vejam um chassi bugatti pela lateral a seçao nunca e constante sempre alargando ou diminuindo conforme a carga que seria aplicada em uso ettore podia nao entender teoria mas sabia tudo que era realmente importante material tem que se economizado sempre onde possivel claro mas sempre para que o veiculo so pese o que precisa pesar a eficiencia tecnica era uma beleza em si mesma [caption id= attachment_251592 align= aligncenter width= 999 ] tipo 35b em cada detalhe uma obra de arte [/caption] eram tambem todos os carros verdadeiros monumentos a habilidade artesanal odes a moldagem de metal rodas de aluminio fundido que englobavam os tambores de freio parafusos proprios pois desenho e especificaçao dos comerciais eram muito vagabundos para ettore o eixo dianteiro tubular forjado levissimo e rigido incorporava tambem a abertura e suporte para os feixes de mola como ele fazia aquilo que metodo de produçao criaria uma geometria daquela em uma so peça sem solda observar um bugatti e ficar preso por horas maravilhando se com a qualidade e complexidade de cada pecinha perdida carro afora [caption id= attachment_251583 align= aligncenter width= 517 ] o eixo dianteiro bugatti incrivel habilidade tecnica [/caption] motores monoliticos geometricos toda superficie visivel ou invisivel usinada para checagem de trincas e para aparencia melhor tambem claro esses motores eram belissimos mas extremamente bravos barulhentos nervosos giradores e sofisticados tecnicamente bugatti nao entendia muito bem dinamica de fluidos entao seus cabeçotes nao fluiam la muito bem mas resolveu isso pragmaticamente compressores rootes e depois copiando os cabeçotes dohc de harry miller eram tambem equilibrados sua obsessao com obras bem projetadas sem excessos balanceadas naturalmente criou carros deliciosamente previsiveis em comportamento que freavam e faziam curvas tao bem quanto andavam algo rarissimo entao [caption id= attachment_251582 align= aligncenter width= 647 ] uma deliciosa propaganda do inicio da marca uma caricatura do tipo 10; um carro divertido [/caption] o primeiro bugatti o tipo 10 la da adega em colonia podia ser fortemente inspirado no isotta fraschini tipo fe/fenc mas ainda assim era uma pequena obra prima minusculo simples mas de mecanica sofisticada era um carro de alto desempenho comparavel ao de carros dez vezes maiores algo rarissimo numa epoca que velocidade vinha com motor grande apenas com um quatro em linha de pouco menos de 1 4 litros comando unico no cabeçote e inovadores tuchos curvos foi produzido em varias versoes ate 1925 e foi o sucesso de vendas e competiçao em cima do qual a empresa se firmou principalmente na sua famosa versao brescia de 16 valvulas mas em 1924 apareceria sua obra prima o tipo 35 um carro de corrida emblematico dos anos 1920 e ainda hoje um dos carros de grand prix de maior sucesso da historia mas somente sucesso em pista nao faz lenda o t35 e mais era um desenho belissimo proporcional definitivo suas rodas de aluminio eram incrivelmente atraentes e a beleza continuava por todo carro cada pequeno componente do veiculo uma pequena obra prima cuidadosamente construida [caption id= attachment_251591 align= aligncenter width= 999 ] tipo 35b 1927 o mais emblematico bugatti [/caption] e era segundo todos os relatos um carro incrivel para se dirigir ate hoje milionarios acostumados com modernas mclarens e ferraris ainda assim gastam fortunas para ter um t35 do barulho arrepiante de seu oito em linha de apenas 2 3 litros com compressor da precisao de seu cambio sem sincronizadores da pura velocidade que e capaz ate o seu maravilhoso comportamento em curvas uma das mais incriveis experiencias ao volante ate hoje parado como uma estatua ja e belo o suficiente para ter seu valor mas um bugatti e mais que arte estatica e uma maquina que estava no topo da tecnologia a seu tempo e competitivo no topo do automobilismo um novo tipo de arte dinamica sensorial maior em abrangencia e importancia por atingir excelencia numa funçao mas alem desses leves e excitantes carros de corrida ettore criou tambem um dos maiores carros de luxo da historia o tipo 41 la royale maior aqui dito em tamanho fisico mesmo era um carro gigante com entre eixos de 4 3 m seu oito em linha era tao grande 12 7 litros e 300cv que depois foi usado em estradas de ferro destinado a reis e rainhas custava o dobro do mais caro veiculo de entao apesar do fracasso de vendas apenas 6 foram feitos e um dos grandes pilares da lenda bugatti [caption id= attachment_251594 align= aligncenter width= 999 ] jean e o tipo 41 esders roadster atras da casa da familia sem farois [/caption] quando ettore se exila em paris na segunda metade dos anos 1930 jean cria o tipo 57 talvez o mais perfeito bugatti classico ja com o cabeçote de duplo comando de valvulas o motor tinha oito cilindros em linha e 3 3 litros para 140 cv um chassi mais baixo e esportivo foi oferecido criando o 57s e compressor rootes era oferecido nas duas versoes de chassis para 200cv e um desempenho moderno em um carro dos anos 1930 jean queria adotar nova suspensao dianteira independente mas ettore vetou; achava que evoluçao neste caso era melhor que revoluçao [caption id= attachment_251596 align= aligncenter width= 999 ] tipo 55 roadster outra obra de jean bugatti [/caption] mas foi no desenho de carrocerias que jean bugatti deixou sua marca para sempre na historia do automovel primeiro ao fazer uma carroceria de 4 lugares para o tipo 35 cria o famoso tipo 43 gransport depois faz um magnifico roadster gigante baseado no enorme tipo 41 la royale para o milionario armand esders carro que famosamente nao tinha farois pois nunca andaria a noite nao satisfeito cria o belissimo tipo 55 roadster mas foi com os chassis de seu 57s que faz suas obras primas atalante e atlantic sem duvida suas maiores criaçoes sao altamente reverenciadas ate hoje e com uma influencia incomum no design que vai dos alfa romeo bat de scaglione ao corvette stingray de mitchell [caption id= attachment_251595 align= aligncenter width= 999 ] tipo 57sc atlantique 1937 obra prima [/caption] o bugatti atlantic e talvez o mais desejado automovel classico como e praxe em bugatti um carro tao bom atras do volante quanto estatico o atlantic com sua flange rebitada cruzando todo o meio da carroceria no sentido longitudinal como se fosse uma espinha dorsal steampunk e talvez o mais cobiçado carro classico da historia o valor das duas unidades sobreviventes e literalmente incalculavel certamente acima dos 50 milhoes de dolares o fim tragico nao existe nenhuma historia que vire lenda nem um protagonista que vire heroi sem um belo fim tragico atingido na busca de seus ideais e ettore bugatti e sua familia tiveram sua parcela de tragedia primeiro nos anos 1930 com novas ideologias varrendo o continente e uma força de trabalho que aumentara exponencialmente para produçao dos famosos vagoes de passageiros autopropelidos movidos por 2 ou 4 motores do tipo 41 acontece algo impensavel para ettore uma greve na fabrica aquilo foi quase como uma traiçao pessoal para o patrao desiludido com o que acreditava ser um tratamento injusto por funcionarios que antes considerava como familia resolve se mudar permanentemente para paris deixando jean como seu braço em molsheim outro motivo para abandonar sua casa sua esposa barbara estava invalida depois de um violento cancer intestinal e requeria cuidados constantes o que nao alegrava em nada sua vida deixa a aos cuidados da filha l’ebe e do jovem roland [caption id= attachment_251598 align= aligncenter width= 999 ] um tipo 57g tanque de competiçao em le mans[/caption] mas o pior estava por vir no fim do dia 11 de agosto de 1939 depois de jantar com a familia jean sai com alguns funcionarios para testar modificaçoes no tipo 57g de competiçao em estradas locais leva consigo roland para ajudar nao voltaria mais para casa ao desviar de um ciclista a quase velocidade maxima encontra uma arvore e seu fim a morte de jean e uma tragedia que marca profundamente a familia porque tudo degringolou a partir dali em seguida estoura a segunda grande guerra a invasao alema e o confisco da fabrica em molsheim ao fim da guerra uma longa batalha para reaver a empresa se inicia naqueles anos de muita desordem intolerancia e ressentimentos roland l’ebe e lidia os filhos ainda vivos tem uma surpresa quando barbara bugatti morre em 1944 seu pai lhes conta que existe outra familia e eles tem mais dois irmaos therese n 1942 e michel n 1944 e outra esposa a jovem genevieve decluze entao mais nova que suas filhas [caption id= attachment_251599 align= aligncenter width= 999 ] roland bugatti no 251 de formula 1 tentativa de reviver os dias de gloria em 1955 [/caption] praticamente quando consegue sua empresa de volta em 1947 ettore tem um derrame morre em seguida e depois dele o diluvio nao havia testamento e ninguem tinha ideia da extensao dos bens e dividas de bugatti um sem fim de brigas entre as duas facçoes da familia se sucede roland bugatti ainda tenta voltar a produzir carros com o tipo 101 de rua e depois com 251 de formula 1 desenvolvido por gioachinno colombo nenhum dos dois tem sucesso em 1962 depois de anos realizando diversos serviços pequenos para industria aeronautica finalmente a empresa e vendida para a hispano suiza e desaparece um triste longo e protelado fim que deixou um gosto amargo na boca dos entusiastas da marca mas sabemos que nao foi o fim definitivo milhares de fas mundo afora desde entao mantem a chama viva com uma dedicaçao incomum em 1991 foi revivida com o eb110 na italia por romano artioli quando esta bugatti tambem fecha e de novo revivida pela vw de ferdinand piech agora em sua casa natal de molsheim [caption id= attachment_251600 align= aligncenter width= 960 ] o moderno bugatti chiron sport [/caption] ainda hoje pode se visitar o castelo de ettore para receber o seu chiron novinho em folha com champanhe pompa e circunstancia mas e claro que nao e a mesma coisa e uma empresa vw agora afinal de contas aquela utopia renascentista alegre e despretensiosa dos anos 1920 morreu para sempre claro substituida pela extrema e robotica eficiencia tecnica alema que da um verniz mais tecnologico que artesanal ao lugar agora mas a bugatti esta viva ainda uma nova diferente bugatti nao menos incrivel apenas diferente criada a sombra nao de uma pessoa mas de um mito imortal com nome de gente ettore bugatti
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.