Em 1983, um americano chamado Johnna Pepper se aposentou de uma carreira de 23 anos na Ford Motor Company e, como atividade extra para sua aposentadoria, foi nomeado coordenador do clube do automóvel Ford. Seu primeiro trabalho foi organizar uma grande reunião de fãs e proprietários de Mustang para comemorar os 20 anos do modelo. Com o apoio da Ford e a ajuda de vários clubes americanos, ele criou o Mustang Jamboree, e reuniu nada menos que 500 proprietários do pony car em Los Angeles, além de centenas de outros participantes com os demais modelos Ford.
Ali ficou claro que havia a demanda para um evento que reunisse fãs e proprietários de todos modelos da Ford — incluindo as outras marcas do grupo e modelos derivados, como o De Tomaso Pantera ou o Shelby Cobra. Pepper voltou a conversar com seus antigos chefes e, novamente com o apoio da fábrica, reuniu todos os clubes participantes daquela homenagem ao Mustang em uma espécie de Conselho. Esse Conselho mantinha um informativo mensal batizado Tin Lizzie (um antigo apelido do Ford Modelo T) cujo objetivo era divulgar os eventos, unificar os calendários e aumentar a interação entre os vários fãs da marca espalhados pelos EUA.
Essa união acabou se transformando em um enorme evento nacional em 1986. Todos os clubes se reuniram em Buena Park, na California, dividiram os carros em 42 categorias para julgamento e premiações e escolheram um nome para a reunião: Fabulous Fords Forever.
Desde então, o evento vem sendo organizado anualmente na mesma Buena Park e se tornou um dos maiores eventos de fãs da Ford do planeta, bastante semelhante ao Mopar Nationals (Chrysler) ou ao Wörthersee (Volkswagen), porém realizado somente em um único dia. Como qualquer outro encontro “monomarca”, a participação é aberta aos proprietários de veículos da Ford, das demais marcas do grupo — Lincoln e Mercury — e modelos derivados, como os DeTomaso Mangusta e Pantera, ou o Shelby Cobra.
A edição de 2015 aconteceu no último domingo (19) e também marcou os 30 anos do evento, além dos 60 anos do Thunderbird, os 50 do Shelby Mustang, os 55 do Falcon e 75 do Lincoln Continental.
Sendo uma comemoração especial, o Fabulous Fords deste ano reuniu nada menos que 1.815 carros. Foram 1.002 Mustang, 120 Bronco, 77 Thunderbird, 52 Lincoln, 41 Crown Victoria, 43 Falcon, 41 Ford 1949-1959, 81 picapes Ford e um número indefinido de modelos Mercury, Shelby Cobras, Focus, Fiesta e vários outros Ford e derivados de todas as épocas — do Ford T ao Mustang 2015.
Por falar nele, foi no Fabulous Fords que os principais preparadores dos EUA apresentaram suas leituras para o novo modelo do Mustang — o Saleen Mustang 302, o Rush RS2 e RS3, e o Galpin Rocket, de 735 cv — todos baseados na versão GT com o motor V8 (leia mais sobre eles neste post e neste post)
E se você pensa que o evento se limita aos modelos da Ford nos EUA, havia também alguns exemplares do Escort Mk1 e Mk2, um Cortina, vários Capri e até uma Carretera argentina, o único representante sul-americano.
Curioso para ouvir esses carros todos? Então aumente o volume e aperte o play.
E agora, a supergaleria de fotos do evento publicadas pela Ford Performance.
Fotos: Ford Performance/Kirk Gerbracht e FabulousFordsForever.org/PrimerPodcast