Se você achava que os 139 cv do motor 1.8 eTorq Evo Vis não eram suficientes para levar os mais de 1.600 kg da Fiat Toro com desenvoltura, a marca lançou a solução para seu problema nesta semana: o motor 2.4 Tigershark flex.
O novo motor é uma variação de maior cilindrada do 2.0 Tigershark que equipa o Jeep Compass, seu irmão de plataforma. Ele será oferecido em uma única versão, posicionada entre a 1.8 Freedom e a 2.0 Freedom turbodiesel, e desenvolve 186 cv com etanol e 174 cv com gasolina.
Em relação ao 2.0 Tigershark do Compass, a única diferença além do deslocamento e potência (obviamente) é o cabeçote do motor 2.4, que usa o sistema de comando de válvulas Multiair. A decisão de usar o 2.4 em vez do 2.0 certamente tem relação com a alíquota de IPI inferior para o Toro, que é considerado um veículo comercial leve para fins tributários. Fosse um veículo de passeio comum, a alíquota do IPI seria de 18% em vez dos 8%, o que levaria o preço da Toro 2.4 para além dos R$ 100.000.
Não que ele esteja muito longe: a nova versão custa exatamente os mesmos R$ 98.730 da versão Freedom turbo diesel com câmbio manual de seis marchas e tração dianteira, porém vem equipada com o câmbio automático de nove marchas, até então exclusivo da versão topo-de-linha, a Volcano 2.0 turbodiesel. Outra diferença da Freedom 2.4 é o botão “Sport”, que altera o peso da direção e as respostas do acelerador, além de adotar um regime de rotações mais elevado, atrasando as trocas automáticas do câmbio.
Segundo a Fiat, a velocidade máxima é de 200 km/h (atingida em sexta marcha – as demais são overdrives para otimizar o consumo de combustível) e o tempo de aceleração de zero a 100 km/h é 9,9 segundos. De acordo com os dados do Programa de Etiquetagem do Inmetro, com gasolina a Toro 2.4 roda 8,6 km/l em percurso urbano e 10,8 km/l em percurso rodoviário. Com etanol são 5,9 km/l na cidade e 7,4 km/l na estrada.
O pacote de equipamentos é o mesmo da Toro 1.8 Freedom e acrescenta a função tilt-down para os retrovisores, iluminação na parte inferior das portas, monitoramento de pressão dos pneus e sistema anti-capotamento.