Caros leitores, muito bem-vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique aqui.
Guia de Compra
Depois de um breve intervalo, o Guia de Compra do FlatOut está de volta e com um carro que corre por fora no mercado de usados e continua sendo uma ótima opção para quem quer um esportivo para chamar de seu: o Suzuki Swift Sport.
O que você precisa saber antes de comprar um Suzuki Swift Sport
Técnica
Lembra dos carros turbo antigos, com potência em alta, uma longa fase aspirada. O pessoal dizia até que “o turbo entra em 3.500 rpm”. Já notou que isso não existe mais? E parte da solução foi trazida por esse negócio da foto: o turbo de geometria variável.
Como a geometria variável reduziu o turbo lag e os motores amarrados em alta?
Motos
Quem gosta de motorzinho é dentista? O que dizer então de um seis em linha de apenas 250 cm³, mas capaz de 17.000 rpm, 54 cv e um berro tão alto e cortante que chega a doer os ouvidos? Um motor que parece feito por relojoeiros de tão pequeno, mas que ainda assim fez uma moto campeã de Grand Prix.
Car Culture
Você já viu uma Ferrari pessoalmente? É provável que sim. E é bem provável que ela tenha sido um dos modelos de entrada da marca — F355, 360, 430, 458… Se hoje é possível ver uma Ferrari nas ruas de capitais e cidades do interior do Brasil, agradeça à esta Ferr…, digo, a esta Dino, o carro que colocou a Ferrari nas ruas e abriu caminho para uma linhagem de modelos mais acessíveis da marca.
Automobilismo
“Quando eu comecei na Lotus, eles estavam fechando o ciclo do Lotus 49, um carro de grande sucesso, e desenvolvendo o Lotus 72. Tinha uma série de coisas revolucionárias para seu tempo: o formato de cunha, os freios dianteiros inboard, a suspensão por barra de torção. Acabou sendo o melhor carro de corrida que dirigi em toda minha carreira.” – Emerson Fittipaldi.
Lotus 72: os segredos técnicos do F1 preferido de Emerson Fittipaldi
História
O Passat para nós foi o primeiro sinal de que a VW estava mudando; de motor e tração traseiros, e refrigerados a ar, para motor dianteiro refrigerado a água, e tração dianteira. Mas o quanto dessa revolução aconteceu mesmo na VW?
Afinal de contas, qual é o melhor: o Maverick GT com seu maravilhoso V8, ou o Opala SS com seu seis em linha potente em um carro mais leve? Esta pergunta ecoa entre a velha guarda desde o tempo que esses carros eram novos, e cada facção grita seus argumentos a plenos pulmões, mas o conflito nunca foi resolvido claramente.
Kenmeri ou Ken e Mary? A segunda geração do Nissan GT-R não disputou corridas e não ficou sequer um ano em produção. Sua popularidade vem de algo bem menos provável para um esportivo como ele: um casal adolescente da TV. Sim: Ken e Mary.
Kenmeri: quando o Nissan GT-R ganhou o nome de um casal da TV