Caros leitores, muito bem-vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique aqui.
FlatOut Classics & Street
O Dardo F1.3: o primeiro esportivo nacional a se soltar das amarras da plataforma VW, um carro com desenho e mecânica moderníssimas para o início dos anos 1980. Motor central traseiro, suspensão independente, freios a disco nas quatro rodas. Mas era também uma cópia deslavada e desavergonhada de um Fiat europeu, o X1/9.
Como uma cópia assim foi acontecer com ajuda da Fiat?
Pensatas
Você achou o Lamborghini Revuelto mais do mesmo? Notou uma reação meio morna do público? Pois o editor Leo Contesini achou, e o motivo talvez esteja na fórmula batida da Lamborghini. Além de fazer o mesmo carro há 50 anos, eles o fazem com uma frequência cada vez maior.
O carro popular custa R$ 70.000 e isso não é um problema só para o público, que hoje precisa pagar caro para ter um carro novo. O problema também é da indústria e do governo. Será que teremos alguma reação nos próximos anos? Um dia voltaremos a ter carros populares por cerca de R$ 45.000, como era em 1994?
Mercado
Como a Ferrari Purosangue anda? Ela é mais um crossover baixo ou um GT alto? A Ferrari nem de uma coisa, nem de outra. Ela só fala que é um “esportivo de quatro portas e quatro lugares”, mas… o que isso significa? Por que ela não diz logo o que esse carro é?
Bem… talvez a resposta não seja tão simples. E você pode perceber isso vendo o que quem dirigiu a Purosangue está falando dela.
Afinal, a Ferrari Purosangue é crossover ou GT? Como ela anda?
Clássicos
Já faz uma semana que a Dodge anunciou o Demon 170, mas ainda não digerimos muito bem o fato de que muscle cars como ele deixarão de existir e serão substituídos por algo que ninguém pediu. Ao menos a Dodge decidiu encerrar essa história da melhor forma possível, fazendo o seu melhor muscle car de todos os tempos para honrar a linhagem da qual o Demon 170 herdou sua imagem, seu desempenho e sua loucura.
O Countach não nasceu pronto. Era uma criança problemática, cheia de defeitos insolúveis e dificuldades absolutamente intransponíveis. Ou pelo menos, é o que parecia. Mas foi a persistência de uma só pessoa, que pacientemente foi testando e resolvendo problemas por mais de três anos, que finalmente pode ser vendido ao público. E assim se tornar o ícone que conhecemos, e a fórmula básica do que conhecemos hoje como um Lamborghini.
Os Shelby Cobra originais são carros que hoje valem fortunas, mesmo que a maioria hoje seja como o navio de Teseu: a maioria das peças já foram trocadas mais de uma vez, e os carros restaurados várias vezes. Mas não todos. Conheça os “Dirtbag” de Lynn Park, o Mr Cobra. Os mais originais Cobra que existem!
Car Culture
“O primeiro carro que a Audi criou como proprietária da Lamborghini: o Murciélago. Hoje meio esquecido, parece, porém o centro da história, um ponto de inflexão. Uma média quase perfeita do passado latino artístico, e o futuro técnico alemão. Confiável como um carro alemão, bravo e instigante como uma amante latina. O melhor de todos eles? Vamos antes de tentar responder isso, conhecer ele melhor.”
O turbocompressor hoje é equipamento de série na maioria dos motores; está caminhando para ser onipresente. Mas já foi algo que se reputava impossível de funcionar, uma ideia ruim que devia desaparecer. Foi só por causa de quatro carros diferentes, em dois continentes, durante os anos 1970, que voltaram a ser algo desejável.
Um magnífico cupê V12 de com cabine recuada e paralamas mais altos que o capô, baixo, largo, uma roda em cada canto. Um carro magnífico com desenho de Henri Chapron, um clássico por si só.
Mas esconde um segredo: é na verdade um carro de corrida por baixo, a esperança francesa contra os famosos carros de Grand Prix alemães dos anos 1930. E o vencedor de um famoso prêmio de competição de um milhão de francos franceses.
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!