professore eugenio colmo era realmente um maestro um artista que estava tao profundamente convencido de que eu poderia me tornar um bom artista que convenceu meus pais a me deixarem sair de casa para ingressar em sua escola de belas artes lembro me de desenhar todos os tipos de itens por horas todos os dias absolutamente envolto na minha arte mas aprendi mais do que artes plasticas ele nos ensinou como viver e como pensar sobre amplos aspectos da vida era tambem uma especie de filosofo como um artista precisa ser assim descreveu em retrospectiva giorgetto giugiaro seu primeiro professor e mentor para toda vida terceiro filho de mario e maria serio giugiaro giorgetto nascera na pequena cidade de garessio pop 3498 nos alpes a sudoeste de turim mas mais perto do mar e de nice e monaco do que as duas metropoles italianas mais proximas turim e milao mario e maria eram pintores especializados em afrescos em igrejas e o jovem giorgetto desde cedo tambem apresentara aptidao para o oficio o que acaba por atrair professore colmo e e assim que com apenas inacreditaveis 12 anos de idade o menino giugiaro deixa a minuscula e paradisiaca garessio para morar na academia di belle arti em turim uma metropole efervescente em 1950 uma mudança imensa radical muito maior que os poucos quilometros que separam as duas cidades mas para giugiaro era tudo menos um trauma as artes plasticas principalmente a pintura eram sua paixao e sua vida desde muito cedo como podemos ver [caption id= attachment_277306 align= aligncenter width= 999 ] giugiaro e o golf 1974[/caption] sua familia e seus professores reconhecendo o seu talento queriam que se tornasse um pintor ele mesmo desejava nada mais na vida que isso mas alguns anos depois a realidade bate a sua porta colmo diz a seu jovem aprendiz ser um artista e muito dificil a maioria passa fome voce precisa usar seu talento em outras disciplinas fazer algo que possa ser vendido para sorte de giorgetto colmo era tambem tio de um famoso engenheiro com imenso tino para desenho dante giacosa naquela epoca giacosa era o mais alto engenheiro da fiat com um poder total sobre os carros da companhia colmo leva os desenhos do jovem para o sobrinho pedindo uma colocaçao; este vendo obvio talento ali contrata giugiaro para uma posiçao no grupo de design avançado da fiat em 1955 nosso heroi tinha apenas 17 anos ainda sonhava entao em ser pintor mas peguei o trabalho para poder me sustentar disse giugiaro mas nao demora a ser infectado pelo virus do automovel ainda que pelo lado artistico na fiat descobri um mar infinito de criatividade [caption id= attachment_277310 align= aligncenter width= 500 ] lingotto [/caption] na fiat foi trabalhar debaixo de luigi fabio rapi que acabara de criar com giacosa e salamano o incrivel cupe 8v e o futurista turbina derivado dele alem disso o efervescente estudio estava em meio a carros como o 1100 transformable o revolucionario 600 e preparava a nuova 500 para 1957 na classica fabrica de lingotto em turim com sua pista no teto e localizada no meio da cidade grande e moderna giugiaro conheceu um mundo onde a alma humana podia ser expressa de muitas formas diferentes muito mais alem que meros quadros e esculturas viu arte onde muita gente ate hoje ve apenas negocio e maquinas frias o automovel seria o meio onde se expressaria a vida do jovem giugiaro tambem se assenta em turim com salario estavel e feliz em sua nova ocupaçao uma epoca tranquila que lhe permite inclusive se dedicar a atividades esportivas no tempo livre como o esqui na neve algo que seria uma paixao por toda a vida provavelmente trabalharia ali na fiat a vida toda se nao fosse mais uma guinada do destino ao perceber que nao tinha dinheiro para comprar equipamentos novos e modernos que desejava para a temporada de esqui de 1959 conversando com amigos no estudio alguem lhe da uma dica com sua habilidade ao desenhar porque nao pega alguns trabalhos em esquema freelance com um dos estudios independentes bertone pininfarina ghia vignale todos sempre precisam de um desenho ou outro o mesmo amigo o apresenta a nuccio bertone que nao acredita que o jovem tinha feito os desenhos apresentados giugiaro ofendidissimo pede que entao lhe de um trabalho qualquer um e ele provaria seu talento e assim num desafio começa uma longa carreira na bertone desenhando carros inteiros depois do primeiro carro nuccio bertone nunca alguem a desperdiçar um talento contrata giugiaro da fiat a um salario exponencialmente maior timing perfeito franco scaglione acabara de partir giugiaro diz de seu novo estudio de um lugar com dezenas de pessoas vim para outro com apenas duas bertone e eu o que vem a seguir e uma carreira sem par talvez o maior desenhista de automoveis depois da guerra a influencia de giugiaro e incomensuravel e a melhor maneira de mostra la e escolhendo alguns de seus carros mais importantes nao os individualmente melhores em algo apenas os que melhor nos ajudam a contar esta historia alfa romeo 2000 sprint/ gordon gt/ alfa romeo tipo 105 cupe 1959 1963 [caption id= attachment_277289 align= aligncenter width= 999 ] alfa romeo 2000 sprint 1960[/caption] o primeiro carro desenhado por giugiaro para bertone e tambem o primeiro carro em que levou credito pelo desenho inteiro foi o alfa romeo 2000 sprint de 1960 um cupe baseado no carro que conhecemos como fnm jk e um desenho classico de giuguaro um cupe simples mas com volumes bem definidos e proporçoes simplesmente perfeitas as aberturas de roda a localizaçao dos eixos na carroceria a posiçao tamanho e desenho do dlo em relaçao ao resto do carro tudo e de uma perfeiçao incrivel ja foi chamado de a proporçao magica de giugiaro [caption id= attachment_277290 align= aligncenter width= 999 ] o gordon keeble gt[/caption] e um tema tao feliz que foi aprimorado duas vezes em sequencia primeiro no gordon gt depois gordon keeble de 1960 um cupe grande com suspensoes sofisticadas e um chevrolet v8 era ainda mais limpo e belo que o carro anterior [caption id= attachment_277288 align= aligncenter width= 999 ] 1750 gt veloce 1967[/caption] mas o apice deste desenho vem em seguida o giulia sprint gt de 1963 os cupes do giulia tipo 105 que tiveram uma multidao de nomes em sua historia culminando no 2000 gtv 1972 1976 mantiveram porem estas proporçoes belissimas deste desenho basico agora em tamanho menor com detalhamento cuidadoso e diferente em cada versao ainda hoje faz gente grande bambear joelhos por ai corvair testudo 1963 [caption id= attachment_277292 align= aligncenter width= 999 ] o desenho original de giorgetto para o testudo[/caption] embora controverso o testudo tartaruga de 1963 e talvez a mais pessoal das criaçoes de giugiaro um teto e dlo que na verdade eram tambem as portas basculhaveis adiante como uma carapaça e um desenho totalmente unico mesmo sendo totalmente intergalactico nuccio bertone dirigiu o carro de turim ate o salao de genebra como costumava fazer sempre disse giugiaro quando comecei a trabalhar com automoveis ja existia uma linguagem uma forma padrao eu queria provar a mim mesmo que eu poderia fazer algo so meu uma expressao de minha mente apenas algo fora da corrente de ideias vigentes que nao acompanhava a ideia de outros com o testudo eu consegui isso minha nova ideia a respeito do automovel foi quando percebi que realmente poderia contribuir para o futuro do automovel amem maserati ghibli 1967 neste ponto na historia todos conheciam o talento de giugiaro e ofertas apareciam de todo lado a ford alema fez uma oferta irrecusavel em dinheiro mas precisava que ele se mudasse para colonia na alemanha giugiaro sentia que a italia e turim eram onde deveria ficar acaba na carrozzeria ghia sair da bertone foi traumatico varios desenhos avançados e ideias novas ficaram tambem para tras inclusive um desenho que terminado por seu substituto gandini viraria o incrivel lamborghini miura na ghia cria um dos mais classicamente belos supercarros tradicionais para a maserati o ghibli ao contrario do testudo o alfa romeo canguro e o miura o ghibli era a maserati personificada classico belo sem ser espalhafatoso classico um carro para reis era como se identificava a marca entao e giugiaro provava que sabia respeitar significados fazendo ele se tornarem reais na forma de um automovel de tomaso mangusta 1967 mas nada prepararia a gente para o que veio em seguida o de tomaso mangusta este incrivel supercarro com motor ford v8 central traseiro criado para a marca do argentino alejandro de tomaso e simplesmente genial novo uma coisa diferente unica e hoje indiscutivelmente giugiaro do capo traseiro em asa de gaivota as aberturas originais de roda um desenho que o tempo nao tornou velho ainda e um dos preferidos do mestre o esforço necessario para criar a sua nova linguagem de design deixou sua marca e foi muito influente bizzarrini manta 1968 o proximo passo na carreira de giugiaro e radical seu proprio estudio a ital design mais que um simples estudio independente giugiaro cria uma casa completa de engenharia com seus parceiros aldo mantovani e luciano bosio podia projetar um carro inteiro do desenho inicial ate a fabrica completa para produzi lo para mostrar ao que veio no salao de turim de 1968 cria algo incrivelmente avançado que eclipsa esforços gigantes expostos ali pela bertone carabo e pininfarina 33 roadster ambos baseados no novo alfa romeo 33 stradale o bizzarrini manta efetivamente o ultimo carro da bizzarrini baseado no p538 de motor central traseiro chevrolet v8 o manta era o primeiro carro da ital design e que coisa maluca ele era um volume so direçao central e tres lugares lado a lado para brisa a inacreditaveis 15° da vertical a ital design tinha chegado a cena definitivamente e ninguem podia ignorar isso alfa romeo alfasud 1971 o alfasud esta nesta lista menos pelo design e mais por sua importancia para a ital design contratada pela alfa romeo a empresa nao so fez o design externo e interno mas tambem toda sua engenharia de cabo a rabo sob a supervisao de rudolf hruska da alfa ate a fabrica nova e todos os metodos de fabricaçao ficaram a cargo da engenharia da ital design um projeto gigantesco que permite a consolidaçao e o progresso da jovem empresa maserati bora 1971 ao mesmo tempo que fazia o alfasud giugiaro ajuda giulio alfieri a criar mais um classico para a maserati agora com motor central traseiro primeira vez na empresa sob a tutela da citroen agora o bora seria um supercarro diferente mais gt que carro esporte e com circuito hidraulico de alta pressao citroen e com mais uma obra prima do mestre vestindo tudo isso audi 80/ vw passat/ golf/ scirroco 1972 1974 no salao de turim de 1969 o novo presidente da vw interessado em um novo design para a empresa agora que estava prestes a abandonar o motor traseiro refrigerado a ar visita toda a exposiçao anotando em seu caderno os desenhos que mais gostou ao fim deste tour senta com assessores e descobrem que todos os desenhos que o chefe gostou tinham vindo de uma so pessoa giorgetto giugiaro algumas semanas depois a ital design trabalhava para a vw definindo a linguagem de desenho nova da empresa mesmo quando lotz e substituido por leiding em 1971 o trabalho continua o audi 80 e o passat o golf e o primeiro scirroco definem a nova vw e detalhes que permanecem vivos ate hoje tudo obra claro do mestre fiat uno 1984 desenhado para ser o lancia substituto do a112 o uno acaba por ser um fiat e nao um fiat qualquer o apice da marca um carro pequeno tao perfeitamente desenhado e executado que ate hoje parece moderno em desempenho e desenho de seu incrivel espaço interno a seu desenho externo quadrado mas proporcional e extremamente aerodinamico ate seu painel original com uma bandeja gigante para tralha cinzeiro movel e comandos em satelites atras do volante uma obra prima imortal o carro pequeno definitivo alfa romeo brera 2005 o mais belo dos carros desenhados pelo mestre hoje em dia giorgetto giugiaro com 82 anos nao desenha muito o brera e um dos ultimos carros que desenhou completamente e pensem bem se tivesse feito so isso ja nao seria algo importante e memoravel que validaria uma vida inteira pois e quando se para para pensar e se entende isso tem se uma pequena noçao do genio que giugiaro representa e olha que por falta de espaço nao falamos aqui de lotus esprit de lorean fiat punto iso grifo lancia delta o aztec e o nazca e tentos outros muitos desenhistas existem todos eles grandes de uma forma ou outra mas nenhum deles e tao importante na historia do automovel moderno quanto o grande giorgetto giugiaro
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