A nova geração do Golf anda recebendo só elogios do público e da imprensa especializada. Aproveitando o momento, a Volkswagen anunciou uma versão ainda mais extrema do Golf R, que será mais leve e ainda mais potente do que o modelo normal e deverá ser apresentado no Salão de Pequim de 2014.
A versão de produção mais potente do Golf, situada acima do GTI, é o Golf R, equipado com um motor 2.0 turbo de 300 cv a 5.500 rpm e 38,7 mkgf de torque entre 1.800-5.500 rpm. Para controlar tanta força, a tração dianteira deu lugar a um sistema de tração integral com diferencial Haldex. O Golf R vai de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e tem velocidade máxima limitada a 250 km/h.
O conceito que estreará em Pequim deverá se chamar Golf R Evo, e terá uma versão ainda mais potente do motor EA888., o 2.0 turbinado deverá ganhar um novo cabeçote e coletores de admissão retrabalhados, além de outras modificações ainda não reveladas. O projeto está sob o comando do alemão Fritz Eichler, que diz que o ganho de potência levará o motor à casa dos 370 cv e 46 mkgf de torque.
Não temos razão para duvidar — Eichler é o engenheiro por trás do time que conseguiu extrair 360 cv do motor 2.0 turbo que equipa o Mercedes-Benz A45 AMG. Ele tem credenciais. Em entrevista ao Autocar, Eichler disse ainda que é possível elevar a potência de um motor 2.0 turbo a até 400 cv!
Mas nem só de potência será feito o Golf R Evo. A ideia é também reduzir peso, e isto será conseguido com o uso extensivo de fibra de carbono no teto e em painéis da carroceria, além de um interior depenado — ou melhor, racer —, tudo em nome da leveza. O objetivo é trazer o peso para um número abaixo de 1.400 kg — o GTI vendido no Brasil pesa 1.315 kg, mas tem apenas tração dianteira.
Além de demonstrar o que a VW é capaz de fazer com um motor 2.0 turbo, o Golf R Evo deverá servir como plataforma de experiências para novas maneiras de reduzir peso nos carros de produção. Mas o que a gente quer mesmo é vê-lo funcionando!
O Salão de Pequim 2014 acontecerá entre os dias 21 e 29 de abril.