e quase indiscutivel que os jogos e consoles da nintendo sao os mais conhecidos e influentes da decada de 1980 mas e esse e um grande mas isto nao significa que os produtos da nintendo sejam melhores ou mais importantes que os jogos e consoles de sua maior rival na epoca a sega ao contrario quem jogou no master system no mega drive e ate mesmo no dreamcast quando era criança ou adolescente vai defender a sega com unhas e dentes a sega pode ter perdido a mao no começo dos anos 2000 e se tornado uma third party mas esta e uma questao administrativa e nao diz respeito a qualidade de seus jogos de antigamente a sega foi uma das gigantes do entretenimento eletronico por boas razoes entre elas a excelencia tecnica de tudo o que ela fazia começamos falando disto porque hoje o tema do flatout retro review e a franquia hang on que foi pioneira em muitos aspectos e junto de outrun e uma das obras primas da sega no que se diz respeito aos games de corrida com toda a razao diga se o que era hang on e super hang on foram jogos de moto lançados originalmente nos arcades e que mais tarde ganharam ports para os consoles domesticos da sega o master system 8 bits e o mega drive/genesis 16 bits respectivamente como muitos games da epoca eles nao eram titulos de corrida per se mas sim de pilotagem em uma pista com checkpoints pelos quais voce passava para obter tempo extra e tentar terminar o percurso havia uma largada e outras motos na pista mas elas so estavam la para aumentar a dificuldade se batesse neles voce perdia preciosos segundos seu verdadeiro rival afinal era o cronometro a formula de hang on levou a muitas comparaçoes com out run alguns ate o consideram um out run em duas rodas de fato os dois jogos foram desenvolvidos pelo mesmo time dentro da sega mas hang on veio antes em 1985 enquanto out run so foi lançado no ano seguinte a sequencia super hang on veio em 1987 gameplay https //www youtube com/watch v=toplkedqyhw hang on foi desenvolvido por yu suzuki um dos mais influentes designers de jogos da velha escola hang on surgiu do pedido de um colega que queria implementar um sistema de suspensao por barra de torçao em um gabinete de arcade ele disse a suzuki que lhe daria total liberdade para escolher o tipo de jogo e entao suzuki optou por um jogo de motos no qual o jogador usaria uma moto como controle enquanto o sistema de suspensao garantiria os movimentos da maquina no fim das contas a barra de torçao mostrou se complexa demais para instalar e montar e por isso suzuki as trocou por molas mas o conceito permaneceu o mesmo afinal este seria o grande diferencial a maquina padrao era mais baixa que um arcade tradicional com a tela posicionada a frente do jogador a moto inspirada nas 500 cc da motogp tinha quadro de instrumentos um potenciometro na manopla do acelerador e um manete do lado direito para os freios sendo estes peças identicas as de uma moto de verdade nela esterçava se movimentando o corpo https //www youtube com/watch v=czxatx7chkc antes do lançamento os executivos da sega se preocuparam com o esquema para eles a cultura de seriedade dos japoneses seria um impeditivo na hora de jogar hang on e por isso foi desenvolvida uma versao que se jogava em pe com o guidao da moto usado para esterçar mas quando o jogo foi lançado as pessoas faziam fila nas casas de arcade para uma partida a versao upright do gabinete acabou servindo como opçao mais barata e ambas foram muito bem recebidas https //www youtube com/watch v=k39s_w7xjvy no mais os dois games eram muito parecidos embora super hang on tivesse mais opçoes de circuitos cada um deles em um continente os circuitos eram compostos por estagios e cada um deles representava um nivel de dificuldade o continente africano era o mais facil com seis estagios enquanto o continente europeu era o mais dificil com 18 estagios graficos e som https //www youtube com/watch v=fkaeeqfrv0s o gabinete de hang on porem nao era a unica inovaçao o game foi um dos primeiros arcades a utilizar graficos de 16 bits quanto os 8 bits ainda eram a norma e foi o primeiro da sega a utilizar o sistema super scaler que como o nome diz aumentava gradualmente a escala dos sprites 2d para dar a ilusao de formas tridimensionais hang on tinha um visual mais simples enquanto super hang on trazia sprites mais detalhados e cenarios mais ricos a trilha sonora merece um comentario a parte era sensacional suzuki queria musicas que nao soassem como as trilhas de videogames da epoca mas sim como composiçoes de uma banda de verdade para isto ele encarregou o compositor e tecladista hiroshi kawaguchi que compos a musica da maneira tradicional usando partituras e notaçoes musicais e as entregou para um programador https //www youtube com/watch v=rp2df4rtqou o resultado foram algumas das composiçoes mais iconicas da historia dos jogos eletronicos como o tema principal de hang on e outride a crisis de super hang on eram musicas complexas e bem estruturadas na pegada jazz fusion com solos e longas passagens que davam destaque a todos os instrumentos nao foi por acaso que a partir de 1988 quando os funcionarios do departamento de som da sega se juntaram em uma banda a s s t band de sega sound team que se apresentava em convençoes de jogos e outros eventos do tipo o set list obrigatoriamente incluia varias musicas dos dois jogos e eles sao excelentes musicos como voce pode conferir por sua propria conta no video abaixo https //www youtube com/watch v=2julvng sku legado tanto hang on quanto super hang on receberam ports para os consoles domesticos da sega nos anos seguintes hang on foi lançado para o master system em 1985 mesmo ano do arcade foi um dos primeiros games do rival da sega para o nes e tambem uma das melhores demonstraçoes do poderio do sms era uma versao simplificada sem musica de fundo sem sistema de colisao a moto simplesmente explodia se voce batesse em alguma coisa e sem mudanças de elevaçao na pista mas ainda assim os graficos eram muito bonitos para a epoca e a jogabilidade era precisa e ate havia algo que o arcade nao tinha a moto possuia tres marchas que voce mudava para cima e para baixo com o direcional https //www youtube com/watch v=7s _eaznrng ja super hang on ganhou um port para o mega drive/genesis em 1989 e era bem mais fiel ao arcade incluindo todas as musicas e recursos como animaçoes de queda seleçao de musicas e modos de dificuldade havia ate algo diferente do arcade o modo original no qual voce participava de partidas em sequencia e ganhava dinheiro para fazer upgrades na moto https //www youtube com/watch v=kybw8hkvclw reviews da epoca elogiaram ambos os ports e a forma como os dois conseguiam transferir parte da experiencia dos arcades para os consoles de mesa especialmente porque o sucesso dos arcades foi tanto que a sega mal conseguia suprir a demanda pelas maquinas e realmente uma pena que de modo geral a serie hang on tenha ficado na sombra de out run considerando que o game de motos foi precursor de elementos que fizeram de out run um sucesso
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