Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Honda lança novo Civic cupê
Enquanto a nova geração do Civic ainda está em seus últimos testes para estrear no Brasil, a Honda já está lançando a versão cupê no mercado americano. As mudanças em relação ao modelo de quatro portas são tímidas, mas suficientes para tornar o modelo bem mais atraente que a atual geração.
A dianteira permanece a mesma do sedã, mas passando as colunas B o modelo fica mais interessantes: o estilo fastback faz deste modelo um legítimo cupê com ares esportivos, e, diferentemente do sedã, a traseira do cupê manteve as lanternas integradas por uma linha contínua como no conceito apresentado há pouco mais de um ano, e também adotou um para-choque mais agressivo, com um pseudo-extrator de ar na parte inferior.
Por dentro nenhuma novidade: o painel é igual ao do sedã, com instrumentos na posição tradicional, abandonando também o painel de dois andares das gerações anteriores. Sob o capô o Civic cupê terá os mesmos motores 2.0 aspirado e 1.5 turbo, de 160 e 176 cv, respectivamente. A novidade é que a versão turbo poderá ser oferecida com câmbio manual, diferentemente do sedã, que só oferece o câmbio CVT com esse motor. O câmbio manual provavelmente será o mesmo da futura versão Si, que deverá ser equipada com o motor 2.0 turbo do Type R com uma configuração amansada.
SUV da Alfa Romeo se chamará Stelvio
O CEO da Fiat Chrysler, Sergio Marchionne, confirmou na última semana que o futuro SUV da Alfa Romeo se chamará “Stelvio” — nome inspirado no Passo Stelvio — a paradisíaca estrada que atravessa os Alpes na fronteira da Itália com a Suíça.
O novo SUV será o segundo dos oito novos modelos que a Alfa Romeo pretende lançar nos próximos anos para atingir a meta de 400.000 veículos vendidos anualmente. Ele será baseado em uma versão modificada da plataforma do sedã Giulia, o que significa que terá tração traseira (e/ou integral) e irá compartilhar os mesmos motores 2.0 turbo e 3.0 V6 turbo, com até 510 cv. Ainda não se sabe como ele será (a imagem acima é apenas uma especulação) nem quando a produção será iniciada, uma vez que a produção do Giulia acabou atrasada por motivos não conhecidos e acabou afetando a agenda do SUV.
Renault apresenta nova perua Megane
Se no Brasil as peruas vão lentamente sendo substituídas por SUVs e crossovers compactos, na Europa elas continuam firme e fortes. Prova disso é a nova geração da perua Megane, que será lançada no começo de março em Genebra.
Batizada Megane Estate, a perua tem visual inspirado no sedã Talisman e, segundo a Renault (e nossos olhos), combina elegância e esportividade. Nesta nova geração a perua traz novos faróis em forma de C, frisos laterais cromados, barras de alumínio fosco no teto, para-choque dianteiro com grade em forma de colmeia e traseiro com difusor integrado na versão GT. A principal novidade tecnológica será o sistema 4Control, que esterça as rodas traseiras para aprimorar a dinâmica e a manobrabilidade do modelo. Mais detalhes sobre a bela perua francesa serão revelados no Salão de Genebra, daqui a menos de duas semanas.
Volkswagen vendeu mais salsichas que carros em 2015
Você já deve ter ouvido falar ou até mesmo lido aqui no FlatOut que, além de ser uma das maiores fabricantes de automóveis e caminhões do planeta, a Volkswagen também produz salsicha e ketchup. Mas o que você talvez não saiba é que a Volkswagen vendeu mais salsichas do que carros em 2015.
É verdade: a VW vendeu 7,2 milhões de currywursten no ano passado, enquanto os carros de todas as marcas do Grupo somados chegaram à marca de 5,82 milhões de unidades em todo o mundo. Essa diferença, contudo, tem uma explicação: em 2015 a VW produziu 1 milhão de salsichas a mais que em 2014, e ao mesmo tempo o escândalo Dieselgate afetou negativamente as vendas dos carros do grupo — a primeira queda desde 2002.
Mercedes revela C43 AMG Cupê
Em um dos teasers da inédita versão conversível da Classe C, a Mercedes revelou despretensiosamente a versão C43 AMG, que substitui a C450 AMG Sport. Desde janeiro, quando o SLK foi transformado no SLC, as versões AMG Sport passaram a ser consideradas modelos AMG, identificadas pelo nome da classe combinada ao número 43.
Esses modelos usarão o motor V6 3.0 biturbo com 367 cv e 53 mkgf, e serão modificados pela AMG com suspensão recalibrada, rodas e acabamento interno. Ainda não há detalhes, mas os modelos 63 AMG serão diferenciados pelos motores V8 e V12, pelo câmbio AMG Speedshift e por serem construídos inteiramente pela AMG, em vez de apenas modificados com componentes da divisão. O C43 AMG e o C Cabriolet serão apresentados oficialmente no Salão de Genebra deste ano.