hoje em dia nao existem mais carros artesanais efetivamente banidos por legislaçoes que tornam sua produçao e venda inviavel o que deve ter mudado sobremaneira a cidade de modena e seus arredores antes era o centro mundial do amor ao automovel feito real por uma quantidade absurda de supercarros artesanais que fluia daquele lugar empresas de carroceria fundiçoes e oficinas de usinagem criavam por todo lado uma infraestrutura que tornava construir automoveis algo possivel desejavel saudavel maserati ferrari de tomaso lamborghini e tantas outras menores que vieram e partiram deixando atras de si apenas a vontade de far qualcosa di belo somente na italia poderia ter existido um lugar assim um berço de uma renascença automobilistica que criou enquanto existiu uma quantidade incrivel de obras de arte moveis em forma de cunha somente num lugar onde o amor pela tecnica avançada e quase indistinguivel daquele para a arte o coraçao e a opera a maserati ainda esta em modena claro a ferrari ao sul em maranello ao nordeste a lamborghini em sant agata bolognese mas hoje sao apenas fabricas como tantas outras em sao bernardo do campo e detroit maquinas desalmadas de produzir veiculos operadas por gente fabricas que ainda produzem carros fantasticos claro mas nao mais artesanais mas imediatamente a oeste de modena existe uma fabrica abandonada um monolito azul hoje decrepito e abandonado onde por uma ultima vez se tentou fazer o modo artesanal de modena para o seculo xxi em campogaliano estao quase que intocados por esses anos todos os restos mortais da segunda encarnaçao da bugatti naquela ainda hoje bonita e moderna instalaçao se escondem fantasmas; espiritos ligados ao lugar por emoçoes humanas tao fortes e importantes que tornam o lugar quase um monumento um simbolo decadente de um tipo de industria e gente que nao existe mais gente que se dedicava a fazer automoveis nao como atividade comercial e industrial no sentido de ser o objetivo final o lucro cada vez maior apenas que desejava sim fazer automoveis fantasticos em primeiro lugar e viver disso se possivel [caption id= attachment_292294 align= aligncenter width= 999 ] romano artioli na bicicleta [/caption] a bugatti como sabemos sempre foi ligada a alsacia uma regiao da frança perto da fronteira com a alemanha e portanto disputada; quando nasceu em molsheim em 1910 a bugatti e a regiao faziam parte da alemanha mas o seu fundador ettore bugatti era italiano e foi outro italiano que conseguiu fazer a empresa renascer romano artioli a opera da bugatti italiana como enzo ferrari romano artioli e um produto da italia de seu tempo e impossivel entende lo saber o que e verdade ou inventado numa vida que contada por eles mesmos parece uma opera de 1898 muita epica luta muita coragem e heroismo por parte do protagonista e a tragedia pessoal a cada esquina a figura de artioli e quase caricata uma imagem criada por ele mesmo repetida como verdade ate que se acreditasse nela mas nao ha como negar duas coisas olhando se com o beneficio do tempo que passou a primeira e que criou a empresa exclusivamente por amor a marca e tudo que significava e para fazer algo de belo em sua vida obsessao dos italianos a segunda e que seu trabalho na bugatti mudou o modo como se desenha e produz este tipo de automovel e e a fundaçao do que a vw continuou com a sua versao da bugatti realmente criou a bugatti como a conhecemos hoje artioli tinha vinte anos de idade em 1952 quando ouviu que todas as tentativas de recomeçar a produçao da bugatti em molsheim chegavam ao fim desde o fim da guerra e a morte de ettore em 1947 todas as tentativas de fazer a empresa voltar foram em vao apenas 6 carros tipo 101 na verdade uma modernizaçao acanhada do tipo 57 pre guerra foram construidos artioli diz que quando soube disso ficou triste e revoltado que uma marca tao incrivel tivesse terminado; disse tambem que ali mesmo resolveu um dia ele mesmo reviver a marca se ninguem fizesse isso ridi pagliaaaaaaccio mas independente do que e verdade ou mentira em sua opera particular reviver a marca e o que ele estava destinado a fazer artioli sempre trabalhou com carros e esta era sua paixao de mecanico passou a revendedor e de revendedor virou importador quando aos anos 1980 chegam e um dos maiores revendedores de ferrari do mundo com lojas na alemanha e norte da italia tambem e dono da autoexpo uma importadora que começa com grande sucesso a trazer os automoveis suzuki para seu pais romano artioli tinha se tornado um milionario e o que faz um milionario obcecado por automoveis começa a coleciona los claro no caso dele uma marca em particular bugatti seu interesse na marca acaba por faze lo conhecer outros milionarios entusiastas; esse e o começo real da ideia de reviver a marca a bugatti fora comprada pela hispano suiza em 1952 mas nos anos 1980 fazia parte da estatal francesa de tecnologia aeroespacial a aerospatiale artioli começa uma negociaçao com o governo para comprar a marca alem de seus amigos colecionadores anonimos acaba com investimentos franceses importantes alem da aerospatiale a elf e a michelin participariam do projeto era sem duvida um projeto de amor a marca os carros podiam ser diferentes mas os principios artisticos da empresa de ettore seriam copiados na forma em que os funcionarios seriam tratados; na fabrica diferente de todas as outras fabricas; no compromisso apenas com a excelencia do produto e nao o lucro nao podiamos jogar o jogo seguro sem riscos para homenagear ettore bugatti simplesmente tivemos que ultrapassar todos os limites o numero de carros nao era tao importante para mim mas sim a qualidade e inovaçao sem compromissos diz artioli e nao estava brincando artioli pede a seu primo o arquiteto giampaolo benedini para que ele construa a bugatti das fabricas hoje e ate comum fabricas iluminadas totalmente ar condicionadas e com um desenho interno e externo bonito que parece uma casa e nao uma oficina mas antes desta em campogaliano nao na industria automobilistica ate hoje parece uma coisa moderna e o template de todo fabricante de baixo volume moderno da bugatti vw ate a mclaren ate ferrari antes um lugar sombrio escuro e sujo de graxa hoje e iluminada e limpa como um hospital benedini acaba tendo um dedo no carro tambem depois que artioli briga com marcello gandini por ele faze lo muito lamborghini benedini diz que so refez detalhes atras e na frente mas artioli diz que gandini me disse que mudamos totalmente o carro e nao podia aceita lo como seu eu disse muito obrigado e ele foi embora artioli tambem briga com paolo stanzani o projetista original do carro e famoso por sua participaçao no time original da lamborghini nicola materazzi o pai do ferrari f40 toma seu lugar e se mantem como engenheiro chefe de 1990 ate o fim de 1993 mudando basicamente o chassi agora um monocoque de fibra de carbono feito pela aerospatiale e a distribuiçao de torque de 40/60% frente/tras para 27/73% materazzi porem percebe que a empresa ia de mal a pior financeiramente e e substituido por mauro forghieri ex ferrari que fica ate o fim as brigas de artioli eram somente porque tinha uma visao clara do que queria um carro esporte superior em desempenho a todos os outros mas tambem que fosse um carro de luxo em seu comportamento o resto dos funcionarios so tem boas lembranças do lugar e de toda a aventura um lugar diferente onde somente o produto interessava segundo todos um daqueles lugares que se trabalhava duro mas sem precisar chefe mandar o que fez o que ocorre no fim uma tragedia em 23 de setembro de 1995 os carabinieri chegaram tiraram todo mundo do lugar passaram um cadeado no portao e pronto diz artioli tudo foi perdido de meus pertences pessoais a fotos de arquivos oficiais e documentaçao em 1997 tudo de valor la dentro foi leiloado e desde entao a fabrica permanece abandonada e como de um fim tao dramatico foi acontecer artioli diz que foi sabotado pela industria e imprensa italiana a mando da ferrari de montezemolo fornecedores recusavam seu negocio seus executivos foram subornados e outras conspiraçoes materazzi diz que artioli começou a importar os suzuki maruti da india sem permissao da suzuki e perdeu o negocio de importaçao que sustentava a bugatti stanzani diz que artioli e um crapula artioli diz que stanzani era um falador e nao um engenheiro ele nao entendia nada apenas imitava ideias de outros e nao vamos esquecer que pouco antes dos carabinieri chegarem artioli tinha comprado a lotus opera de novo o que acredito recessao nos anos 1990 reduziu sobremaneira um mercado de supercarro cheio de opçoes a flutuaçao do yen faz os suzuki ficarem muito caros e pararem de vender fazendo artioli ir a india para comprar marutis conseguindo enfurecer os japoneses no processo a compra da lotus estende demais financeiramente todo o negocio ate que a corda se rompe mas foi sem duvida nenhuma um sonho para os trabalhadores em campogaliano que ainda lembram da empresa com carinho e para os donos do carro ate hoje com uma legiao de fas artioli era no minimo visionario o carro era moderno confortavel e firme luxuoso e esportivo ao mesmo tempo sua fabrica e modelo para inumeras outras ferdinand piech famoso capo da vw e tambem colecionador de bugatti classico ao experimentar o eb110 fica impressionadissimo seu veyron e basicamente uma continuaçao aos preços exorbitantes que o fazem viavel da ideia de artioli o carro o bugatti eb 110 gt foi apresentado em 15 de setembro de 1991 em versalhes e em frente ao grande arche de la defense perto de paris exatamente 110 anos apos o nascimento de ettore bugatti e motivo de seu nome foi uma festa grandiosa inesquecivel e que acentuava a iniciativa como algo conjunto entre dois paises [caption id= attachment_292318 align= aligncenter width= 999 ] lançamento em paris dois paises juntos [/caption] o carro em si era um tour de force tecnologico stanzani criou uma visao de evoluçao para o supercarro italiano depois do countach outra vez que fez isso que era baseada em torna lo usavel seguro e confortavel a visao que hoje permanece era baseada num v12 pequeno de 3 5 litros extremamente superquadrado 81 × 56 6 mm todo em magnesio e aluminio este v12 contava com duplo comando de valvulas no cabeçote e cinco valvulas por cilindro doze borboletas individuais eram alimentadas por quatro turbocompressores ihi a ideia aqui diminuir sua inercia e melhorar resposta capaz de girar a mais de 8 000 rpm este motor dava 560 cv a 8 000 rpm e 62 mkgf a 3750rpm acima de 2 400 rpm nunca havia menos que 47 mkgf; o torque maximo do ferrari testarrosa contemporaneo o bloco do motor e a carcaça do cambio/transeixo eram fundidos em uma unica peça como era o miura que stanzani co projetara com dallara mas aqui o motor ficava longitudinal e em offset no carro transeixo a seu lado direito para que potencia pudesse ser transmitida para as quatro rodas numa distribuiçao de 27/73% frente/tras atras do motorista o motor era visivel por um capo transparente o chassi desenvolvido por nicola materazzi era de fibra de carbono desenhado em conjunto com a aerospatiale e chagava na fabrica ja com todos os reforços metalicos roscas e parafusos insertados pronto para montagem a carroceria externa era em aluminio feito a mao as suspensoes eram classicas da industria de supercarro italiana duplo a sobreposto nas quatro rodas atras com duplo coilover na frente com coilovers operados por alavancas como em competiçao a posiçao de dirigir era perfeita e somada ao cambio manual de seis marchas fazia um carro deveras interessante o extenso trabalho de desenvolvimento da suspensao e comportamento ficou a cargo de loris bicocchi um piloto recrutado da lamborghini que depois foi para a bugatti da era vw bicocchi teve ajuda da experiencia instalaçoes e tecnologia da michelin com quem ele mesmo diz ter aprendido sobremaneira ambos criaram algo ate hoje admirado e reverenciado [caption id= attachment_292316 align= aligncenter width= 999 ] michael schumacher recebe o seu eb110 ss de artioli ele nao pediu nem desconto [/caption] e um supercarro tratavel e confortavel algo entao inexistente diz brett frazer na car inglesa em 1993 a embreagem e tranquila a direçao leve o cambio uma delicia o carro tratavel; pode se andar tranquilamente no transito por horas mas o que mais impressiona e como roda macio e mais confortavel que muito seda de luxo mas ainda assim gostoso de andar rapido e previsivel a açao nao começa muito antes de 3 800 rpm mas dali em diante nao para mais e cliche dizer que um carro te joga contra o banco; aqui e pouco para definir a sensaçao isso aqui esta mais para ser catapultado de um porta avioes em um caça a jato com afterburner ligado o carro ainda receberia em sua curta vida uma versao ss super sports de 612cv a revista francesa sport auto cronometrou ele fazendo numeros ainda impressionantes 30 anos depois 0 100 km/h em 3 3 segundos 0 400 m em 11 0 segundos quilometro em 19 8 segundos e uma velocidade final de 351 km/h loris bicocchi diz que o nurburgring era circulado em 7 min e 44 segundos impressionante ainda hoje [caption id= attachment_292311 align= aligncenter width= 999 ] eb110 ss[/caption] depois do fim a dauer alema que comprou o espolio da fabrica em leilao e terminou alguns carros a mais alguns funcionarios orfaos fundam a b engineering em modena e criam com materazzi o edonis baseado no eb110 mas foram tentativas fugazes; o carro e o sonho morria ali interessante notar como a ferrari empresa que artioli diz ter arquitetado seu fim tomou liçoes dela de reformas na antiga fabrica aos carros com cinco valvulas por cilindro e motores visiveis por capo transparente do luxo e qualidade superiores a um preço mais alto artioli podia ser muita coisa mas sabia o que seus clientes queriam nao existem carros artesanais como os bugatti porem; o mundo hoje nao tem lugar para eles o sonho de artioli porem foi adotado por piech e sua vw a bugatti hoje segue este sonho ainda que com uma eficiencia alema que ameaça sempre sugar toda a emoçao e a opera lacrimejante para fora da operaçao uma pena; arte e emoçao e coraçao e precisa de algum caos como artioli diz da primeira a segunda guerra mundial os bugattis foram famosos nao por sua quantidade mas por sua qualidade incomparavel a bugatti era uma familia de artistas conheci muitos engenheiros na minha vida e infelizmente eles tendem a ter experiencia em uma pequena area da qual nao conseguem olhar para alem se voce tem uma formaçao mais ampla em filosofia ou artes por exemplo pode conseguir muito mais e foi isso que tentei na minha bugatti
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.