e dificil cravar pioneiros quando se trata de algo que esta em constante evoluçao como os simuladores de corrida hoje temos titulos extremamente robustos como assetto corsa iracing e rfactor que permitem uma infinidade de ajustes nos carros e quando aliados a equipamentos sofisticados como volantes com force feedback alavanca de cambio e pedais proporcionam uma experiencia imersiva e muito realista ao volante com suporte a mods feitos pela comunidade estes games estao sempre evoluindo e ganhando novos elementos e a tendencia e que eles continuem ganhando em realismo ha 30 ou 40 anos por outro lado o conceito de simulador sequer existia jogos de corrida concentravam se em utilizando os recursos de hardware e software da epoca tentar reproduzir a experiencia visual e sonora de uma corrida de automoveis na medida do possivel a jogabilidade de modo geral era simples e limitada literalmente bastava acelerar no sentido correto e seguir o traçado da pista o desafio ficava por conta dos rivais e em muitos casos dos limites de tempo se saisse da pista ou ficasse acertando o muro voce acabava perdendo preciosos segundos e podia nao chegar ao checkpoint antes de o contador zerar em 1989 porem uma empresa chamada papyrus design group que hoje nao existe mais colocou no mercado aquele que exatos trinta anos depois e amplamente considerado o marco zero dos simuladores de corrida um jogo que hoje parece simples e primitivo com sons em 8 bits e graficos em pseudo 3d pixelados mas que na epoca foi revolucionario por outros motivos seu nome era indianapolis 500 the simulation ou so indy 500 e ele era exatamente o que o titulo propunha lançado primeiro para ms dos indy 500 era uma simulaçao das 500 milhas de indianapolis de 1989 e apenas isto nao havia outros circuitos e a unica variaçao no modo de jogo era a possibilidade de escolher o numero de voltas no circuito de 2 5 milhas 10 25 milhas 30 75 milhas 60 150 milhas ou 200 500 milhas no mais havia a opçao pela equipe lola/buick march/cosworth e penske/chevrolet e so o grid de largada reproduzia fielmente o lineup das 500 milhas de indianapolis de 1989 e o jogador ficava sempre com o carro nº 17 substituindo o carro de rich vogler que naquele foi o ultimo na linha de largada na posiçao 33 claro que no caso do simulador voce era quem tinha de conquistar seu espaço e se fosse bom mesmo podia ate largar na pole position https //www youtube com/watch v=mfqmzvhsgcu em uma ironia triste a ausencia de rich vogler no jogo acabou se tornando meio que uma homenagem as avessas em 1990 aos 40 anos de idade ele morreu em um acidente sofrido no circuito de salem speedway a cerca de 160 km de indianapolis enquanto liderava uma corrida de sprint cars naquele mesmo ano foi lançado um port para o commodore amiga com graficos e som melhores https //www youtube com/watch v=olrof74sgo4 os graficos para a epoca eram muito bons eram totalmente em 2d claro mas ja havia efeitos de sprite scaling para dar a ilusao de tridimensionalidade e perspectiva alem de diversos angulos de camera durante a introduçao do jogo e os replays instantaneos o cenario e os outros carros nao eram exatamente detalhados na verdade o cenario era meio vazio mesmo para o padrao da epoca mas havia uma boa dose de detalhamento na visao do cockpit cada carro tinha seu proprio quadro de instrumentos incluindo um belo painel digital no penske/chevrolet e performance distinta [gallery type= grid link= file size= medium ids= 259889 259887 259886 ] mas isto passa longe de resumir o que era a simulaçao de indy 500 a quantidade de parametros variaveis no game era gigantesca para a epoca e isto era o que fazia toda a diferença para começar era a primeira vez que um jogo de corrida licenciado trazia a proposta de proporcionar uma experiencia de direçao realista e desafiadora nao era so acelerar frear e virar o volante voce realmente precisava atentar se a aspectos do automobilismo do mundo real para conduzir o carro da forma certa trabalhando nos freios e lidando com a dinamica do carro sobre o asfalto era preciso ter cuidado para nao perder a aderencia dos pneus e sair rodopiando em direçao ao muro ou acertar os outros carros claro que o fato de ser o oval de indianapolis facilitava um pouco as coisas mas havia mais fatores os pneus desgastavam e sofriam variaçoes de pressao e aderencia por conta da temperatura individualmente vale frisar o motor podia superaquecer se forçado alem do limite e era preciso levar tudo isto em consideraçao na hora da corrida e a quantidade de parametros do carro que se podia ajustar era bem grande tamanho e posicionamento das asas dianteira e traseira dureza do composto dos pneus a largura dos pneus traseiros que influenciava na capacidade do carro de fazer curvas a pressao dos pneus a dureza da suspensao que podia ser ajustada individualmente e as relaçoes das marchas na epoca o manual do jogo ajudava a nortear os ajustes que voce podia fazer e muitos dos que jogaram na epoca garantem que indy 500 the simulation foi sua introduçao aos conceitos engenharia automobilistica a forma como o simulador permitia acertos no carro variava de acordo com o modo era possivel realizar uma sessao de treinamento durante a qual os ajustes podiam ser feitos a qualquer momento com as teclas de funçao f3 a f10 para que o jogador pudesse testar varias configuraçoes e decidir qual era a melhor na hora dos treinos de classificaçao e durante a corrida porem so era possivel alterar a qualquer momento a pressao do turbo e posiçao das barras estabilizadoras as demais mudanças exigiam que se parasse nos boxes a curva de aprendizado era ate generosa a duraçao da corrida tambem servia para definir a dificuldade com 10 voltas o carro nao sofria danos e a corrida nao era interrompida em caso de acidente com 30 voltas havia a bandeira amarela mas seu carro permanecia indestrutivel ja com 60 ou 200 voltas a coisa ficava seria havia bandeiras amarelas que impediam ultrapassagens caso alguem se acidentasse e seu carro podia ficar gravemente danificado em uma colisao exigindo uma parada mais longa nos boxes ou ate mesmo te forçando a abandonar a prova e começar tudo de novo ao menos a maquina nao era infalivel qualquer um dos 32 carros controlados pelo jogo podiam sofrer acidentes cometer erros e abandonar a corrida por problemas mecanicos ou danos severos cada corrida durava tranquilamente mais de duas horas sem contar classificaçao e o tempo para ajustar o carro quem pegava o jeito sempre acabava querendo mais e uma vez que se vencia depois de apreciar as telas de vitoria na quais o piloto sorridente desfilava com o carro sobre uma bandeira quadriculada dava uma entrevista para a tv e ganhava um buque de flores das maos de uma grid girl o desafio era quebrar seus proprios recordes [gallery type= grid link= file size= medium ids= 259881 259882 259883 ] estas caracteristicas fizeram de indianapolis 500 the simulation um marco na industria dos games na epoca revistas de games o classificaram como uma simulaçao hiper realista de corridas e os fas do jogo ate tiravam sarro daqueles que preferiam games mais simples como outrun ou similares e possivel encontrar facilmente o arquivo do jogo para download na internet e ele e minusculo 453 kb cabia tudo em um disquete para rodar porem e recomendavel instalar um emulador de ms dos ou commodore amiga no computador para rodar basta procurar algum tutorial online caso voce nao tenha muita intimidade com linhas de comando e sem duvida uma experiencia interessantissima para qualquer um que tenha o minimo de interesse em jogos de corrida
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