Neste último domingo (1/3) rolou o 6º encontro trimestral da divisão paulista (SP Squad) da . Tradicionalmente organizado no estacionamento do shopping Serra Azul, na rodovia dos Bandeirantes, esta nova edição foi marcada pela mudança de endereço – que passará a ser itinerante. Desta vez, ele rolou no Centro De Exposições João Orlandi Pagliusi, na cidade de Socorro (SP) – a próxima edição deverá rolar em Jaguariúna ou em Guararema.
A razão para a mudança foi o fato de o Serra Azul começar a cobrar pelo estacionamento, o que diminuiu o tempo de permanência dos participantes no local. “Deste inconveniente acabou vindo uma nova ideia. Decidimos que os encontros não serão mais feitos sempre no mesmo lugar: vamos sempre buscar um novo local, estimulando os membros a viajar em novas estradas, conhecer novos lugares, enfim, curtir mais o carro, que no fundo é a razão de tudo”, afirmou Emerson Paredes, um dos fundadores do grupo, que existe há três anos e hoje conta com cerca de 1.700 inscritos .
A mudança somada ao período pós-recesso do carnaval acabou resultando em um volume de participantes significativamente abaixo do esperado. Pouco mais de 50 carros estiveram presentes no local, de diferentes marcas e clubes (como o , , o ) – um dos grandes baratos do JDM Motors e que também é uma das coisas que nos orgulhamos no FlatOut: a boa convivência entre fãs de fabricantes diversos. Diferentes gerações de Honda Civic, Accord, Del Sol/CRX, Fit, Prelude, Nissan March, Subaru Impreza, Mitsubishi Lancer – e até mesmo dois VW Jetta acompanharam a caravana que partiu de São Paulo, mas acabaram saindo do local antes do registro de nossas câmeras (infelizmente, o mesmo ocorreu com um trio de Subaru Impreza).
Confira a nossa galeria de fotos, todas ampliáveis!
Tempero local
Quando falamos em cultura JDM no Brasil, é importante entender que se trata de uma derivação regional que ainda mistura diferentes culturas de todo o mundo. É possível identificar influência massiva da vertente norte-americana US JDM, um toque muito sutil de Euro e várias adaptações locais. Elas se manifestam nos adesivos colados nos carros, nos modelos, cores e dimensões das rodas e pneus, no stance dos veículos e na escolha de alguns acabamentos e enfeites. Confira alguns destes detalhes: