Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Jeremy Clarkson divulga gravação de vídeo com Corvette Z06
I took this today…..
— Jeremy Clarkson (@JeremyClarkson)
Que diabos Jeremy Clarkson está fazendo com um Corvette Z06, uma equipe de filmagem e Richard Hammond com frio em um circuito de corridas? Será mais um DVD? Ou talvez o primeiro quadro do novo programa que ele confirmou recentemente? Ou um bota-fora da galera do programa?
Não é difícil crer que trata-se realmente do novo programa, já anunciado por Clarkson recentemente. O que sabemos até agora é que foi o próprio apresentador quem publicou a imagem que você vê acima em seu Twitter no último dia 5 de maio (desculpem o atraso…). Segundo a legenda, a foto foi tirada no mesmo dia. Como já dissemos antes, resta apenas saber quando eles irão anunciar a estreia do novo programa e onde poderemos vê-lo. Nossa aposta? A mesma de quase todos: Netflix a partir do último trimestre.
Falha da VW mostra possível nome da versão esportiva do up!
Uma falha no site da Volkswagen pode ter deixado escapar o nome da versão esportiva do up!, que terá motor 1.0 TSI de 106 cv — uma versão mais mundana daquele 1.0 turbo de 272 cv que vimos ontem. Ainda no ar, ele mostra, no configurador do modelo, a versão speed up!. Ao selecionar a versão, vemos a imagem do Black up! e as especificações padrão do compacto, e ao avançar para o configurador, o site mostra as opções do Gol Special, evidenciando a falha — talvez um teste desastrado do pessoal da área técnica do site.
O lançamento da versão esportiva do up! está previsto para o primeiro semestre deste ano, o que deixa apenas maio e junho como candidatos a recebê-lo. Os rumores mais fortes dão conta de que isso acontecerá ainda neste mês. Isso explicaria a falha de sistema que mostrou o nome da versão.
Audi pode estar pensando em entrar na F1
A notícia parece um déjà vu, mas novamente os boatos de que a Audi estuda ingressar na Fórmula 1 voltaram a ecoar na Europa, e agora com uma ajuda do chefe da marca, Rupert Stadler, que não confirma, nem descarta a possibilidade. O site britânico Auto Express entrevistou o executivo e perguntou sobre as possibilidades de a Audi ingressar na Fórmula 1 nos próximos cinco anos. A resposta? “É algo que estamos avaliando, mas também estamos pensando em muitas outras coisas. Não posso dizer sim ou não”. Disse tudo mas não falou nada? Bem… ele não negou.
Ainda de acordo com o Auto Express, há uma certa pressão do grupo Volkswagen para que a Audi deixe o Mundial de Endurance (WEC). Não pense que se trata de favorecer a Porsche; é apenas uma questão de grana: embora seja interessante ver duas marcas irmãs rivalizando nas pistas, a competição não faz sentido em termos financeiros — já que o grupo gasta em dobro.
Os boatos dizem que a Audi pode abandonar o WEC e o DTM para entrar de cabeça na Fórmula 1. Como? Com a Red Bull. Há duas possibilidades e ambas envolvem a marca austríaca de energéticos. A primeira possiblidade é aproveitar o descontentamento da Red Bull com os motores Renault e entrar no circo como fornecedora de motores para a equipe. A outra, é apostar alto e comprar a equipe Toro Rosso (que tem raízes na Minardi) e transformá-la na equipe de fábrica. E se você acha que ainda se trata de boatos infundados, no ano passado a Audi negou com veemência, dizendo que tudo era “pura especulação”. Agora o discurso é outro.
Renault deve trazer o modelo 5 de volta à vida
Quando a Citroën lançou o DS3, os concorrentes ficaram de olho para ver se a jogada daria certo. Pois a reunião de desempenho e de luxo fez maravilhas à marca do doble chevron, pelo menos em seu país de origem, onde o DS3 vende muito bem, obrigado. A Renault, apesar da demora (desde 2012 ela acaricia a ideia), não quer deixar a oportunidade de lado. E deve lançar em breve uma versão de três portas da plataforma do Clio, vendido na Europa apenas com cinco portas. Será um intermediário entre o Clio e o Twingo. E será um modelo novo, com a missão de ressuscitar o nome 5.
A ideia é apelar para a nostalgia daqueles que sonhavam com um Renault 5 nos anos de 1970, além de dar ao carrinho desempenho e conectividade suficientes para atrair aqueles que nem sabiam que o modelo era muito legal. As possibilidades de personalização serão outra frente de ataque do modelo, uma que vem atraindo milhões de compradores, como o Renault Captur já comprovou em sua curta carreira de sucesso.
O modelo terá versões de entrada até as mais luxuosas, que poderão ser chamadas de Initiale Paris, conforme a revista francesa L’Argus. O Salão de Genebra do ano que vem deve nos reservar boas surpresas.
Ford lança linha 2016 do Mustang
A linha 2016 da sexta geração do Mustang foi apresentada nos EUA com pequenos melhoramentos, mas também com um item pra lá de curioso: indicador de seta das saídas de ventilação do capô. Mas por quê? Aparentemente, a pedido dos donos do carro, saudosistas, que queriam de volta algo que a primeira geração do modelo havia apresentado, mais especificamente do modelo 1967. O item é de série a partir do Mustang GT.
Além da curiosidade, o novo Mustang traz mais itens de personalização, como a opção de teto negro, rodas de aro 19”, racing stripes e um Performance Package para o GT conversível.
Edelbrock sorteia small block de US$ 20 mil para comemorar 60 anos do motor
Para comemorar aos 60 anos do Chevrolet small block (veja mais sobre ele aqui e aqui), a Edelbrock sorteará um motor. Mas não é qualquer small block. Será uma versão 350 (5.7), com compressor mecânico e 518 hp (525 cv) com peças reforçadas no valor de US$ 20 mil. E não é preciso comprar nada da marca para participar do sorteio.
A má notícia é que a promoção já está com as inscrições encerradas — mas tudo bem, ela era destinada somente a cidadãos americanos. Mesmo assim, vale pela curiosidade: quem será o sortudo que vai levar o motor para casa? O resultado do sorteio será divulgado no dia 11 de junho e o ganhador terá de ir retirar, por conta e risco, seu motor no dia 25 de junho lá em Franklin, no Tennessee, sede da empresa responsável pela promoção. Para saber mais sobre isso, acesse o site