O fascinante mundo do drift nunca deixa de nos… fascinar. Sempre vai haver quem diga que a arte de deslizar de lado não é automobilismo de verdade, e é fato que uma derrapagem controlada nunca é a maneira mais rápida de contornar uma curva, mas uma coisa a gente tem que admitir: o negócio é bonito de ver.
E, mesmo que você jamais tenha ido a um evento de drift (eles estão ficando cada vez mais populares no Brasil), não faltam evidências disto na Internet. O que a gente vai mostrar agora é mais uma delas — este vídeo, produzido pelos caras da Japland TV.
Caso você não lembre, é a mesma produtora que, há alguns meses, nos agraciou com aquele vídeo da Ferrari F40 acelerando na neve. Mas, desta vez, eles foram até a lendária Gunsai Touge, em Gunma, no Japão, para filmar uma verdadeira overdose de drift em três minutos. E o resultado ficou lindo, não tem como dizer de outro jeito. Saca só:
Talvez você reconheça o cenário — a Gunsai Touge já apareceu em outros vídeos que mostramos aqui no FlatOut, mas nunca falamos muito a seu respeito. Vamos corrigir isto agora.
A esta altura, você já deve saber o que é uma touge. Se não sabe, sem problemas: a gente explica de novo. As touge são estradas sinuosas entre as montanhas japonesas — a palavra japonesa tōge significa “passagem”. São trechos muito procurados por entusiastas que querem acelerar longe da cidade e praticar técnicas de pilotagem sem colocar outras pessoas em risco. Nem sempre os caras estão dentro da lei, claro — na verdade, há todo um submundo das corridas ilegais nas montanhas japonesas — mas, no caso da Gunsai Touge, as coisas são menos complicadas: o circuito faz parte de um complexo de ciclovias e mini-parque de diversões e, de vez em quando, os administradores cedem o espaço para atividades com carros.
E isto já acontece faz tempo: desde a década de 1990 os caras da Best Motoring International e da Hot Version usam a Gunsai Touge para filmar seus comparativos épicos com carros que a gente se acostumou a ver apenas em Gran Turismo quando era moleque. Dá até para dizer que eles ajudaram a popularizar a modalidade no Japão — Keiichi Tsuchiya, o Drift King, já deu altos dorifutos com seu Toyota AE86 preparado na Gunsai Touge. Ou você acha que Takumi Fujiwara tem um Hachi-Roku e passa as horas vagas deslizando nas montanhas por acaso?
O lugar é bastante tranquilo e bucólico — afinal, apesar de famosa mundialmente, continua sendo uma estradinha nas montanhas. Quase não há construções por perto e tudo o que se vê são árvores e os ocasionais guard rails amassados por pilotos mais ousados. Em dias de filmagem (que são bem frequentes), o local fica fechado para visitantes e outras atividades. O que é uma notícia um tanto desanimadora para quem sonha em assistir a um evento por lá — é bem provável que isto jamais aconteça.
Quem teve a sorte de acompanhar a produção, porém, não saiu decepcionado. Um dos carros que participaram do vídeo foi um Toyota AE86 todo caracterizado como o carro de Initial D, e Alexi Smith, o Noriyaro, conseguiu uma carona com seu dono. Considere o vídeo abaixo um bônus — um belo bônus.
É uma pena que não seja tão fácil assim para nós, aqui do Brasil, ir conhecer lugares como a Gunsa Touge. O lado bom é que podemos visitá-lo virtualmente. E não estamos falando apenas de vídeos — é possível, por exemplo, incluir a pista entre os circuitos de simuladores, como Assetto Corsa, por meio de mods. Já dá para sentir o gostinho, ao menos!