O Salão de NY vai começar no dia 16 de abril, e a Land Rover vai levar para lá o conceito Discovery Vision Concept, que mostrará a nova linguagem de design da marca. O mais legal, contudo, será o uso de realidade aumentada para deixar o capô “transparente”.
Não, não estamos falando do capô propriamente dito — os visitantes do Salão de Nova York não vão ver um Land Rover parecido com aquelas montagens que os fotógrafos automotivos adoram fazer, com o capô fechado e o motor visível. Na verdade, a Land Rover vai usar câmeras e um HUD para que você consiga ver o chão embaixo do carro enquanto dirige. Ainda não entendeu? Então assista ao vídeo abaixo:
Esta simulação com um protótipo virtual ilustra o funcionamento do sistema, que consiste em câmeras posicionadas na grade do veículo que registram imagens do terreno à frente. Essas imagens são projetadas no pára-brisa em tempo real por meio de um HUD (como no Chevrolet Camaro) — porém usando um truque de perspectiva que dá a ilusão de que as imagens estão sendo projetadas no capô.
A Land Rover define o conceito como “uma realidade aumentada imersiva que faz parecer que a dianteira do carro sumiu”. O display também mostra as informações básicas do carro em movimento — velocidade e rotações do motor — e a posição das rodas sobre o solo.
A tecnologia parece ser bem interessante para tanto para os praticantes do off road, que terão mais uma opção para avaliar o terreno à sua frente e poderão saber exatamente onde os pneus estão, quanto para quem está na cidade e quer estacionar sem bater as rodas na calçada (não adianta inventar desculpas, todo mundo já fez isso pelo menos uma vez).
Além de servir como palco para a nova tecnologia, o Discovery Vision Concept será a inspiração para as novas geração do Discovery e do Freelander. A Land Rover pretende transformar o nome Discovery em uma “submarca”, como é hoje com a Range Rover, que possui o Evoque e o Sport como modelos.
Mais detalhes sobre o Discovery Vision Concept deverão surgir até o Salão de Nova York, que acontece na segunda metade deste mês.