hoje em dia as 24 horas de le mans le mans 1971 e um filme reverenciado por entusiastas de todo o planeta por ser uma ode nua e crua ao automobilismo o filme de quase duas horas quase nao tem historia ou dialogos sendo praticamente um documentario da vida a beira da pista no circuito de la sarthe palco da corrida de longa duraçao mais iconica do planeta a carreira de steve mcqueen estava no auge depois do sucesso de bullitt em 1968 e ele se julgava pronto para produzir seu proprio filme ele queria mostrar ao mundo a sua visao das 24 horas de le mans com corridas autenticas pilotos de verdade carros de verdade e açao na pista nao fora dela so que mcqueen queria que tudo fosse feito do seu jeito ele havia aberto sua propria firma de cinema a solar productions para produzir le mans e nao se contentava em apenas atuar ele desejava um papel muito maior acontece que a industria nao funcionava assim quem paga as contas e mais poderoso do que quem faz o serviço e mcqueen aprenderia isto depois de muito relutar don nunley foi aderecista o responsavel por todos os objetos usados em cena de as 24 horas de le mans e recentemente lançou um livro sobre como foi conviver com steve mcqueen durante a produçao o livro publicado pela dalton watson fine books esta disponivel neste link o trecho a seguir conta como foi steve mcqueen foi obrigado a se comportar e reduzir sua participaçao nos bastidores do filme so havia uma cena na lata; no resto do tempo a equipe so filmou sequencias de corrida nos primeiros 37 minutos do filme finalizado nao havia uma unica linha de dialogo isto era otimo para fas de automobilismo porem muito chato para os espectadores que procuravam diversao no cinema tinha de haver algo mais nos tinhamos um time de cineastas experientes talentosos e dispostos a tudo mas ninguem sabia o que eles deveriam fazer ford gt40 com camera panavision e seu operador espremido ao lado do motorista filmando a ferrari 512s carro #8 na curva arnage nao era um lugar muito divertido de se estar alguns sets de filmagem sao leves e alegres; os membros da equipe sao animados e te cumprimentam todas as manhas e ficam ansiosos pelas tarefas do dia mas nao era assim em le mans ninguem ali havia trabalhado naquelas condiçoes antes e os detalhes nao estavam saindo como a gente esperava todas as manhas recebiamos as ordens do dia nas nossas folhas de serviço mas elas eram vagas e muitas vezes contraditorias porque faltava um roteiro coerente as vezes certos carros nao estavam funcionando direito ou uma cena anterior nao estava terminada ou precisava ser toda refeita porque durante a noite alguem havia colocado uma mudança os pilotos tinham de ensaiar a cena nova a meia velocidade ate acertar e quando eles finalmente acertavam todos os detalhes o dia todo ja havia sido perdido em cinco semanas de filmagens nao fizemos progresso algum e o tempo que era carissimo estava correndo os gastos se acumulavam por causa da locaçao no estrangeiro; da manutençao dos carros de corrida e dos salarios dos pilotos profissionais; uma equipe internacional cujos membros nem sempre entendiam uns aos outros; do tempo que nao cooperava e um astro que cooperava menos ainda os carros alinhados para reencenar a largada a irresponsabilidade de mcqueen era um problema constante certa manha enquanto derek bell e jo siffert estavam filmando uma sequencia de corrida na qual os carros chegavam a 260 km/h bell viu uma coisa que quase lhe causou um ataque cardiaco na faixa branca no meio da pista entre os carros que passavam voando havia alguem filmando com uma camera de mao alarmado bell chamou john sturges pelo radio tem um maluco deitado no chao no meio da pista a irma bridget ajuda um medico a tirar alguma coisa do olho de steve a resposta de sturges foi chamar mcqueen pelo radio dizendo que queria ve lo imediatamente passados alguns minutos steve apareceu acelerando sua moto com vento no cabelo em sua costumeira pose de machao steve quem diabos voce colocou no meio da pista com uma camara sturges indagou mcqueen so deu um sorriso e respondeu sem pensar muito ah era eu mesmo colocar em risco o filme e a si mesmo nao parecia incomodar mcqueen nem um pouco e ele tambem nao dava a minima para o que sturges pensava steve no porsche 917k o carro #22 ao lado ferrari 512s carro #8 perto do muro dos boxes olhando bem da para ver derek bell virado para a camera em pe ao lado de um mecanico da shell para [o produtor e parceiro de mcqueen na solar studios] bob relyea ficou claro que o ousado ator ja havia tomado conta da produçao quando ele saiu de seu trailer no dia 24 e mcqueen estava dando ordens para um camera estirado em uma cadeira ali perto estava john sturges calmamente fumando um cigarro atras do outro se mcqueen tivesse feito aquilo uma decada antes sturges o teria chutado para fora do set mas agora o conformado diretor so ficava sentado esperando enquanto seu astro tomava conta do espetaculo inacreditavel esbravejou relyea antes de virar se abruptamente e voltar para o escritorio la dentro ele pegou um abajur o atirou na parede do outro lado da sala e gritou este maldito filme saiu do controle sentado em um canto estava bob rosen executivo do cinema center ele guardou a revista que estava lendo e pedindo desculpas mandou um sos para seu patrao gordon t stulberg que estava nos estados unidos reencenando um pit stop com a ferrari 512s o carro #8 a sujeira no carro indica o estagio da corrida em um dia o carro tinha de estar limpo; no outro dia sujo e assim por diante coordenar isso tudo a medida que a corrida avançada era uma tarefa dificil executivo cheve do cinema center stulberg nao era homem para brincadeirs nascido na periferia judaica de toronto ele enfrentou e superou um tipo de preconceito que pode ser ilustrado pela placa em uma piscina publica perto da casa onde cresceu que dizia proibidos caes e judeus filho de um sindicalista stulberg concluiu sua formaçao na universidade de toronto executando varios serviços inusitados de vender flores a viajar com um parque itinerante algo que mcqueen ja havia feito em seus tempos de adolescente depois de se formar e direito em cornell stulberg se mudou para los angeles para trabalhar em uma famosa firma de advocacia e descobriu que tinha o dom de trabalhar com clientes da industria do entretenimento ele acabou se tornando o representante do writers guild of america a organizaçao dos roteiristas do cinema e da tv nos eua ele participou de acordos de barganha coletiva e mais tarde trabalhou para a columbia pictures o gt40 filmando junto com a ferrari 512s na curva arnage stulberg sabia lidar com astros do cinema temperamentais e varios dias depois da ligaçao de rosen ele e um gruo de executivos do cinema center incluindo jere henshaw se pos a caminho da frança para acertar as coisas o proprio mcqueen foi recebe los no aeroporto e levou stulberg de carro para a solar village; os outros foram com a limousine da solar nao era um ato de respeito e cortesia em um plano juvenil aparentemente pensado para intimidar e desorientar os manda chuvas steve tornou o passeio o mais traumatizante possivel passando dos 160 km/h com o porsche nas estradas rurais isto deveria mostrar a eles o que era preciso para cuidar da produçao de um epico seminal sobre corridas de automoveis john sturges e steve relaxam na pista em frente a um porsche 917 quando os dois ainda se falavam mas o encontro subsequente aconteceu em um escritorio nao no carro de mcqueen com o inabalavel stulberg no comando andando em circulos em volta de mcqueen e sua equipe consistindo de abe lastfogel roger davis e stan kamen da william morris agency stulberg foi direto e reto se eles nao se comportassem o cinema center sairia do negocio e encerraria o projeto todo e mcqueen perderia seu salario de us$ 750 000 e os bonus da bilheteria ou entao eles poderiam continuar como estavam e substituir steve por robert redford eles preferiram ficar com mcqueen mas ele precisaria se comportar se dedicar estabelecer um roteiro e filmar a droga do negocio era pegar ou largar reencenando a largada steve em pe de costas para a camera o cameraman rene guissart jr esta do lado esquerdo de steve procurando a melhor luz naquele momento nao havia nada que os executivos da william morris pudessem fazer pelo seu cliente mais poderoso que havia ido para um canto da sala de cara fechada eles aceitaram mais tarde bob rosen me contou que mcqueen estava agindo feito louco na reuniao soltando comentarios ultrajantes e irrelevantes que faziam ate mesmo as pessoas do seu lado na historia se contorcerem steve caminha pelo box da porsche para pegar seu capacete e ir ate o porsche 917 naquela altura de sua carreira mcqueen ja havia conquistado tudo o que poderia querer ele havia deixado as ruas quando era criança e foi para os palcos e de la se tornou um astro da tv e nao olhou para tras quando o proximo passou foi se tornar uma lenda de hollwood mas agora ele havia passado dos proprios limites o salto de astro a cineasta era demais para ele mcqueen sonhava em fazer um filme para chamar de seu aquele que melhor representaria sua paixao e sua personalidade agora apesar de todo seu poder o filme foi tirado dele com um estalar de dedos sua mare de sorte que durou uma decada finalmente havia acabado tirar de mcqueen o controle do filme era como arrancar fora sua masculinidade ele tinha duas semanas para digerir enquanto o cinema center ordenou a interrupçao total da produçao a fim de resolver o caos instaurado por mcqueen steve estava empolgado para conhecer a lenda das pistas juan manuel fangio steve sai de seu porsche 917 entre os takes de filmagem steve relaxa na pista falando com reporteres e assinando autografos steve colocando um protetor facial nomex cercado pela imprensa e pelos guardas franceses sentado ao volante de seu porsche 917k mcqueen escolheu um capacete aberto para mostrar melhor seu rosto steve em de moto com o autor de carona e john sturges caminhando a esquerda steve socializando com os atores e mecanicos no set steve e derek bell bebendo coca cola em um intervalo das filmagens gino cassani que interpretou o diretor de equipe da ferrari esta a direita filmando com o macacao antes da corrida steve se recusou a fazer estas cenas no dia da corrida quando havia milhares de atores coadjuvantes de graça close do porsche 911 que steve jogou em um buraco ele sempre estava testando suas habilidades ao volante mesmo nas estreitas estradinhas francesas isto aconteceu mais de uma vez um dos porsche 911 de uso pessoal de steve que o ator bateu durante a produçao
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