a humanidade sempre foi extremamente preocupada em entender a realidade a sua volta e uma das coisas que nos faz humanos; a capacidade de entender a natureza descobrimos as leis e equaçoes que regem este mundo natural e ferramentas diferentes para interagir com ele buscando incessantemente estar nao a merce deste mundo natural mas finalmente em controle dele mas tambem faz parte de ser gente a capacidade de abstrair de amar de sofrer de entender que nossa propria passagem pelo mundo e temporaria assim vivemos entre nossa crença em ciencia e em nossa capacidade de entender tudo logicamente e a percepçao clara de que ha mais coisas entre o ceu e a terra do que cre nossa va filosofia amor e logica ciencia e religiao arte e tecnica [caption id= attachment_257304 align= aligncenter width= 999 ] wide track bitola larga era o mote da nova pontiac e gente bonita numa galeria de arte [/caption] ou pintura e fotografia em poucas areas da atividade humana existiu uma evoluçao tao disruptiva quanto a invençao da fotografia foi inventar se a foto para uma multidao de artistas entao detentores do monopolio do registro de imagens perderem seu antigo oficio claro que o mundo se movia muito mais devagar entao e nao foi algo tao imediato assim mas aconteceu os artistas tiveram que como diz o jargao corporativo se reinventar regurgitar aqui vale o que significa quase todo mundo vai ter que arrumar outra coisa para fazer da vida e so uma parcela infima vai conseguir se manter na atividade se conseguir arrumar uma forma diferente para vender seu oficio o russo osip brik escritor critico literario e as vezes pintor de pouco sucesso acertou em cheio como esta parcela sobrevivente teria que agir quando escreveu em 1926 por que nos preocupamos com a aparencia de um objeto que observadores e fotografos lidem com isso nos os pintores fazemos retratos em que a natureza nao e o assunto mas apenas o impeto inicial para ideias o pintor nao apenas tem o direito de mudar a realidade mas e praticamente seu dever faze lo; caso contrario ele nao e um pintor mas apenas um copiador [caption id= attachment_257320 align= aligncenter width= 999 ] floresta da tijuca pontiac catalina e chuva 1962 [/caption] tal coisa abre as portas para o surrealismo e o abstrato sim mas tambem para a realidade aumentada e melhorada o artista neste caso passa uma ideia um sentimento e uma realidade possivel apenas dentro de sua arte mas que parece totalmente real e muito desejavel como a maravilhosa arte de art fitzpatrick e van kaufmann arte e fotografia em propaganda a esta altura do campeonato o leitor deve estar pensando mas porque estou ouvindo isso nao e esta publicaçao algo dedicado ao automovel automovel nao e algo mensuravel e tecnico criado por engenheiros [caption id= attachment_257305 align= aligncenter width= 999 ] pontiac 1967[/caption] a verdade e que o automovel como o ser humano que o criou vive na interseçao clara entre a arte e a tecnica os maiores criadores de carros da historia sao gente claramente dedicada nao so a tecnica mas tambem a beleza e a emoçao bugatti e o maior exemplo mas mesmo o henry ford atingiu uma beleza funcional e ascetica em seus carros que e inegavel e nao vamos esquecer que o automovel e criado de forma totalmente artistica ate hoje desenhado em sketches e esculpido em argila antes de ser reproduzido aos milhares em ruas por ai [caption id= attachment_257339 align= aligncenter width= 999 ] canal do loire frança e grand prix 1963[/caption] mas carro tambem e algo que projeta uma imagem de seu dono faz parte do que pensamos ser ou melhor do que desejamos ser caubois precisam de picapes pais de familia precisam de portas e bancos aos montes mas mais que uma utilidade real e tambem uma imagem projetada ao mundo existem caubois com carros esporte e pais de familia com picapes provavelmente por nao se identificarem com suas realidades por almejar outra vida outra realidade para si no automovel o real e o metafisico convivem um dependendo do outro [caption id= attachment_257309 align= aligncenter width= 999 ] um bonneville em acapulco 1961 [/caption] a propaganda claro ajuda aqui originalmente bastante tecnica a propaganda de automoveis rapidamente evoluiu para algo muito mais poderoso compre o carro x para poder ser quem voce sempre sonhou algo aspiracional esperançoso imagem imagem e tudo para vender automoveis se nao fosse nada alem de um pequeno carro 1 0 com cambio automatico e bom espaço interno venderia logica e um mau vendedor de automoveis quem voce quer ser ao volante de seu carro e o que vende o que a propaganda tenta mostrar incentivar e ate algumas vezes criar [caption id= attachment_257310 align= aligncenter width= 999 ] o arnaud s em nova orleans pontiac catalina 1964[/caption] a evoluçao das imagens nas propagandas de automovel de ilustraçao para fotografia realista e depois para renderizaçao em computador e claramente um paralelo a decadencia da importancia do automovel na sociedade se tal coisa e causa ou efeito impossivel saber mas podemos fazer uma analise de caso e nenhum caso e mais emblematico que as ilustraçoes das propagandas da pontiac americana de 1959 a 1971 calçadas fortemente numa realidade aumentada por artistas geniais que praticamente recriaram uma marca [caption id= attachment_257337 align= aligncenter width= 999 ] no cassino de monaco em meio a um abarth 750 e um austin healey bonneville 1962[/caption] art fitzpatrick e van kaufmann art fitzpatrick era antes de tudo um designer de automoveis aos 18 anos de idade depois de um ano apenas numa escola de arte em detroit consegue um emprego de aprendiz na briggs body company com o lendario john tjaarda como chefe depois de aprender o oficio ali se muda para a california em 1938 para trabalhar com howard dutch darrin um desenhista independente e se envolve na criaçao dos famosos packard desenhados por darrin [caption id= attachment_257350 align= aligncenter width= 999 ] haute corniche e grand prix 1962[/caption] depois da guerra começa a vender arte para propaganda inicialmente para a mercury mas logo para lincoln nash buick e muitas outras marcas em 1949 forma uma parceria e uma amizade que duraria por decadas van kaufmann kaufmann vinha de um lugar diferente trabalhou por anos como desenhista de background para os estudios de walt disney na california e tinha passado alguns anos na europa depois da guerra começa a trabalhar para revistas e agencias de publicidade o que o leva a conhecer fitzpatrick [caption id= attachment_257312 align= aligncenter width= 999 ] bonneville 1961 georgetown washington dc [/caption] os dois formam uma dupla perfeita fitzpatrick desenha os carros kaufmann o background e as pessoas um era realista e preciso o outro um artista em criar clima e situaçao em 1953 a dupla recebe uma oferta irrecusavel para trabalharem exclusivamente para a general motors mas a sua era de ouro se daria de 1959 em diante acabando finalmente no meio dos 1970 quando absolutamente ninguem usava mais ilustraçao em propaganda e especialmente no periodo de 1959 a 1971 onde a dupla desenhava exclusivamente para a pontiac [caption id= attachment_257313 align= aligncenter width= 999 ] horsepower de 1959[/caption] de 1959 a 1962 a evoluçao da marca pontiac e incrivel vai da 8ª posiçao em vendas para a 3ª atras apenas de marcas baixo preço chevrolet e ford antes era uma marca que representava segundo o presidente semon bunkie knudsen o carro de uma professora de primario depois das campanhas se tornou um icone da sofisticaçao e beleza sobre rodas claro que nao foi apenas a arte de fitzpatrick e kaufmann que fez isso; uma mudança radical nos carros os tornaram simbolos de uma era; o wide track look fazia carros largos baixos enormes sofisticados e invejados mundo afora lembrem se nessa epoca os americanos eram os carros mais desejados do mundo [caption id= attachment_257314 align= aligncenter width= 999 ] boneville 1965 e o hotel villa d este no lago de como[/caption] mas nao pode se subestimar a propaganda aqui a dupla colocava os carros em lugares incrivelmente chiques e sofisticados villa d’este no lago de como acapulco havai na chuva na floresta da tijuca no rio de janeiro monaco cannes corfu em festas chiques a noite em compras alegres na cidade visitando corridas em bonneville salt flats gente bonita bem vestida alegre e conversando namorados amigos avioes a jato barcos cavalos e no meio deles pontiacs carros impossivelmente baixos grandes sofisticados belos refletindo a luz e o local como a realidade nunca faria as propagandas vistas de hoje sao uma janela para a epoca a era do glamour e elegancia classica do jet set internacional de repente o mundo era menor os avioes a jato tornando continentes mais proximos e se voce nao podia passar as ferias numa praia em corfu pelo menos podia ter um pontiac como aquele e sonhar e todos sonharam olhando aquelas imagens [caption id= attachment_257326 align= aligncenter width= 999 ] gto 1968 em corfu grecia[/caption] eram imagens nas quais o comprador de carros poderia facilmente se imaginar dentro alimentando a ideia de que talvez ele proprio pudesse ter acesso a esse mundo belo e exotico ao comprar um pontiac novo a propaganda nunca mais foi tao efetiva da vontade de colocar um terno e um chapeu fazer a barba bem rente e comprar um catalina 1961 rodar procurando bares sofisticados ao som de frank sinatra e terminar a noite com um uisque e um charuto ate hoje desafio qualquer um a olhar estas imagens e nao sonhar longamente com aquilo tudo com uma profunda vontade estar ali ate hoje ao ver isso pensamos que se nao podemos mais ser um playboy na europa de 1963 pelo menos podemos quem sabe arrumar um grand prix conversivel ainda hoje vende carro [caption id= attachment_257316 align= aligncenter width= 999 ] bonneville 1966 hotel villa serbeloni lago de como [/caption] e impossivelmente grande e uma verdade literal aqui as imagens sao pinturas e nao fotos e usam isso a seu favor os carros sao precisos e detalhados acurados mas nao ha imperfeiçoes aberturas entre paineis minusculas parafusos feios deletados quando era o caso e proporçoes diferentes da realidade principalmente em largura e proporçao com as pessoas dizia fitzpatrick quando perguntavam se mudava as proporçoes do carro eu prefiro usar o termo aprimorado certa vez escrevi um artigo para a gm sobre esse assunto resultado de uma experiencia na verdade eu fotografei um carro na mesma posiçao com 3 lentes diferentes 35 50 e 120mm os fotografos por razoes que continuam me escapando usavam lentes de 120mm ou mais que encurtam um carro fazendo a roda traseira parecer maior que a da frente eu sempre usei uma lente de 35 mm grande angular fiz um desenho a lapis a partir de um traçado exato de uma foto de 35 mm e em outra folha vegetal sobre ele fiz o meu aprimoramento ai mostrei as 4 versoes tres lentes mais a 35mm alterada e perguntei qual e o real todos os que foram testados pensaram que meu desenho exagerado parecia mais o carro real do que o traçado exato a 35mm e muito mais do que a foto das lentes de 50 e 120 mm [caption id= attachment_257317 align= aligncenter width= 999 ] bonneville 1961 las brisas acapulco [/caption] mas se os carros eram melhorados as paisagens apesar de claramente pinturas expressionistas eram reais a dupla todo começo de ano voava de primeira classe para as locaçoes possiveis para tirar fotos e fazer testes roma paris monte carlo acapulco puerto rico rio de janeiro uma verdadeira vida de sonho perguntado se fora bem compensado nesta epoca art disse na epoca nao podiamos acreditar que eles estavam pagando todo aquele dinheiro para nos divertirmos tanto mas em retrospecto olhando o que disse a automobile quarterly se de fato uma imagem vale mais que mil palavras essas ilustraçoes valem milhoes para os cofres da general motors eu agora diria que fomos mal pagos [caption id= attachment_257318 align= aligncenter width= 999 ] the judge 1971 [/caption] com o tempo a liberdade da dupla se tornou total a pontiac so dizia que carros queriam mostrar os dois escolhiam o background ideal a cor entre as disponiveis para ser o tema da obra e faziam a magica acontecer as imagens prontas eram enviadas a agencia de publicidade da pontiac mcmanus john e adams onde redatores adicionavam texto adequado e um titulo complementar todas as imagens da dupla sao assinadas como um quadro artistico o que efetivamente sao af vk sempre aparece em algum canto depois da pontiac a pontic continuou com o metodo ate 1971 quando ninguem mais usava ilustraçoes em 1971 os carros ja nao eram mais tao chiques e o mundo nao queria mais sofisticaçao em pouco tempo eram substituidos por fotografos [caption id= attachment_257342 align= aligncenter width= 999 ] paris bonneville 1960 [/caption] quem pegou o gancho e deu sobrevida a dupla foi um velho conhecido nosso bob lutz entao na opel faz os dois continuarem a fazer magica enquanto esteve na empresa em 1973 lutz vai para a bmw e a dupla ve seu trabalho desaparecer fitzpatrick famosamente passa a desenhar carros para series de selos do correio americano e a vender quadros encomendados ate sua morte em 2015 aos 96 anos kaufmann vai bem antes em 1996 [caption id= attachment_257348 align= aligncenter width= 999 ] praia de hydra grecia gto 1968[/caption] a propaganda nunca foi a mesma principalmente hoje estranhamente hoje se foca no real no que tem o carro o quanto e equipado o preço ninguem mais se atreve a mostrar uma vida desejavel possivel com um automovel diferente e especial talvez porque ninguem mais acredite em algo diferente e especial hoje nao e incomum imagens de computador em 3d sem nenhum pano de fundo real em propagandas de carro admiravel nosso mundo novo o seriado de televisao mad men recentemente fez sucesso mostrando exatamente o mundo da propaganda no inicio dos anos 1960 onde estavam inseridos o af vk mas apenas mostrava as desventuras de uma agencia de propaganda e seus funcionarios em um tempo diferente ja fitzpatrick e kaufmann viajando o mundo todo de primeira classe para escolher ambientes sofisticados e luxuosos para suas fotos morando na california e andando com um dos tres pontiac novos que recebiam todo ano da gm para seu uso viveram realmente a vida boa dos anos 1960 [caption id= attachment_257353 align= aligncenter width= 999 ] party s over bonneville 1963[/caption] e se tornaram lendas no processo mostrando exatamente esta vida boa em suas propagandas vendendo um sonho possivel apenas de terno e chapeu ouvindo jazz embalado a muito uisque e nicotina e ao volante de um impossivelmente grande e bonito pontiac de bitola larga
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.