Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
McLaren Senna ganha pacote Carbon com fibra de carbono exposta
Enquanto o novo McLaren BP23 (o sucessor do F1) não chega, a marca britânica preparou para Genebra uma série de pacotes especiais para seu mais recente hipercarro. O primeiro deles será apresentado na próxima semana em Genebra, mas como ninguém mais guarda surpresas para os Salões hoje em dia, a McLaren já revelou as primeiras fotos dele.
Batizado Carbon Theme, o pacote dá ao Senna o visual da fibra de carbono exposta com detalhes contrastantes em amarelo e verde, em referência à bandeira brasileira. De acordo com a McLaren, o pacote é composto por 67 componentes que levam quase 1.000 horas para serem produzidos. Já a pintura verde e amarela leva outras 250 horas. No total, para fazer um Senna Carbon Theme do zero a McLaren Special Operations gasta mais de 1.500 horas.
O pacote não se resume ao visual externo: os bancos ganharam costuras amarelas, enquanto os amortecedores que sustentam as portas são verdes. A marcação de centro do volante também é amarela, seguindo o tema auriverde inspirado no Brasil.
O preço do pacote é de £ 300.000, que devem ser somadas às £ 750.000 do preço do carro. Por último, o Senna Carbon Theme ainda estreia as novas rodas de sete raios e cubo rápido, que são 10% mais leves que as originais do carro.
Elas não fazem parte do pacote e serão oferecidas como opcional nas concessionárias da marca com acabamento diamantado ou preto fosco.
Próxima geração do Focus RS poderá ser híbrida e mais rápida que AMG A45 e RS3
A quarta geração do Focus deve aparecer somente na próxima semana, mas novos detalhes sobre o modelo continuam a ser divulgados pela imprensa europeia. Desta vez o site holandês AutoInternationaal.nl conseguiu algumas novidades sobre a versão hardcore do modelo, o Focus RS.
Segundo o site holandês a próxima geração do esportivo ganhará o apoio de um motor elétrico de 48 volts, que aos poucos vem se tornando o padrão da indústria. Esse tipo de sistema de 48 volts, como já explicamos anteriormente, usa um motor elétrico que atua como motor de partida e gerador de eletricidade, além de auxiliar o motor a combustão na transmissão de força para as rodas. Com isso, ele deverá chegar aos 400 cv e 61 kgfm, e poderá levar o próximo Focus RS aos 100 km/h em quatro segundos, o que o tornaria mais rápido que os atuais Audi RS3 Sportback e Mercedes-AMG A45.
Se os holandeses estiverem certos, isso não acontecerá tão cedo — o que dá tempo para a Audi Sport e a Mercedes-AMG evoluírem seus hot hatches naturalmente. Primeiro o Focus precisa chegar à sua nova geração, depois ele ganhará a versão ST e somente depois disso que o RS dará as caras. Pode colocar ao menos dois anos na conta.
Toyota quer recorde de quilometragem em Le Mans
Diante da maior chance de vencer as 24 Horas de Le Mans em toda sua história, a Toyota começa a apostar alto na edição deste ano. Além da vitória, eles agora também falam em quebrar o recorde de distância percorrida ao longo das 24 horas.
Em entrevista ao site Motorsport.com o diretor da equipe LMP1 da Toyota, Rob Leupen, disse que estabeleceu como metas a redução do tempo de volta e o consequente aumento da distância percorrida, e que isso já fora especulado na edição passada, que não correu muito bem para a Toyota, como vimos ao longo do dia.
Ele também disse que a pressão pelo recorde pode ser boa para a equipe, uma vez que eles irão correr praticamente sem concorrentes na LMP1. As outras equipes não usarão protótipos híbridos, e são independentes de fabricantes, o que significa que o orçamento é bem inferior ao dos japoneses.
O discurso é reforçado pelo diretor técnico da Toyota, Pascal Vasselon, na mesma entrevista: “Se nos perguntassem se reduziríamos o ritmo de prova se tivermos uma boa vantagem, a resposta seria negativa”. Além disso, Vasselon mencionou que os LMP1 são carros que precisam de um ritmo forte para funcionar corretamente. “Se a velocidade cai, você perde temperatura nos pneus, perde aderência e recupera mais energia do que a bateria é capaz de armazenar, saturando-a.”
Atualmente o recorde de distância nas 24 Horas de Le Mans pertence à Audi, depois que o R15 TDI de Timo Bernhard, Romain Dumas e Mike Rockenfeller completou 397 voltas somando 5.410,7 km.
Justiça alemã autoriza restrições a carros diesel
O Supremo Tribunal de Justiça da Alemanha decidiu nesta semana que as cidades alemãs podem restringir a circulação de veículos a diesel com alto índice de emissões de poluentes. Com a aprovação da corte, as cidades não precisarão de uma lei federal que restrinja a circulação dos carros em seu território, bastando apenas uma lei municipal.
A preocupação com as emissões dos carros a diesel na Europa tornou-se ainda mais acentuada depois do escândalo de fraudes em testes de emissões envolvendo os motores da Volkswagen. Após o “Dieselgate”, até mesmo os veículos enquadrados no Euro 5, ou seja, produzidos depois de setembro de 2009, têm sido considerados nocivos e poderão ser afetados por eventuais restrições. No total a Alemanha tem 15 milhões de carros a diesel, porém somente 2,6 milhões são adequados às normas Euro 6.
Facelift do Citroën C4 Lounge terá painel digital
Há algumas semanas vimos as primeiras imagens do facelift do Citroën C4 Lounge, que chegará ao Brasil ainda neste ano. As fotos vieram diretamente da Argentina, onde o carro já está no site da marca. E as fotos revelam que além da nova dianteira e das novas lanternas, ele também terá uma nova central multimídia e quadro de instrumentos digital.
A nova central trará a desejada compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, e também integra os comandos do ar-condicionado na tela, uma tendência cada vez mais comum. Já o quadro de instrumentos, embora também siga a tendência do segmento, não usa uma tela TFT configurável, mas apenas um display LCD com informações fixas, mais ou menos como os antigos quadros do Xsara Picasso e do C4 Pallas/Hatch.