Há quem ache que o Google Glass é a nova revolução dos computadores pessoais, e há quem ache que é só mais um engodo que não vai para a frente. Nós também temos a nossa opinião: é o dispositivo perfeito para filmar uma corrida do ponto de vista de quem participa dela. Duvida?
Graham Rahal é filho de Bobby Rahal, que ganhou a Indy 500 em 1986. Hoje ele também pilota na IndyCar Series, e sua equipe foi escolhida para realizar um experimento: cada um dos membros — incluindo o piloto — recebeu um Google Glass para usar durante uma sessão de treinos em Indianapolis e filmar suas ações de seu ponto de vista. O resultado é um vídeo, de fato, em primeira pessoa.
Primeiro, o vídeo mostra Graham Rahal dirigindo de um jeito que GoPro nenhuma conseguiria fazer —a não ser que fosse colocada no meio da cara do piloto, o que não seria uma ideia muito boa. Com o Google Glass, podemos ver exatamente o que Rahal vê no carro. Imagine um onboard em Nürburgring Nordschleife filmado com o Google Glass!
Mas ponto de vista dos mecânicos é tão emocionante quanto o do piloto. É possível perceber a precisão com que as ações de cada um dos membros da equipe são calculadas — os quatro caras que trocam os pneus, mais o responsável por reabastecer. Primeiro, vemos o ponto de vista de cada um deles e, depois, todos juntos. São só alguns segundos, mas são segundos incríveis.
No último dia 15, um número limitado de exemplares foi colocado à venda por US$ 1.500(cerca de R$ 3.300) Quem comprou agora deverá dar ao Google feedback sobre o aparelho. No ano que vem, o primeiro modelo comercial será lançado. Pilotos do mundo todo, podem ir guardando uma graninha!