A nova geração do Mini foi apresentada no fim do ano passado, mas faltava a marca nos dizer o que seria dos modelos mais potentes da família — os que carregam o sobrenome John Cooper Works — ou só JCW, para os íntimos. Agora o conceito apresentado em Detroit nos dá uma boa ideia do que esperar.
O Mini John Cooper Works Concept traz um visual ainda mais agressivo e cheio de detalhes do que o Mini Cooper S — a começar pelas grandes entradas de ar na dianteira e o spoiler traseiro bipartido, além das saias laterais e molduras pretas nos arcos dos para-lamas. As rodas são exclusivas, de 18 polegadas, e abrigam freios de alto desempenho. O JCW também terá um sistema de escape diferenciado, bem como um retrabalho na suspensão e na transmissão, “com base na vasta experiência da Mini nas pistas”, segundo a marca.
O interior ainda não foi revelado — note que o conceito tem os vidros todos pretos típicos dos mockups — , mas podemos esperar quase com certeza que, assim como foi do lado de fora, a Mini não fez questão nenhuma de manter a discrição. A gente gosta assim — se você for comprar a versão mais nervosa de um hatch como o Mini, é melhor que todos saibam disso, não é? E, conhecendo a BMW, dá para arriscar dizer que o conceito que vemos aqui está bem próximo
Mas, apesar de sabermos que o JCW é o Mini mais potente, a marca ainda não revelou o quanto, exatamente. O modelo atual usa uma versão do motor 1.6 THP, desenvolvido em parceria com o grupo PSA, que entrega 211 cv a 6.000 rpm, enquanto que o novo Cooper S 2014 usará um novo motor 2.0 turbinado desenvolvido pela própria BMW, que entrega 194 cv a 4.700 rpm. Sendo assim, dá para esperar que o novo JCW seja bem mais potente do que a atual. E a Mini garante que, apesar de ter crescido alguns centímetros e ganhado alguns quilinhos, o Mini JCW manterá as qualidades dinâmicas que o fizeram famoso.
A gente paga para ver. E vocês?